Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Vacinação contra sarampo começa nesta segunda-feira

Expectativa é que 11 mil crianças, com idade entre seis meses e cinco anos, sejam imunizadas em Teresópolis

Pais e responsáveis devem estar atentos: Começa nesta segunda-feira, 07, a Campanha Nacional de Intensificação para Vacinação contra o Sarampo. A imunização será voltada para crianças entre 6 meses e 5 anos que ainda não tenham tomado a vacina, e acontece em todas as unidades de saúde municipais. A meta é que mais de 11 mil crianças sejam vacinadas. Em novembro, será a vez dos adultos participarem da campanha. A ação vai até 25/10 e o “Dia D” de mobilização da campanha acontece em 19 de outubro, com mutirão de imunização em PSF´s (Postos de Saúde da Família) e unidades básicas. É imprescindível levar a caderneta de vacinação da criança, para que os agentes de saúde possam verificar e, se for o caso, atualizar com as doses que ficaram faltando.  
A coordenadora do Setor de Imunização da Secretaria de Saúde, Daurema Docasar, reforçou a importância da vacinação para manter toda a população segura: “A única forma de prevenção do sarampo é através da vacinação. Então se as cadernetas não estiverem atualizadas, nós abrimos portas para que a doença ressurja. O sarampo era uma doença que o Brasil tinha o certificado de eliminação, e infelizmente retornou. E retorna porque nós não temos bloqueio, porque não tem vacinação. Porque se nós estamos vacinados e você tem o contato com uma pessoa contaminada, você não vai ter a doença”. 
Daurema também destacou o programa “Saúde na Hora”, que estende o horário de atendimento dos postos de saúde até às 19h e sábados, das 8h às 17h, e já está em funcionamento no Meudon: “A comunidade ganha muito tendo um horário maior para a saúde, porque a família que trabalha tem tempo de buscar a criança na escola e levar para o posto para tomar a vacina. A sociedade faz parte desses baixos índices de vacinação, e nós esperamos que essas iniciativas ajudem a população para reverter o quadro”. 
De acordo com a Secretaria de Saúde, no momento, não há casos confirmados e nem suspeitos de sarampo em Teresópolis, mas já houveram 34 casos confirmados e 377 suspeitos no estado do Rio de Janeiro. Segundo dados do Ministério da Saúde, 69% da população do município tomou a primeira dose da vacina, e 55% tomaram a segunda dose. A recomendação é que pelo menos 90% dos habitantes estejam imunizados.

Incidência no país
A incidência em menores de 1 ano de idade é dez vezes maior do que na população em geral. A cada 100 mil habitantes, 64 crianças nessa faixa etária obtiveram confirmação para o sarampo. A segunda faixa etária mais atingida é de 1 a 4 anos. Três das quatro mortes por sarampo registradas neste ano foram de crianças menores de 1 ano e uma de um indivíduo de 42 anos.  A maior parte dos casos confirmados (4.374) está concentrada em 168 municípios de São Paulo, principalmente na região metropolitana. Em seguida, estão Rio de Janeiro, Pernambuco e Minas Gerais, com 22 casos em cada estado; Santa Catarina, com 12; Paraná, 13; Rio Grande do Sul, 7; Ceará e Paraíba, com 5 casos em cada estado; Maranhão, Goiás e Rio Grande do Norte, com 4 casos cada; Distrito Federal e Pará, com 3 casos cada; Mato Grosso do Sul e Piauí, com 2 cada; e, Espírito Santo, Bahia e Sergipe, cada estado com um caso confirmado de sarampo. 
No ano passado, foram confirmados 10.330 casos de sarampo no Brasil. Ao todo, foram registradas 12 mortes pela doença em 2018.  Segundo o secretário de Vigilância em Saúde da pasta, Wanderson Kleber, a população não pode descuidar da vacinação. “Não podemos baixar a guarda porque o vírus do sarampo é extremamente transmissível”, alerta. A meta da pasta é a interrupção da circulação do vírus no Brasil e a manutenção de altas coberturas vacinais.  O sarampo é uma doença viral grave e altamente contagiosa que pode evoluir para complicações e levar à morte. A transmissão ocorre no contato de pessoa para pessoa e pela propagação no ar. 

 

Postos de vacinação em Teresópolis
PSF Albuquerque
PSF Granja Guarani
PSF Beira Linha
PSF Araras
PSF Rosário
PSF Perpétuo
PSF Barra
PSF Pimenteiras
PSF Meudon
PSF Fonte Santa
PSF Quinta Lebrão
PSF Vargem Grande
PSF Venda Nova
PSF Granja Florestal
CES Várzea
Centro Materno Infantil
UBS Bonsucesso
UBS Vieira
UBS Água Quente

 

Tags

Compartilhe:

Edição 28/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Vacinação no Teresópolis Shopping continua nesta sexta-feira (29)

Fechamento temporário da piscina do Parque Nacional de Teresópolis

CHUVAS X FAKE NEWS: Notícias falsas podem prejudicar o controle de danos em meio às crises

Feirinha de Teresópolis com horário especial na Sexta-feira Santa

le canton

Promoção de Páscoa no Parc Magique e fazendinha do Le Canton

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE