Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Vereadores e prefeito tomam posse em Teresópolis

Vereadores tomam posse e prometem uma câmara melhor. Prefeito e vice-prefeito tomam posse e começa um novo governo

Wanderley Peres

Ocorreu na tarde desta sexta-feira, 1 de janeiro, a partir das 16h, a posse dos novos vereadores e do prefeito e vice-prefeito. Iniciada pelo vereador mais idoso, Raimundo Amorim, do Patriotas, a cerimônia no prédio do poder Legislativo municipal transcorreu com a presença restrita de público, todos, autoridades e assistência usando máscaras, transcorrendo o evento de forma natural e festiva.

Chamados para o ato de posse, os dezoito presentes responderam à chamada, ausente somente o vereador eleito e diplomado Geraldo Ademir dos Santos, que apesar de retirado do tubo, continua internado no Hospital das Clínicas. Ademir Enfermeiro terá 15 dias para tomar posse, prazo que pode ser estendido por período de até 90 dias com a aquiescência dos vereadores. Feita a leitura de trecho da Bíblia, "Não se deixe vencer pelo mal, mas vença o mal pelo bem", ouviu-se a execução do Hino Nacional. Depois do juramento coletivo, e do termo de posse assinado, os 18 vereadores presentes responderam "assim o prometo" ao juramento de "cumprir dignamente o mandato confiado, guardar as constituições federal e estadual, bem como a Lei Orgânica Municipal e trabalhar pelo engrandecimento de Teresópolis".

Em seguida, foram apresentadas três chapas concorrentes. A chapa 1, do presidente Leonardo Vasconcelos e demais vereadores Fabio Cruz, Fidel Faria e Luciano dos Santos; a chapa 2, do presidente Paulo Sérgio Teco, com Erika Marra, Amós e José Carlos Estufa; e a chapa 3, Rangel, que não apresentou candidatos aos cargos de vice-presidente, primeiro e segundo secretários. Anunciada eleita a chapa 1, com 10 votos; a chapa 2 fez 7 votos e a chapa de Rangel 1 voto apenas.

Composta a mesa diretora, com Leonardo Vasconcellos presidente, Fábio Branco da Cruz vice-presidente, Fidel Mendes Faria e Luciano dos Santos Cândido, primeiro e segundo secretários, o presidente eleito para o biênio 2021-2022, agradeceu ao vereador Raimundo Amorim, que presidiu a cerimônia de posse, enaltecendo sua experiência, capacidade, altruísmo e alto valor público, observando aos pares que agora todos são um só corpo e um só espírito. "Teremos embates, mas essa casa é de todos os vereadores", disse, lembrando estar honrado ao alcançar seu segundo mandato. "Contra tudo e contra todos Deus se estabeleceu. Estive no inferno, combati o bom combate, e mostrei ao diabo que existe salvação", bravejou, chamando à posse o prefeito e o vice-prefeito, Vinicius e Ari, que fizeram o juramento, conforme previsto no artigo 53 da Lei Orgânica Municipal, reafirmando o prefeito o compromisso com o povo e Deus e prometendo honrar os votos. Vinicius parabenizou os vereadores eleitos, a mesa diretora eleita e desejou a necessária harmonia entre os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário para uma cidade mais próspera. O prefeito agradeceu ainda ao vice dr. Ari, aos eleitores que conferiram a sua chapa mais de 45 mil votos, que considerou um reconhecimento aos seus secretários e cargos comissionados. Lembrando o vereador ausente Ademir, o prefeito disse da sua solidariedade às famílias que perderam entes-queridos esse ano, prometendo uma boa administração.

Dada a oportunidade aos vereadores de se manifestarem, todos falaram. Amorim homenageou as mulheres, aos vereadores mais votados e disse que seu mandato continuará dando prioridade à saúde, que sempre foi uma preocupação sua, comemorando os 10 leitos de UTI criados pela regulação do Estado em Teresópolis na última semana. Concorrente derrotado à presidência, o vereador Teco agradeceu os colegas que acreditaram na sua proposta de candidatura, votado que foi por Amós Laurindo, Diego Barbosa, Erika Marra, Gustavo Simas, José Carlos Estufa e Paulo Nogueira, e parabenizou a candidatura independente de Marcos Rangel e a chapa vitoriosa de Leonardo Vasconcellos. Gustavo Simas enalteceu a realização de seu sonho de menino simples que chegou à câmara, falando da sua conquista e da sua vida; Amós Laurindo louvou a Deus a oportunidade da vitória, da realização de seu sonho; Paulo Nogueira disse que prefeito, presidente da câmara e vice-prefeito poderiam contar com ele; Diego Barbosa agradeceu a família e relatou as dificuldades da campanha; Erika Marra falou por uma câmara harmoniosa, o que espera acontecer a partir de agora; Luciano Santos lembrou que todos estavam ali naquele momento porque Deus assim quis, porque viu em todos eles condições de ajudar o povo; Dudu do Resgate elogiou o prefeito e o vice e o presidente do seu partido, Solidariedade, Marcos Jaron, observando que todos estavam ali de passagem, mas que “as passagens pela casa devem ser feitas com respeito e dignidade". Mais votado do pleito, com quase 2 mil votos, o eleito vice-presidente Fabinho Filé parabenizou as chapas concorrentes, as eleições do prefeito e vice e do presidente da câmara; Bruninho Almeida agradeceu aos familiares e parabenizou o prefeito e os vereadores eleitos; João Miguel agradeceu aos eleitores fiéis que sempre o prestigiaram e o fizeram vereador justamente quando fez a menor votação. Marcos Rangel disse que espera ao final dos quatro anos de mandato, que as ruas digam ter sido essa a melhor câmara dos últimos tempos e não o contrário; Elias Maia agradeceu a Deus, ao apoio da família e aos que confiaram em seu nome, "aos eleitores, especialmente, a quem pretende honrar com um mandato em busca de uma cidade próspera". Ex-presidente da Câmara, também por quatro anos, Mauricio Lopes agradeceu pela oportunidade de sua reeleição a um terceiro mandato, parabenizou a eleição do presidente e prometeu apoio ao executivo nos projetos que sejam de interesse da população. Eleito primeiro secretário, cargo antes ocupado pelo ex-vereador Tenente Jaime, o jovem Fidel Faria agradeceu aos vereadores e a mesa diretora que o escolheu primeiro secretário, prometendo honrar o mandato aos mais humildes.

Em sua fala, o presidente eleito se manifestou honrado, nas urnas e na disputa que acabara de ocorrer, agradecendo aos pares pela vitória para a presidência da câmara por mais um período, não esquecendo o médico Luiz Ribeiro que participou das articulações. "Esta casa é Teresópolis representada. Aqui tem o clamor daqueles que gemem noite e dia por necessidades porque a palavra de Leonardo Vasconcellos não volta vazia", disse, finalizando a cerimônia de posse com o anúncio da comissão de recesso, composta pela mesa diretora e os vereadores Mauricio Lopes e Dudu.

Tags

Compartilhe:

Edição 25/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Homem é preso por tentativa de homicídio em Teresópolis

Depois da matéria no jornal, Prefeitura publica o edital da água com correção

Teresópolis: Praça de Esportes Radicais permanece interditada após queda de muro

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

Bonsucesso recebe serviços gratuitos “RJ para Todos” neste sábado

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE