Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Vacinação e Prevenção na época mais fria do ano

Dra. Rosanna Mannarino, Pneumologista Pediátrica, dá dicas de como evitar doenças respiratórias que são comuns no outono e inverno.

Com a chegada do inverno, a temperatura cai bastante e as doenças respiratórias podem se agravar. As crianças são as mais atingidas neste período do ano. A Pneumologista Pediátrica Dra. Rosanna Mannarino conversou a com equipe do Diário Mais e alertou para alguns cuidados que devem ser tomados para evitar que doenças como asma, bronquite e bronquiolite se manifestem.

O primeiro ponto que a pneumologista citou foi o cuidado com a vestimenta adequada para o frio. Como o clima varia bastante durante o mesmo dia, é necessário sair preparado com casacos e gorros para garantir que as crianças mantenham a temperatura corporal sempre adequada. Para as crianças que frequentam creches e costumam ficar mais expostas a vírus, deve se adotar o hábito de higienizar as mãos, passar álcool gel e evitar ambientes escolares muito fechados. 
Outro cuidado importante é restringir o número de visitas aos bebês recém nascidos, mesmo que o adulto não apresente sintomas de gripe, podem carregar o vírus e transmitir às crianças que acabam manifestando a doença por terem um sistema imunológico mais frágil. 
A indicação para prevenir o agravamento de doenças do sistema respiratório é a vacinação contra gripe, indicada para grupos de risco e disponibilizada pela rede pública e privada. A única diferença é que na rede privada a vacina é chamada quadrivalente, pois tem o adicional para prevenção de influenza b. 
A Dra. Rosanna lembra que quem se vacinou no ano passado já pode se vacinar na nova campanha não sendo necessário esperar um ano. A cada ano os componentes da vacina sofrem alteração, por isso a importância de vacinar todos os anos já que funcionam como reforço contra novos vírus.
A vacina pelo governo contempla os grupos de risco, gestantes, idosos e lactentes, porém outros grupos podem se beneficiar procurando as redes particulares. Quanto às reações, alguns sintomas leves podem ser notados como espirros, febre baixa, não sendo regra geral. A médica ressalta que a vacina é fabricada com vírus morto, não havendo possibilidade de passar a gripe para o vacinado. Os sintomas da gripe são diferentes de resfriados, ou seja, mesmo que a pessoa tenha um resfriado, não vai apresentar reações mais severas como prostração, febre alta, dores, e em alguns casos até internação, características da gripe.
Para os papais, Dra. Rosanna chama atenção para sintomas que as crianças podem apresentar demonstrando um quadro respiratório mais grave: falta de apetite crítica, não reação após a baixa da febre, e esforço para respirar que pode ser notado pelo movimento das abas da narina e pelo afundamento do diafragma. Em qualquer sinal de alerta, os pais devem procurar para o médico ou a emergência.
A Dra. Rosanna Mannarino atende na clínica Prophylaxis que fica no edifício Cosmopolitan, Prefeito Sebastião Teixeira, número 354 – Sala 115. Telefone:2742-1898.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 28/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Vacinação no Teresópolis Shopping continua nesta sexta-feira (29)

Fechamento temporário da piscina do Parque Nacional de Teresópolis

CHUVAS X FAKE NEWS: Notícias falsas podem prejudicar o controle de danos em meio às crises

Feirinha de Teresópolis com horário especial na Sexta-feira Santa

le canton

Promoção de Páscoa no Parc Magique e fazendinha do Le Canton

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE