Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Uso de máscara passa a ser obrigatório também no transporte público

Prefeitura aponta que medida pode ser o início do caminho para reabertura das lojas e empresas

Marcus Wagner

Nesta quinta-feira, 16, o prefeito Vinícius Claussen assinou um novo decreto ampliando a obrigatoriedade do uso de máscaras para o transporte público em Teresópolis como complemento às medidas do decreto anterior que trouxe a mesma exigência para clientes e funcionários de empresas liberadas para funcionar neste período de quarentena. 
De acordo com o texto oficial, “fica obrigado o uso de máscaras descartáveis, cirúrgicas ou de pano em ônibus, vans, táxis, veículos de transporte por aplicativo e demais transportes coletivos e individuais”. 
Em um pronunciamento realizado pela internet na noite desta quinta-feira, o prefeito e seu vice Ari Boulanger afirmaram que esta ampliação do alcance desta obrigação do uso de máscaras como “um caminho para a reabertura das empresas de Teresópolis”. 
A mesma ideia é partilhada pelo Sincomércio, entidade patronal do comércio, que está promovendo articulações para poder viabilizar a reabertura das lojas, sem que haja risco à saúde pública.
O Sincomércio está em conversas com artesãos da Feirinha para propor que produzam máscaras reutilizáveis para os comerciantes comprarem. De acordo com a instituição, a distribuição da proteção nas lojas com as regras de distanciamento e controle do número de clientes vai possibilitar aos empresários assumir um compromisso com os cuidados, possibilitando ao comércio reabrir para voltar vender e garantir o andamento da economia e manutenção de empregos no município.

Início da obrigatoriedade 
Nesta quinta-feira, 16, os estabelecimentos comerciais, financeiros e de serviços de Teresópolis passaram a adotar as novas medidas obrigatórias para o funcionamento durante o período de quarentena no município para atender o Decreto Municipal 5278/2020. As empresas tiveram que se adaptar para poder controlar a entrada dos clientes que agora só podem permanecer no interior das lojas utilizando máscaras. Empresas como supermercados, drogarias, agências bancárias e lotéricas passaram a restringir seus acessos para fazer o controle sobre a entrada dos clientes, mas houve outras que se mantiveram inalteradas, apenas realizando a abordagem às pessoas. 
O decreto assinado pelo prefeito Vinicius Claussen na segunda-feira determina que as empresas forneçam máscaras a seus funcionários e só permitir a entrada de clientes que estejam utilizando esta proteção para aumentar a prevenção contra o coronavírus no município. “É de responsabilidade dos estabelecimentos comercial, empresarial ou bancário garantir que o acesso em suas dependências, quando for permitido, se dê de maneira ordenada, de forma a evitar aglomerações e somente para clientes com máscara”, diz o parágrafo único do Artigo 14 do Decreto Municipal.
Pelo que se pôde notar, houve um entendimento e uma adesão por parte da população a essa determinação, com a utilização de máscaras descartáveis e de pano, mesmo assim algumas pessoas acabaram barradas em algumas lojas. Em filiais dos supermercados Redeconomia funcionários deram máscaras a clientes que não tinham.
O decreto em vigor ainda determina que: “O estabelecimento comercial, empresarial ou bancário que possuir autorização para permanecer aberto, com ou sem limitação, deverá intensificar a higienização e limpeza, fornecendo máscaras aos seus funcionários, valendo-se como práticas de saúde pública a adoção das seguintes medidas”. 
Outras medidas exigidas envolvem o afastamento mínimo entre as pessoas, regras de sanitização, limpeza dos espaços e orientações aos funcionários.

Tags

Compartilhe:

Edição 28/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas
le canton

Promoção de Páscoa no Parc Magique e fazendinha do Le Canton

Inscrições para Chamada Pública da Agricultura Familiar para compor a merenda escolar terminam na próxima quarta-feira

Vacinação no Teresópolis Shopping

Prefeitura diz que merenda ruim é pontual e que a denúncia do SindPMT foi genérica

Adiado o pregão para compra de insumos para o hemonúcleo municipal

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE