ASSISTIR AO VIVO

REDES SOCIAIS

INSCREVA-SE NO

Vacina previne complicações da gripe em grupos de risco

Data: 11/04/2019

Na primeira fase da vacinação o objetivo é imunizar crianças com idade entre 1 e 6 anos, grávidas em qualquer período gestacional e mulheres que ganharam bebê há, no máximo, 45 dias - Agência Brasil

A campanha de vacinação contra a gripe começou nesta quarta-feira (10) em todo país. Especialistas alertam que a imunização contra o vírus Influenza é de suma importância na prevenção de complicações da gripe, principalmente, entre as pessoas que compõem o grupo de risco coberto pela campanha. “O problema é que a gente acha que [a gripe] é uma doença tranquila. Mas ela pode levar, principalmente nos grupos contemplados pela vacina, a complicações da doença, como pneumonia, tanto causada pelo vírus Influenza, como por bactérias oportunistas. Isso leva a internações e até ao óbito”, esclarece a enfermeira Maria Lígia Neger.
Nesta primeira fase da vacinação, que segue (10) até 18 de abril, o objetivo é imunizar crianças com idade entre 1 e 6 anos, grávidas em qualquer período gestacional e mulheres que ganharam bebê há, no máximo, 45 dias. A meta do Ministério da Saúde é atingir pelo menos 90% dos grupos elegíveis para vacinação. A partir de 22 de abril, o público-alvo será ampliado para trabalhadores da saúde, povos indígenas, idosos, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais, jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade. A mobilização vai até 31 de maio.

Ministro faz apelo
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, fez um apelo para que o público-alvo compareça às unidades de saúde para se imunizar. A expectativa, de acordo com o Ministério da Saúde, é imunizar 58 milhões de pessoas até o dia 31 de maio. “Serão doses de vacina onde vamos garantir o inverno para aqueles que necessitam e evitar que aquela gripe se transforme em pneumonia, em tristeza e óbito”, disse Mandetta. O Ministério da Saúde informou que houve alteração de duas cepas na vacina, em relação ao ano passado. Por isso, recomenda que os grupos selecionados, ainda que já tenham sido imunizados anteriormente, recebam a nova dose este ano.

Números locais
Teresópolis terá vacinação contra a gripe em todos os postos de saúde, unidades básicas de saúde e PSFs, da cidade e do interior.  A imunização vai até 31 de maio, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Em Teresópolis, o público-alvo da campanha é de 50.594 pessoas. Locais de vacinação: PSF Araras, PSF Beira Linha, PSF Granja Guarani, PSF Rosário, PSF Perpétuo, PSF Barra, PSF Pimenteiras, PSF Meudon, PSF Fonte Santa, PSF Quinta-Lebrão, PSF Granja Florestal, CES Várzea, Centro Materno Infantil, PSF Albuquerque, PSF Pessegueiros, UBS Pião, PSF Vargem Grande, PSF Venda Nova, UBS Bonsucesso e UBS Vieira.  

 

Compartilhar:






ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MP facilita venda de produtos de crimes relacionados ao tráfico

Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira prêmio de R$ 125 milhões

Polícia suspeita da participação de parentes na morte de pastor

Produtores rurais recebem placas de reconhecimento

PRF apreende carretas que transportavam etanol ilegalmente

        2742-9977   |   leitor@netdiario.com.br   |  Rua Carmela Dutra, 765 - Agriões Teresópolis/RJ