ASSISTIR AO VIVO

REDES SOCIAIS

INSCREVA-SE NO

Vacinação contra sarampo e pólio ainda tem baixa cobertura

Data: 15/08/2018

O Ministério alerta os pais que a vacina é a forma mais eficaz de inibir o reaparecimento dessas doenças, que já eram consideradas eliminadas no país - Tomaz Silva/Agência Brasil

Depois de quase dez dias do início da campanha de vacinação, 84% das crianças ainda não foram vacinadas contra pólio e sarampo no país. O balanço preliminar do Ministério da Saúde mostra que, até esta terça-feira (14), foram aplicadas 3,6 milhões de doses das vacinas contra pólio e sarampo em crianças de todo o país.
O volume representa pouco mais de 16% do público-alvo da campanha de imunização contra as duas doenças. A expectativa do ministério é vacinar pelo menos 11 milhões de crianças de 1 a 5 anos incompletos até o dia 31 de agosto, data de encerramento da campanha, iniciada no dia 6 deste mês.
Até o momento, os estados que apresentam melhor cobertura vacinal para pólio e sarampo são Rondônia e São Paulo. Os que estão com índices mais baixos são Amazonas e Roraima, justamente os estados que sofreram com surto de sarampo nos últimos meses devido à importação de um vírus que circula na Venezuela e tem causado um surto no país vizinho desde o ano passado. O Ministério alerta os pais que a vacina é a forma mais eficaz de inibir o reaparecimento dessas doenças, que já eram consideradas eliminadas no país. Para garantir a cobertura total contra o sarampo, mesmo as crianças de até 5 anos que já tomaram alguma dose das vacinas poderão ser imunizadas com a vacina tríplice viral.
No caso da poliomielite, crianças que nunca tomaram nenhuma dose na vida receberão a Vacina Inativada Poliomielite (VIP). Já as crianças menores de cinco anos que já tomaram pelo menos uma dose da vacina, receberão apenas a gotinha (Vacina Oral Poliomielite). O Dia D da mobilização nacional será no próximo sábado, 18 de agosto. Segundo o Ministério da Saúde, 996 municípios ainda não enviaram dados sobre o andamento da primeira semana da campanha.

Em Teresópolis
A meta é que 8.520 crianças sejam vacinadas em Teresópolis. A ação vai até o dia 31 e o “Dia D” de mobilização da campanha acontece em 18 de agosto, com mutirão de imunização em PSF´s (Postos de Saúde da Família) e unidades básicas. De acordo com a secretaria de Saúde, no momento, não há casos confirmados e nem suspeitos de sarampo em Teresópolis. O Setor de Imunização da Secretaria ressalta que as pessoas de outras faixas etárias podem ir a um posto de saúde para tirar dúvidas sobre a vacinação e atualização da caderneta vacinal, se for necessário.
Os postos de vacinação no município são: PSF Albuquerque, PSF Granja Guarani, PSF Beira Linha, PSF Araras, PSF Rosário, PSF Perpétuo, PSF Barra, PSF Pimenteiras, PSF Meudom, PSF Fonte Santa, PSF Quinta Lebrão, PSF Vargem Grande, PSF Venda Nova, PSF Granja Florestal, CES Várzea, Centro Materno Infantil, UBS Bonsucesso, UBS Vieira, UBS Água Quente.

 

Compartilhar:








ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Aulas presenciais voltam quarta-feira, dia 12

Fiocruz investiga transmissão da covid-19 entre crianças e adultos

Secretaria de Saúde finaliza entrega de mais uma remessa de vacinas

Butantan entregou hoje mais 2 milhões de doses de vacina CoronaVac

Saúde distribui 1,12 milhão de vacinas da Pfizer a partir de hoje

CLASSIFICADOS


        2742-9977   |   leitor@netdiario.com.br   |  Rua Carmela Dutra, 765 - Agriões Teresópolis/RJ

Desenvolvido por Agência Guppy