Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Vinicius Claussen anuncia salários em dia e vitórias da gestão

Prefeito agradece confiança da população e avalia que 2019 será de muito crescimento interno no município

Anderson Duarte

Em entrevista que faz um balanço de sua atuação no Executivo municipal teresopolitano, Vinicius Claussen anuncia que termina o ano com algo que há anos não se via no município, ou seja, com os salários e o décimo terceiro em dia para os servidores públicos, além da reconquista da credibilidade da cidade junto aos órgãos fiscalizadores, de mercado e da própria sociedade. O Prefeito, que se diz satisfeito com o esforço coletivo que proporcionou o pagamento de dezesseis folhas de proventos dentro de um único ano fiscal, também enalteceu conquistas no Judiciário, como a paralização dos sequestros relacionados aos precatórios e a liberação de recursos das instâncias federal e estadual, possíveis com a saída do município do CAUC, uma espécie de lista negra das prefeituras do país. Para 2019, o prefeito considera que as conquistas serão ainda maiores. “Como eu disse, não faltava dinheiro, e sim gestão, e estamos virando a página e mostrando que nosso município é forte e pode mais”, disse.
“Quando assumimos em julho deste ano, a previsão era que a Prefeitura não teria orçamento para pagar quatro folhas de salários, ou seja, a partir de agosto, os aposentados não poderiam receber mais, o que também aconteceria com os servidores ativos já a partir de outubro. O cenário era devastador, ou seja, em apenas seis meses, 78% do orçamento do município para o ano inteiro já havia sido comprometido. Só sobraram 22% entre julho e dezembro. Mas com gestão, eficiência e transparência, o trabalho sério começa a trazer resultados efetivos. Estamos hoje com a excelente notícia de terminarmos o ano com o décimo terceiro pago, com a folha de novembro em dia, e com um prognostico de que em 2019, teremos ainda muitas vitórias que vão ajudar nossa cidade a sair da triste realidade que encontramos, estamos virando a página”, enaltece Claussen.
As boas práticas de gestão de Teresópolis foram tão impactantes, que as áreas de Administração e de Educação apresentaram suas cases durante o encontro “Melhoria da Gestão Pública: um olhar para a Educação Municipal”, realização do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro e que reuniu representantes dos 92 municípios fluminenses. O evento faz parte do Índice de Efetividade da Gestão Municipal, que é uma ferramenta de diagnóstico que visa à aferição da efetividade da gestão administrativa das prefeituras, no exercício anterior à sua aplicação. “Teresópolis é considerada referência no uso correto da resolução da chamada pública para aquisição de produtos da agricultura familiar para a merenda escolar e temos certeza que essa iniciativa demonstra o empenho da gestão em investir na melhoria da qualidade da alimentação escolar e no desenvolvimento dos agricultores familiares de Teresópolis, criando novo mercado de comercialização”, explica Claussen.

– Virada de página que possibilitou a recuperação da cidade

Não custa lembrar que no ano passado, nesta mesma época, além de amargar salários em atraso, os servidores públicos municipais ainda estavam diante de uma situação bastante ‘sus generis’, ou seja, não contavam com o prefeito no exercício do cargo por conta da necessidade de resolução de problemas particulares. Em março de 2017, o então prefeito Mário Tricano, protocolava na Câmara um pedido de afastamento com a justificativa de que precisava cuidar de assuntos particulares. “Acho que é bem exemplar essa situação porque demonstra a motivação para as realizações, ou seja, o que me faz sair de casa todos os dias, deixar de lado as minhas empresas e querer fazer o melhor possível para a minha cidade é esse amor por ela, é a motivação maior da minha gestão. Nossa cidade não merecia ter sido colocada em segundo plano, em detrimento a resolução de problemas pessoais. Isso tudo não poderia nos levar a um caminho de prosperidade. Hoje, depois de conversar com grande parte dos nossos servidores, e chamei cada um deles a buscar o dialogo comigo, percebo que está na própria estrutura da prefeitura grande parte das soluções para os nossos problemas. Temos uma estrutura que carece de valorização, de reconhecimento, de respeito com os servidores. Isso é prioridade. Primeiro cuidamos das pessoas, depois dos problemas estruturais, que são resolvidos por essas pessoas”, enaltece Vinicius.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 28/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Fechamento temporário da piscina do Parque Nacional de Teresópolis

Feirinha de Teresópolis com horário especial na Sexta-feira Santa

le canton

Promoção de Páscoa no Parc Magique e fazendinha do Le Canton

Inscrições para Chamada Pública da Agricultura Familiar para compor a merenda escolar terminam na próxima quarta-feira

Vacinação no Teresópolis Shopping

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE