Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Vacinação para crianças tem baixíssima procura em Teresópolis

Secretário de Saúde alerta para necessidade de imunização e informa sobre internação de criança no município

Em entrevista ao jornal O Diário e Diário Tv, o Secretário Municipal de Saúde, Antonio Henrique Vasconcellos, alertou para a baixíssima procura pela vacinação contra a Covid-19 para as crianças com idade entre 5 e 11 anos no município. O procedimento, autorizado pela Anvisa e incentivado pelo Ministério da Saúde, teve início na última terça-feira. Porém, apesar de calendário amplo de atendimento, com dezenas de locais para a aplicação do imunizante, os pais e responsáveis não tem levado seus filhos para receber a proteção contra o novo Coronavírus. “Chegaram 980 doses na primeira dose e mais 980 em um segundo lote, mas a procura está baixíssima para crianças. Não chegamos a 300 nos três primeiros dias. Esse é um número muito baixo, as pessoas têm que procurar os postos de saúde, as crianças têm que se vacinar sim. As crianças transmitem e transmitem muito, crianças vacinadas transmite menos”, pontuou o secretário, que está à frente da pasta desde o início da pandemia e tem acompanhado de perto todos os trâmites relacionados à Covid-19. Tais números foram divulgados em entrevista no final da tarde de quarta-feira, na PMT. Nesta quinta, Antônio Henrique esteve no programa Hélio Carracena, na Diário TV, e divulgou outra informação preocupante sobre o assunto: “Temos uma criança de internada, com a Covid-19”, destacou.
Ainda segundo o secretário, essa nova onda de contaminação, gerada pela variante ômicron, não fez aumentar somente a procura pela testagem, mas também pela vacina. “Hoje pelo menos 20 pessoas por dia estão procurando os locais de imunização porque não recebem nenhuma dose até agora”, informou, citando ainda que o governo municipal está trabalhando para aumentar o número de leitos clínicos e de enfermaria nos hospitais do município, reduzidos quando houve queda nos números relacionados à doença no ano passado.

Parque Ermitage terá vacinação infantil
Na próxima semana a Secretaria Municipal de Teresópolis vai realizar uma ação de vacinação infantil com diversos outros serviços de saúde. O evento será realizado no Parque Ermitage, das 10h às 16h, nos dias 28 e 29 de janeiro. A SMS busca aproximar os profissionais de saúde à população do bairro, por meio de uma série de atividades na sexta-feira (28) e sábado (29). Para isso, haverá uma revisão da caderneta vacinal para as crianças do bairro, de acordo com as orientações do Calendário Nacional de Vacinação Infantil. Neste dia, não haverá vacinação contra a Covid-19, e sim para atualizar das demais vacinas do calendário infantil.
O evento contará com a participação das equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e do Programa Saúde na Escola (PSE). “Também será feito um trabalho de educação em saúde, onde os moradores podem tirar dúvidas sobre vacinas e imunização. É sempre importante que a população como um todo reconheça a importância de manter uma vacinação atualizada para as crianças, pois é uma forma de melhor combater surtos virais como os que enfrentamos no momento, com a Covid-19 e Influenza A”, explica a Subsecretária de Atenção Primária à Saúde, Edneia Martuchelli.

Vacina não foi causa da parada cardíaca em criança
O governo do estado de São Paulo informou na tarde desta quinta-feira, 20, que o Centro de Vigilância Epidemiológica concluiu não haver relação entre a vacinação contra a Covid-19 e a parada cardíaca que sofreu uma criança de dez anos após ser imunizada na cidade de Lençóis Paulista (SP). De acordo com o governo, a análise realizada por mais de 10 especialistas apontou que a criança possuía uma doença congênita rara, desconhecida até então pela família, que desencadeou o quadro clínico. “Não existe relação causal entre a vacinação e quadro clínico apresentado”, diz a nota do governo. A Secretaria de Estado da Saúde reforçou a importância da vacinação e reafirmou que todas os imunizantes aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) são seguros e eficazes.

CoronaVac liberada para crianças e adolescentes
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quinta-feira, 20, a aplicação do imunizante CoronaVac em crianças e adolescentes com idade entre 6 e 17 anos – exceto em casos de menores imunossuprimidos (com baixa imunidade). A decisão foi tomada durante reunião extraordinária da diretoria colegiada. Crianças e adolescentes com comorbidades também poderão receber a vacina, que será aplicada em duas doses, com intervalo de 28 dias. A vacina é a mesma utilizada atualmente na imunização de adultos, sem nenhum tipo de adaptação para uma versão pediátrica. A decisão foi unânime. Ao todo, cinco diretores votaram a favor da liberação: Meiruze Sousa Freitas, Alex Machado Campos, Rômison Rodrigues Mota, Cristiane Rose Jourdan e o próprio diretor-presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 28/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Inscrições para Chamada Pública da Agricultura Familiar para compor a merenda escolar terminam na próxima quarta-feira

Vacinação no Teresópolis Shopping

Prefeitura diz que merenda ruim é pontual e que a denúncia do SindPMT foi genérica

Adiado o pregão para compra de insumos para o hemonúcleo municipal

OAB e Unifeso promovem curso de Direito Previdenciário

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE