ASSISTIR AO VIVO

REDES SOCIAIS

INSCREVA-SE NO

Wanderley Peres lança "Conhecendo Teresópolis"

Data: 24/11/2019

Conhecendo Teresópolis, lançamento nesta terça-feira, 26, com palestra às 18h, no auditório da Faculdade Estácio

Jornalista e pesquisador da história municipal, Wanderley Peres lança nesta terça-feira o livro “CONHECENDO TERESÓPOLIS”, que conta sobre a formação do município, desde o tempo da colonização da região ao surgimento da cidade, passando pela organização política e social, o desenvolvimento e o progresso, e os nossos costumes, e a cultura e o patrimônio artístico. O lançamento ocorre nesta terça-feira, dia 26, às 18h30min, com palestra de apresentação às 18 horas, no auditório da Faculdade Estácio, na rua Nilza Chiapeta Fadigas, 488, Várzea.

O livro tem 43 capítulos, mesmo número de semanas letivas do ano escolar, e é dividido em nove temas: "A origem de Teresópolis", contando sobre o período das sesmarias, sobre a fazenda de Santa Ana do Paquequer, a colonização pelos ingleses, a criação da freguesia, em 1855, e a emancipação do município, em 1891. No capítulo seguinte, "Descobrindo Teresópolis, o autor conta sobre os caminhos e estradas da região, a localização do nosso município, os distritos, os bairros e o tempo em que Teresópolis se preparou para ser a capital do Estado. Em "Recursos Naturais", alunos e professores poderão conhecer mais sobre os rios que banham o município, as montanhas, os parques, os pontos turísticos e as fontes de água mineral. O capítulo "A Organização do Município" informa sobre a criação da prefeitura, os poderes executivo, legislativo e judiciário, a segurança pública e os clubes de serviço, e sobre as entidades e associações que atuam no município. "Conhecendo Teresópolis" traz também a história da criação do brasão de armas, da bandeira e do hino a Teresópolis, os padroeiros Santa Teresa e Santo Antônio e as datas comemorativas municipais. Em "Desenvolvimento do Município", Wanderley conta sobre as empresas de ônibus, os órgãos de imprensa, as escolas e a rede de saúde pública. "Diversão e Trabalho" é outro tema abordado no livro, onde estão a história dos clubes de futebol, dos clubes sociais, das indústrias, da agricultura e a criação do Sesc, que ocorreu em nossa cidade. Itens obrigatórios nos manuais de livros de história municipal para as escolas, outros dois capítulos fecham o importante trabalho, que estará à venda nas papelarias e livrarias no início do ano que vem: "Patrimônio, Cultura e Arte" falando dos grupos, conjuntos e bandas de música da cidade, os cinemas, as instituições voltadas à cultura e arte no município, as folias de reis e as escolas de samba e os poetas e artistas de Teresópolis e, "Personalidades da História", onde o autor fala sobre os nossos escritores, os colonizadores, pessoas que escolheram Teresópolis para viver e os viajantes que passaram pela região no tempo antigo. “Conhecendo Teresópolis” ainda traz um relato do escritor Visconde de Taunay, que visitou a freguesia de Teresópolis em 1873, onde o autor de Inocência e Retirada de Laguna conta sobre os costumes em Teresópolis nos anos que antecediam a emancipação do município.

Autor de outros oito livros editados - “Miguel, o Senhor da Torre”, “A Estrada de Ferro Therezopolis”, “SOS Paquequer”, “Hora Extra”, “Vereadores de Teresópolis”, “O Legado de George March”, "14 Versos" e "Sonetos de Teresópolis", Wanderley Peres é membro da Academia Teresopolitana de Letras, ocupante da Cadeira 31, patronímica de Olegário Mariano.


 

Compartilhar:








ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ONS informa que "apagão" não tem relação com crise hídrica

Tribunal de Contas do Estado aponta para rombo financeiro na prefeitura

COPBEA tem mais de 80% de resolução das denúncias de maus tratos a animais

Piso da Casa de Cultura é recuperado para aulas de dança

Portugal reconhece certificados de vacinação emitidos pelo Brasil

CLASSIFICADOS


        2742-9977   |   leitor@netdiario.com.br   |  Rua Carmela Dutra, 765 - Agriões Teresópolis/RJ

Desenvolvido por Agência Guppy