Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Vereadores rebatem acusações e devem cancelar licença de Tricano na terça-feira

Parlamentares afirmam que governo é responsável por desgraças e mortes

Marcus Wagner

Após o prefeito licenciado Mario Tricano desafiar a Câmara de Vereadores em entrevista para a rádio dele, afirmando não há homem com moral para cassá-lo e ainda dizer que há corrupção no Legislativo municipal, os parlamentares responderam duramente às palavras do político na sessão desta quinta-feira, dia 19.  Quase todos os vereadores discursaram para repudiar as palavras de Tricano e cobrar mais respeito. Na sessão, três parlamentares não compareceram: Dedê da Barra, Luciano e Jayme Medeiros. O destaque ficou por conta da proposta de Maurício Lopes de apresentar um requerimento para cassar a licença concedida à Tricano para que volte a ocupar seu cargo, já que ele continua comparecendo aos eventos da prefeitura, como inaugurações, vistoria de obras e reuniões.
“O que ele fala não se escreve. Está mais do que justificado o desvio de finalidade da licença dele, só que nós precisávamos de um tempo para juntar a materialidade para comprovar. Já tenho todos os documentos necessários e só não apresentei o requerimento para leitura e votação por causa da ausência dos colegas vereadores, devidamente justificada porque estão em uma audiência pública na Alerj. Vou aguardar para a próxima semana para o plenário se posicionar com relação a esse requerimento para revogar a licença do prefeito para que volte a exercer suas funções e honrar o compromisso que assumiu aqui em janeiro. Já está mais do que comprovado que o prefeito não tirou licença para tratar de interesses particulares, ele participa de diversas ações do município e isso fere princípios constitucionais. Já tenho cinco vereadores que assinaram comigo e até terça-feira acredito que a gente tenha assinaturas suficientes para votar e revogar essa licença”, afirmou Maurício.

Tricano quer inverter os papéis
Ronny Carreiro enfatizou o caos administrativo causado por Tricano para mostrar a diferença entre as condutas: “É muito fácil de se inverter o papel, não é a Câmara que está deixando funcionário público sem salário, UPA sem remédios, transporte da Saúde me falta, quantas pessoas precisam de ambulância e não têm, as luzes da cidade estão todas apagadas. O dinheiro está todo do lado de lá e a culpa agora é da Câmara? A justiça vai ser feita em cima de provas. Essa Câmara trabalha honestamente, ele não pode expor a nossa dignidade e nem a nossa família ao ridículo”. Entretanto, o vereador garantiu que as Comissões Processantes não sofrerão interferência: “Isso é um pouco demais, mas não vamos fazer uma caça às bruxas por causa disso. Nós vamos trabalhar com base em documentos, em cima de fatos reais, ninguém aqui vai sair com vingança porque ele falou uma coisa ou outra. Vamos trabalhar corretamente e que seja feita justiça, aí nós vamos ver onde está a corrupção, se é lá ou aqui”.

A culpa da desgraça no município é do governo
Leonardo Vasconcellos também destacou a calamidade na gestão municipal como prova suficiente da diferença entre os dois lados e citou que os parlamentares não deixarão esses problemas impunes: “Meu mandato e meu nome não estão à venda, nem estão pendurados à praça para negociação de ninguém. Eu não me acumplicio a qualquer corrente que não seja aquela ideológica na qual eu tenho filiados comigo meus companheiros e meus amigos. Essa gente pensa que vai passar pelo lamaçal e não vai se sujar, mas no lamaçal da desgraça, do desrespeito, dois salários atrasados, da morte eles não passarão com brancas vestes. Já recebi orientação do meu partido (PMDB) lida aqui em plenário, que seguirei e vou em frente. Quero deixar claro que Leonardo Vasconcellos não está à venda, não está à disposição para negócios e nem participa de banca de negociação, sobretudo tem verdade, tem moral e todas as minhas opiniões são balizadas pela minha conduta, milha família e meus companheiros dessa cidade”.

“Se Tricano não provar o que fala, está prevaricando”
Nem mesmo Cláudia Lauand que é do mesmo partido de Tricano poupou críticas: “Fico pasma quando chamam os 12 vereadores de corruptos, fico muito triste da maneira que estão fazendo política em nossa cidade, não era o que eu esperava. Sinceramente esperava que prefeito, Legislativo e Judiciário andassem juntos com respeito e nesse momento está faltando respeito do poder executivo que está tomando iniciativa de falar coisas que não devia. Ele foi eleito pelo povo e tem que respeitar os vereadores que também foram eleitos pelo povo. Quando se fala em moral, estamos falando em família. Se ele fala em corrupção que dê nome aos bois, senão quem está prevaricando é ele. Sou testemunha que todos aqui sempre nos respeitamos e exigimos de todos, mesmo que discordem da gente, que nos respeitem”. 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 16/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Governo propõe salário mínimo de R$ 1.502 em 2025

Saiba como solicitar a segunda via da Carteira de Identidade

Armado com faca, homem tenta roubar casa de idosa de 80 anos

Dengue: sobre para quatro o número de óbitos em Teresópolis

Mulher presa vendendo cocaína no Rosário

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE