Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Vigilantes retornam ao trabalho, mas continuam cobrando melhorias

Categoria quer reposição salarial, reajuste no vale alimentação e manutenção de cláusulas sociais

Nesta segunda-feira, dia 20, muitas pessoas foram surpreendidas ao se depararem com as agências bancárias fechadas por conta da greve dos vigilantes. Em meio às dificuldades com a pandemia, quem procurou a agência da Caixa, por exemplo, para tentar ter acesso ao auxílio emergencial ou outros benefícios acabou ficando sem solução. Nesta terça, a situação volta ao normal por conta de uma de decisão judicial que determinou que pelo menos 70% dos vigilantes deveria continuar trabalhando. Em áudio encaminhado para a redação do jornal O Diário no início da noite, representante da categoria no município informou a impossibilidade de manter a porcentagem prevista devido ao número de vigilantes na grande maioria das agências e, por conta disso, todos voltariam aos postos. Porém, a categoria vai continuar cobrando melhorias. O movimento sindical dos vigilantes está insatisfeito com a falta de negociação sobre as reivindicações trabalhistas, o que acabou gerando a interrupção temporária dos serviços. Eles cobram reposição salarial, reajuste no vale alimentação e manutenção de cláusulas sociais da convenção coletiva.
Em decisão proferida no dia 17 de julho, o desembargador do Trabalho Enoque Ribeiro Dos Santos determinou que os vigilantes deveriam manter 70% do seu quadro trabalhando devido ao caráter essencial do funcionamento do serviço bancário especialmente no período de pandemia. No texto, o magistrado afirma que no momento atual, exige-se a compreensão de que é necessária a solidariedade com toda a população em seus direitos básicos. “Tratando-se de serviço de suporte à absoluta maioria dos serviços necessários à manutenção da economia brasileira, em momento em que debelamos contra o Covid-19. Defiro em parte a cautelar vindicada para determinar que os suscitados mantenham, no mínimo. 70% do pessoal em serviço em todas as atividades, garantido, na atividade bancária, a manutenção de efetivo mínimo de dois vigilantes simultaneamente, nos termos da Circular n. 3.532 do BCB e Parecer 597/2012-DELP CGCSP do Coordenador de Segurança Privada da Polícia Federal, sob pena de multa diária de R$ 50.000.00 por sindicato suscitado, em caso de inobservância”.

Funcionamento dos bancos
De acordo com o Sindicato dos Bancários de Teresópolis, nesta segunda-feira a Caixa realizou apenas serviços internos e somente o Santander da Reta funcionou normalmente, enquanto no Itaú, o atendimento se deu apenas para o essencial, mas sem movimentação de dinheiro.  Já a agência Bradesco localizada em frente ao Sesc foi fechada por mais um caso de Covid-19, sendo paralisada para passar por sanitização. Um grupo de representantes dos vigilantes percorreu as diversas agências do centro da cidade com camisas e material de sinalização do movimento grevista.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 28/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Vacinação no Teresópolis Shopping continua nesta sexta-feira (29)

Fechamento temporário da piscina do Parque Nacional de Teresópolis

CHUVAS X FAKE NEWS: Notícias falsas podem prejudicar o controle de danos em meio às crises

Feirinha de Teresópolis com horário especial na Sexta-feira Santa

le canton

Promoção de Páscoa no Parc Magique e fazendinha do Le Canton

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE