Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Vândalos destroem decoração de Natal na Praça do Ginda Bloch

Prefeitura refaz enfeites e reforça segurança, mas pede participação da população na fiscalização e denúncia dos desrespeitos

Anderson Duarte

Vândalos destruíram na madrugada desta quarta-feira, 12, a decoração de Natal da Praça Nilo Peçanha, no Bairro do Alto, em Teresópolis. A praça, também conhecida como praça do Colégio Ginda Bloch, havia sido decorada na noite anterior. Os cordões luminosos foram arrebentados e deixados espalhados nos canteiros das árvores. Na área do parque infantil, coreto e academia da melhor idade, a iluminação especial foi furtada. De acordo com a Secretária de Cultura, Turismo e Esporte, Cléo Jordão, o prejuízo com o material usado na decoração da praça foi de cerca de R$ 2 mil. Dinheiro doado por empresários, já que a decoração de Natal está sendo custeada pelo Teresópolis Convention & Visitors Bureau, por meio de um acordo de cooperação com o setor privado.
Entretanto, o prejuízo emocional foi incalculável. Toda a mão de obra para a confecção da decoração é de voluntários. E a decoração de Natal é um esforço da gestão para aumentar a autoestima da cidade, atrair turistas e movimentar a economia local. “A gente vem somando esforços junto às secretarias municipais e aos empresários para conseguir fazer o um belo Natal. Infelizmente, encontramos pessoas que não colaboram em deixar nossa cidade linda e iluminada. Por isso, repudiamos todo ato de vandalismo. A gente espera e pede para que a população nos ajude a denunciar esse tipo de ação”, desabafou Cléo Jordão, acrescentando que toda a decoração será refeita.
Frequentadora do local para praticar atividades físicas na Academia da Melhor Idade, a cabeleireira Iracema Valesena reprova a ação dos vândalos. “As pessoas tem que ver que isso é para o bem da população, para deixar a cidade mais bonita. Acho que o que foi feito foi muito errado”, disse. O taxista Rodrigo Borba, que trabalha na Praça Nilo Peçanha, considerou a ação de vandalismo um ato de desrespeito à população. “A cidade ficou linda com a ornamentação da Prefeitura e hoje de manhã a gente chega para trabalhar e encontra a praça desse jeito. Uma falta de respeito, de amor ao próximo e de cidadania”, afirmou.
Na manhã desta quarta-feira, 12, funcionários da Secretaria de Serviços Públicos estiveram na Praça Nilo Peçanha para retirar os cordões luminosos que foram arrebentados. O Secretário de Segurança Pública, Marcos Antônio da Luz, informou uma parceria com a Polícia Militar para reforçar a segurança no local por meio de policiamento ostensivo. Funcionários da secretaria de Serviços Públicos que instalaram a decoração registraram um Boletim de Ocorrência, para que a Polícia Civil investigue o ato de vandalismo.
Com inspiração no Hino de Teresópolis, o Natal Teresópolis – Terra de Luz está iluminando e decorando os principais pontos da cidade, sem custo financeiro para a municipalidade. Os materiais foram doados pelo Teresópolis Convention & Visitors Bureau, por meio de um acordo de cooperação com o setor privado. Voluntários preparam as peças. A instalação está sendo feita pela Secretaria de Serviços Públicos. O projeto conta ainda com vasta programação cultural, que pode ser encontrada no site da Prefeitura de Teresópolis: www.teresópolis.rj.gov.br.


De acordo com a Secretária de Cultura, Turismo e Esporte, Cléo Jordão, o prejuízo com o material usado na decoração da praça foi de cerca de R$ 2 mil. Dinheiro doado por empresários e pela sociedade

 

Tags

Compartilhe:

Edição 24/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Coréia: um mês após tragédia moradores ainda aguardam o poder público

Teresópolis: Saque FGTS é liberado para moradores de áreas atingidas pelas chuvas

Dengue: Teresópolis chega 965 casos em 2024

“Jantar Imperial” neste sábado no restaurante Donna Tê em Teresópolis

Oposição impede urgência para projeto que substitui antigo DPVAT

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE