Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Viação Teresópolis continua com menos linhas intermunicipais

Redução nos horários ainda é reflexo das situações geradas pela pandemia da Covid-19

Paola Oliveira

As pequenas e grandes empresas da cidade, depois de um ano e meio lutando contra as instabilidades no mercado causado pela Covid-19, ainda sofrem com os reflexos que a pandemia vem deixando. Faltando quase três meses para o ano de 2021 acabar, os empresários e microempreendedores continuam buscando formas para manterem as atividades, mesmo que  reduzidas, e evitar demissões. Um dos exemplos é a Viação Teresópolis, consolidada na cidade há 65 anos e que muito sofreu com esse impacto. Assim que o governo municipal decretou o primeiro lockdown, em março de 2020, a VTTL teve que fechar as portas e mandar os colaboradores para casa. “Ficamos basicamente suspensos 100%, com apenas quatro funcionários trabalhando para manter o patrimônio”, relembra Márcio Catão, diretor da Viação Teresópolis há quatro anos. Como consequência, a redução das frotas de ônibus foi inevitável. “Nós recolhemos 100% da frota que atendia os municípios como Petrópolis, São José do Vale do Rio Preto… Não tinha passageiros. Nós transportávamos uma média de 200 mil passageiros ao mês e isso caiu pra quase 1.800”, destaca. 
No segundo semestre do ano de 2020 a situação parecia melhorar e algumas linhas foram retomadas. “A partir de julho voltamos com as linhas de Guapimirim e Magé, a pedido dessas necessidades diretas, e, quando foi em agosto, teve um apontamento para fazer o transporte em outras cidades ligadas ao Rio de Janeiro a princípio. O movimento começou a dar uma acelerada, as demandas foram sendo solicitada, fomos fazendo as complementações e fomos trazendo de volta os motoristas que estavam de suspensão”, revela Márcio.  No início de 2021 a empresa continuou progredindo conforme as flexibilizações do município, mas logo teve que se adaptar e implantar novas ações, como conta o diretor. “Em fevereiro deste ano as coisas estavam retornando bem, chegamos a trabalhar com 40% do resultado de 2019 em nível de faturamento e demanda. Já em abril, com o surgimento da variante, caiu tudo de novo. Com a redução passamos a transportar somente de duas em duas horas”, afirma Catão. 

Linha mais procurada
Hoje, o destino mais procurado entre os passageiros é a capital. Com a retomada da grande procura, a linha passou a ter mais horários. “Nós voltamos a operar de hora em hora para o Rio de Janeiro, na maioria dos horários. Nossa ponte principal e Teresópolis x Novo Rio. Ainda está longe do normal, mas estamos com 48,76% de transporte em relação a 2019”, conta Márcio, acreditando em números melhores.   Já as linhas que fazem a rota para outros municípios, como por exemplo, para as cidades serranas, por falta de maior número de passageiros, vem atuando com horário reduzido. “Para Petrópolis e Nova Friburgo nós colocamos ao invés de quatro, dois horários específicos. Para São José do Vale do Rio Preto um ônibus vai de manhã e outro volta na parte da tarde”, informa o diretor. 

Mudanças
Deste modo, a pandemia com suas dificuldades, fez com que as empresas usassem ao seu favor a inovação para atingir melhores resultados. Esse foi o caso da Viação, que ofereceu novas formas de pagamento, facilitando na rotina dos passageiros. “Foi um processo que nos obrigou a atualizar um pouco a empresa com a venda do cartão de crédito e compra da passagem no meio do caminho, então isso tem ajudado também   a gente se programar um pouco melhor”, declara Márcio Catão. A esperança é que até o final deste ano as coisas mudem para melhor. “A gente ainda não consegue entender o que vai acontecer no futuro. Acreditamos que em setembro a gente volte não à vida real, pois acho isso uma coisa difícil, mas a empresa está atenta e a operação tem funcionado bem firme no atendimento normal as demandas e agora temos que aguardar”, completa o diretor da Viação Teresópolis.  Para saber sobre linhas e horários disponíveis, acesse o site www.viacaoteresopolis.com.br  ou entre em contato pelos telefones  (21) 3644-6600 / (21) 99602-2454.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 25/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Leilão de veículos em Teresópolis: Prefeitura divulga datas para visitação

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

Rio espera 1,5 milhão de pessoas em show da Madonna em Copacabana

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

“Jantar Imperial” neste sábado no restaurante Donna Tê em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE