Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Vale dos Frades sofre com o descarte de lixo

Além de precariedade na coleta, ação causada por visitantes causa prejuízo ambiental e turístico

Uma das regiões mais bonitas da Região Serrana do Rio, tanto que frequentemente é procurada por produções de televisão, cinema e comerciais, o Vale dos Frades guarda belezas cênicas e naturais de fazer inveja a qualquer lugar. Porém, nem todos os que têm buscado esse recanto de Teresópolis para contemplar a natureza ou tomar um banho de cachoeira deveriam ser permitidos de fazê-lo. Isso porque, frequentemente, pessoas têm deixado todo tipo de resíduo ao longo das margens do Rio dos Frades ou na estrada que corta todo o vale, até chegar a portaria de uma fazenda. No principal atrativo do lugar, a Cachoeira dos Frades, a situação é sempre mais crítica. Garrafas, latas, sacolas plástica, entre outros detritos que não deveriam estar ali dividem espaço com o cenário digno de cartão postal. No acesso do véu principal foi instalada uma placa pedindo que o visitante leve seu lixo de volta, o que não tem sido suficiente para evitar o desrespeito ao meio ambiente. Tal situação, além de questões ambientais já esperadas, pode prejudicar ainda o turismo ecológico de Teresópolis, visto que o visitante de outros municípios não espera encontrar o que ele já vê frequentemente nas zonas urbanas. Além desses atos de falta de amor ao próximo, importante destacar também a falta de carinho do poder público municipal.

Na entrada da estrada de terra batida, nas proximidades do quilômetro 20 da RJ-130, a Teresópolis-Friburgo, frequentemente há grande volume de resíduos de todo o tipo espalhado – isso porque a coletora instalada para atender a todas as propriedades dos Frades não é suficiente e, além disso, permite que animais rasguem as sacolas em busca de algum tipo de alimento. No último fim de semana, estava vergonhosa a situação no acesso do Vale dos Frades. Nesta terça-feira, cobramos um posicionamento do governo municipal. Através da Assessoria de Comunicação, foi explicado que “A Secretaria Municipal de Serviços Públicos informa que a empresa responsável faz a coleta domiciliar três vezes por semana na referida região” e, que, além disso, “A empresa está providenciando a colocação de tambores no local, para que os moradores façam o descarte do lixo nos recipientes”.

Investimento em reciclagem
Na última semana foi anunciada a ampliação do Programa Municipal de Coleta Seletiva de Teresópolis, o “Recicla Terê – Recicle, Reduza, Reutilize”. Voltado para a proteção do meio ambiente e geração de trabalho e renda para os catadores filiados à Associação dos Catadores de Teresópolis, o programa tem obtido grande adesão dos moradores das áreas abrangidas, o que possibilitou a ampliação da iniciativa. A Prefeitura expandiu o número de bairros atendidos, que passou de 14 para 31, com rotas do caminhão de coleta, o que representa crescimento de 102%. Em 2020, eram 11 locais com ecopontos para descarte do material reciclável e atualmente são 18. No início do programa, eram vendidas, mensalmente, sete toneladas de material reciclável e hoje são 12 toneladas. Além disso, houve aumento do número de catadores incluídos no programa, de seis para 10, com a meta de chegar a 20, e a renda média mensal de cada um deles subiu de R$ 715 para R$ 1.100.
Os novos bairros atendidos são Meudon, Caleme, Araras, N. Srª. de Fátima, Prata dos Aredes, Canoas, Pimenteiras, Quebra Frascos e Taumaturgo. Novos ecopontos foram instalados na área externa da Casa de Cultura Adolpho Bloch, em Fátima; na Praça dos Expedicionários (Tiro de Guerra), São Pedro; Praça de Pimenteiras (próximo ao 16º GBM/Corpo de Bombeiros); Quebra Frascos (Entrada do bairro); e na AMAVALE (Associação dos Moradores e Amigos do Vale dos Agriões de Dentro e de Fora). Em anexo, lista completa dos bairros atendidos.

Aplicativo
Além disso, graças a uma parceria da Prefeitura de Teresópolis, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, com o curso de Ciência da Computação do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) e a Associação de Catadores de Teresópolis, foi criado, em novembro de 2020, o aplicativo do programa Recicla Terê. A ferramenta tem o objetivo principal de oferecer à população mais informações sobre a separação correta do lixo para facilitar e agilizar a coleta seletiva do município. O app é de caráter informativo, contendo dados sobre os materiais recicláveis (papel, plástico, vidro e metal), orgânicos, lixo eletrônico, pilhas e baterias e também não recicláveis. O usuário contará com a localização exata dos ecopontos que estão disponíveis na cidade e através do mapa, saber qual é o mais próximo da sua residência ou trabalho. As rotas do caminhão da coleta seletiva também estão disponíveis no aplicativo, com períodos do dia e bairros disponíveis. O aplicativo está disponível para sistema Android, basta digitar Recicla Terê na Play Store. O app está em processo de atualização para inclusão das novas rotas e dos novos ecopontos.

Tags

Compartilhe:

Edição 26/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Brasil retoma produção de insulina capaz de suprir demanda nacional

Aneel mantém bandeira tarifária verde em maio

Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio

Grupo de palhaços leva esperança e alegria para hospitais de Teresópolis

Leilão de veículos em Teresópolis: Prefeitura divulga datas para visitação

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE