Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Vistoria: Detran vai informar sobre novas datas para Teresópolis

Motoristas que estavam com agendamento marcado serão atendidos a partir do dia 23

Após a confirmação de dois casos de Covid-19 no posto de vistoria de Teresópolis, a unidade fechou nesta quarta-feira, 16, e não terá atendimento pelo período de sete dias por orientação da secretaria municipal de Saúde. O posto passará por uma sanitização completa e todos os funcionários serão testados. Os motoristas que estavam agendados para os serviços veiculares nos dias 16, 17 e 21/9 serão atendidos nos dias 23,24 e 25 /9, respectivamente. Os usuários serão informados pela Diretoria de Registro de Veículos sobre a alteração dos agendamentos. “Lembramos que o calendário do licenciamento foi prorrogado e as placas 0, 1 e 2 só vencem em 30 de setembro, portanto todos os veículos com o licenciamento 2019 estarão regulares até esta data. O Detran.RJ orienta que seja feita a versão digital do documento para evitar aglomerações nos postos. O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) pode ser baixado em aparelhos celulares ou tablets, é válido em todo o território nacional e substituiu completamente o documento obtido no Detran”, informou o órgão, através da Assessoria de Imprensa. 
Para segurança de funcionários e usuários, os postos de vistoria funcionam no modelo drive-trhu, onde o motorista não precisa sair do veículo para realizar o procedimento, minimizando os riscos de contaminação. Para não gerar aglomerações, as vagas seguem limitadas. O Detran.RJ reforça a importância de procurar os serviços em caso de extrema necessidade. Se for imprescindível, use máscara de proteção e não leve acompanhantes.

CRLV Digital
A versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) pode ser baixada em celulares ou tablets, é válida em todo o território nacional e substituiu completamente o documento obtido no Detran. O passo a passo está disponível no site do departamento. Para ter acesso, basta quitar a Guia de Recolhimento de Taxas (GRT), no site do banco Bradesco, e o seguro DPVAT, no site da seguradora Líder. A exceção é para veículos de carga, ônibus, micro-ônibus e transporte escolar que ainda precisam emitir o documento nos postos do Detran, pois esses veículos possuem particularidades, além de ser necessário a apresentação de outros documentos como registro na ANTT e CSVs. Para ter acesso aos serviços é necessário agendamento prévio (exceto para troca de placa dianteira e comunicação de venda, com limitação de 20 por dia) pelo site (www.detran.rj.gov.br) ou pelo teleatendimento (21 3460-4040, 3460-4041 e 3460-4042).

Calendário de Licenciamento
O Detran prorrogou o calendário de licenciamento anual de veículos por causa dos impactos da pandemia. Com a ampliação do prazo, os motoristas do Estado do Rio ganharam mais tempo para retirar o CRLV 2020, seja ele físico, impresso nas unidades do departamento, ou digital, pelo aplicativo. Confira o novo calendário: – Finais de placa de 0 a 2 – até 30 de setembro de 2020. – Finais de placa de 3 a 6 – até 31 de outubro de 2020. – Finais de placa de 7 a 9 – até 30 de novembro de 2020.

Veículos Irregulares
Mesmo com a suspensão de prazos para alguns serviços por tempo indeterminado e com a prorrogação do calendário de licenciamento, o Detran.RJ liberou do agendamento para o licenciamento anual veículos em situação irregular, ou seja, que não possuem o documento 2019 até o momento. Para emitir o documento, basta o proprietário quitar os débitos de 2020, como a Guia de Recolhimento de Taxas (GRT), no site do banco Bradesco, e o DPVAT, no site da seguradora Líder. Em seguida, se dirigir aos postos de vistoria que realizam atendimento drive-thru, nestes casos o procedimento só ocorre com a presença do veículo, ou ir às unidades do Rio Poupa Tempo ou sede, sem necessidade de levar o automóvel. Vale lembrar que veículos que já estão aptos a realizarem a emissão digital não se enquadram nestes casos e não serão atendidos caso procurem a unidade para a emissão física do documento. Para saber se seu documento 2020 já está disponível em versão digital, basta acessar o site do Detran (  www.detran.rj.gov.br ) 

Veículos novos
Os proprietários de veículos novos poderão dirigir automóveis sem placa. A medida se aplica a veículos adquiridos a partir do último dia 19 de fevereiro e neste momento de crise não há prazo para terminar. Nesses casos, é prudente que os proprietários andem com a Nota Fiscal de compra do veículo e a sua identidade.

Comunicação de venda
É o processo de registro da informação sobre a transferência da propriedade de um veículo, com a finalidade de eximir o antigo proprietário de responsabilidade mútua pelas penalidades impostas e suas reincidências, a partir da data da venda. A comunicação de venda já pode ser realizada em 76 unidades de atendimento, sem agendamento prévio.

Transferência de propriedade
É importante lembrar que, desde o início da pandemia, O Detran suspendeu a aplicação da multa administrativa do artigo 233 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) nas Transferências de Propriedade. Dessa forma, quem fizer o registro da TP após o prazo de 30 dias dado pelo CTB não será penalizado. Sendo assim, não é necessário correria aos postos para realizar esse serviço. Com a reabertura gradual de mais unidades, o Detran disponibilizará, a partir das próximas semanas, mais 30 unidades para realizar o serviço de transferência de propriedade.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 24/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Bonsucesso recebe serviços gratuitos “RJ para Todos” neste sábado

Coréia: um mês após tragédia moradores ainda aguardam o poder público

Teresópolis: Saque FGTS é liberado para moradores de áreas atingidas pelas chuvas

Dengue: Teresópolis chega 965 casos em 2024

“Jantar Imperial” neste sábado no restaurante Donna Tê em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE