Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

“VINTE AVISAR”: Vinicius Claussen reeleito com 45.484 votos

Com votação histórica, candidato do PSC ganha oportunidade de realizar trabalho de quatro anos em Teresópolis

Marcello Medeiros

Com a preferência de 45.484 eleitores, representando 56,01% dos votos válidos, o candidato Vinicius Claussen (PSC) foi eleito neste domingo, 15, como prefeito de Teresópolis para o período 2021/2024. Após um mandato tampão de pouco mais de dois anos, tendo sido escolhido em 2018 em pleito suplementar realizado após o então ficha suja Mário Tricano perder liminar que o mantinha no cargo, que na verdade nunca deveria ter ocupado, o empresário foi reeleito e ganhou a oportunidade de realizar um trabalho de quatro anos no município. Para a missão, que no seu caso já tem início nesta segunda-feira e não apenas em janeiro do próximo ano, como ocorreria se fosse eleita outra chapa, ele manteve a parceria com o médico Ari Boulanger. Vinicius mais do que dobrou o número de votos em relação ao que obteve dois anos atrás, se tornando o prefeito mais votado da história de Teresópolis. Até então esse título era de Jorge Mario Sedlacek, que em 2008 recebeu 41.472 confirmações nas urnas.
Com a gestão em curso, Claussen já entrou na disputa como favorito. Seu principal adversário, o médico Luiz Ribeiro, que na eleição anterior perdeu pela diferença de apenas 22 votos, dessa vez viu o número entre as duas candidaturas mudar absurdamente. O candidato do PSDB obteve apenas 23.736 votos, resultado que indica que o teresopolitano realmente tinha como objetivo na hora de ir às urnas manter o “ar de novo” nos rumos do município. Dentro dessa ideia, tudo indica que o apoio, mesmo que informal, de pessoas como o ex-prefeito Tricano e seus aliados contribuíram para a grande derrota de Luiz Ribeiro. Vinicius, por outro lado, levou para o seu grupo de trabalho Celso Dalmaso e Nilton Salomão, dois nomes da antiga política local que, pelo visto, têm muito menor rejeição do que o empresário do ramo hoteleiro.
Para chegar à votação histórica, o candidato do PSC gastou mais de R$ 500 mil. Entre os doadores de campanha, muitos empresários locais – outro indicativo de uma possível preocupação com velhas práticas da política, que por muitos conduziram de maneira até duvidosa os rumos de Teresópolis. Na campanha de Claussen, considerada limpa e com boa estratégia, outro tema que voltou a ser debatido e pode ter contribuído com a votação expressiva foi o investimento no setor turístico. Não é de hoje que o teresopolitano sonha com algo parecido com Gramado ou Campos do Jordão e, por outro lado, se mostrou bastante insatisfeito quando Luiz Ribeiro gravou um vídeo para anunciar “que apoio aos passarinheiros” para agradar um candidato a vereador, que, por sua vez, fez pouco mais de 400 votos e não conseguiu se reeleger.

Promessas
Nas duas primeiras semanas de novembro, a Diário TV entrevistou todos os prefeitáveis de Teresópolis. Nos estúdios da emissora, Vinicius falou sobre como encontrou as contas, as conquistas obtidas nos últimos dois anos e projetou o que pretende realizar agora em um mandato completo. “Encontrei um município colapsado, terra arrasada, um povo sem esperança e com baixa estima. Em 2011 Teresópolis viveu uma tragédia natural e depois veio a tragédia política, que gerou uma crise econômica institucional. Foram sete prefeitos em sete anos, 23 secretários de saúde… Encontrei um cenário muito desafiador e muitas pessoas me perguntaram se eu realmente queria enfrentar uma situação tão adversa. Mas eu já sentia que conseguiria. Consegui vencer em Teresópolis e sempre defendi Teresópolis. Tenho certeza que é uma terra próspera, mas que infelizmente foi muito mal cuidada nos últimos anos”, enfatizou Claussen no início da entrevista.
Sobre a criação de empregos, disse: “Nosso plano de recuperação econômica tem como foco a criação de empregos. As pessoas precisam de empregos, querem sonhar, investir em educação, na carreira, dar uma vida melhor para seus filhos. Em nosso projeto ‘Emprega Terê’ estamos mapeando investimentos do setor privado, auxiliando novos investidores e também aqueles que já estão atuando na nossa cidade e precisam saber mais para dar segmento em sua empresa. Junto com esse investidor vem o emprego. Quando se tem confiança a pessoa monta estrutura, gera emprego”.
Também entre as novidades, Claussen citou a criação de um projeto semelhante ao antigo “Promaj” para dar oportunidades para os mais jovens e falou sobre realização do concurso público para a educação.
Ainda sobre capacitação profissional, o prefeito falou sobre o contrato para a instalação do polo Cecierj/Cederj no município. “Assinei um acordo histórico a favor de Teresópolis. Conquistamos o polo Cederj e Fundação Cecierj e teremos vestibular ainda esse ano. Assumimos aluguel da antiga Uerj e lá vai abrigar a Uerj e polo Cecierj e dali passaremos para o Educaparque no terreno da Sudamtex. Vamos começar com licenciatura em geografia e pedagogia e depois crescer mais, trazendo outras universidades públicas para a cidade”.

Saúde e Turismo
Em relação ao tema que preocupa a maioria dos teresopolitanos, visto que é grande o número de munícipes que depende do Sistema Único de Saúde, o prefeito enfatizou conquistas da sua gestão e prometeu mais investimentos caso seja reeleito. Vinicius citou a quitação de dívidas com unidades hospitalares, ampliação de leitos SUS, a compra de ambulâncias, criação de leitos de UTI Neonatal, entre outros. “Precisa ter comprometimento. Consegui trazer esse financiamento para a saúde, estamos construindo o caminho”, disse, informando que três PSFs já foram criados e, esta semana, será aberto do Pimentel, além da abertura de uma UBS 24h em Bonsucesso. Sobre turismo, o prefeito reforçou a importância das parcerias com instituições e a recuperação da boa estrutura que o município já possui. 

VOTAÇÃO DOS CANDIDATOS A PREFEITO
VINICIUS CLAUSSEN (PSC) – 45.484 votos
LUIZ RIBEIRO (PSDB) – 23.736 votos
PEDRO GIL (PATRIOTA) – 3.162 votos
ALEX CASTELLAR (DEM) – 3.084 votos
LEANDRO NEVES (AVANTE) – 3.029 votos
GERALDO MENEZES (PDT) – 1.328 votos
RODRIGO KOBLITZ (PSOL) – 1.154 votos

 

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

OAB esclarece sobre o abuso do aumento da conta mínima comercial de água

Feriado de São Jorge com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Três flagrados com cocaína e maconha no Meudon

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE