Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Universidades e centros de formação ampliam opções de cursos na cidade

Há mais de cinquenta anos, Teresópolis dava um passo importante para contribuir com a educação não só da cidade, mas também de toda a região, e mesmo sem ter consciência deste impacto, proporcionava aos seus cidadãos, a possibilidade de crescer, desenvolver e progredir. Do sonho de um grupo de apaixonados pelo município, surgia o ambicioso projeto de uma Faculdade de Medicina, sonho esse que deu margem ao surgimento de outras dezenas de cursos e formações que nestas seguidas décadas lançaram milhares de profissionais para o país e para o mundo. Essa vocação para uma cidade de formação intelectual e capacitação profissional nunca foi tão valorizada como hoje, quando iniciamos um ano de promessa de muitas mudanças e crescimentos com o anúncio de ampliação considerável na oferta de cursos e modalidades oferecidas nas melhores e mais importantes instituições da cidade.

Há mais de cinquenta anos, Teresópolis dava um passo importante para contribuir com a educação não só da cidade, mas também de toda a região, e mesmo sem ter consciência deste impacto, proporcionava aos seus cidadãos, a possibilidade de crescer, desenvolver e progredir. Do sonho de um grupo de apaixonados pelo município, surgia o ambicioso projeto de uma Faculdade de Medicina, sonho esse que deu margem ao surgimento de outras dezenas de cursos e formações que nestas seguidas décadas lançaram milhares de profissionais para o país e para o mundo. Essa vocação para uma cidade de formação intelectual e capacitação profissional nunca foi tão valorizada como hoje, quando iniciamos um ano de promessa de muitas mudanças e crescimentos com o anúncio de ampliação considerável na oferta de cursos e modalidades oferecidas nas melhores e mais importantes instituições da cidade.
Hoje, além do UNIFESO, que foi a entidade percussora desse sonho ambicioso de transformar Teresópolis em uma cidade com vocação acadêmica, UNOPAR, e CENTENA, anunciam novidades para este ano de 2019. Opções que vão permitir maior capilaridade entre as formações possíveis e também democratização deste acesso ao ensino superior ou técnico. São financiamentos próprios, programas sociais federais e estaduais, além de preços convidativos para quem deseja estar mais bem preparado para o mercado de trabalho e contribuir para o crescimento do município com uma atuação mais profissional e eficiente neste mercado teresopolitano, que ainda guarda muitas oportunidades e potencialidades. Com relação as novas graduações sendo ofertadas, diversas são as opções de atuação no mercado de trabalho e com o diferencial de estarem baseadas em pesquisas de opinião que levantaram as demandas por essas novas áreas de conhecimento, dando uma resposta aos anseios de muitos teresopolitanos. Psicologia, Arquitetura e Urbanismo, licenciaturas e formações técnicas são alguns destes destaques.

– Duas grandes novidades no UNIFESO para 2019

A trajetória do UNIFESO se confunde com a de Teresópolis, e sua capacidade de apostar e investir na potencialidade do teresopolitano está praticamente no DNA da instituição. A excelência no ensino também é uma marca registrada do UNIFESO, seja na produção de tecnologia vinda da área de exatas, na formação de profissionais da saúde que colaboram para a melhoria na qualidade de vida, ou na busca de uma sociedade mais justa por meio da atuação dos profissionais da área das ciências humanas. Pensando nisso, diversos novos cursos devem ser acrescidos aos já vitoriosos cursos hoje ofertados com destaque para duas grandes novidades para esse ano de 2019: Arquitetura e Urbanismo e Psicologia.
O curso de Arquitetura e Urbanismo já está com processo seletivo de Vestibular aberto, nas modalidades de Agendamento e ENEM, para ingresso no primeiro semestre de 2019. Estão disponíveis 80 vagas para o curso, que será noturno, das 19h às 22h, com aulas três vezes na semana. A nova graduação pretende atender a uma demanda reprimida de estudantes teresopolitanos que, antes, tinham que ir para outras cidades para estudar. A professora Vivian Paim, diretora do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) do UNIFESO, explica que Teresópolis tem uma demanda muito forte na área de planejamento urbano e que a perspectiva com o novo curso é de contribuir para a cidade. “Arquitetura tem o olhar da construção, ou seja, conversa com a Engenharia Civil, mas também leva em conta a História da Arte. Para Teresópolis será um ganho muito grande, no que diz respeito ao planejamento urbano e à construção sustentável, que remetem muito à característica da nossa região”, diz. O curso de Arquitetura e Urbanismo faz parte do Centro de Ciências e Tecnologia e será realizado no novo prédio do campus Quinta do Paraíso, no Vale do Paraíso. O edifício terá três pavimentos e vai abrigar laboratórios com tecnologia ponta e salas de aula inovadoras. Boa parte da infraestrutura de laboratórios do curso já está pronta. Além destes, outros dois laboratórios profissionalizantes serão instalados. 
Outra boa novidade foi a verificação por parte do MEC para as condições institucionais de abertura do curso de graduação em Psicologia. O curso de Psicologia tem duração de cinco anos e precisa passar, obrigatoriamente por uma visita de autorização do MEC. A graduação é regulada pelos Conselhos Nacionais de Saúde e de Educação, pois trata-se de um curso interdisciplinar, com processo de avaliação rigoroso. A professora Mariana de Castro Moreira, coordenadora da graduação em Psicologia, explica que a comissão do MEC avaliou o curso em dimensões: proposta pedagógica, corpo docente e instalações e equipamentos. “A nota que recebemos é fruto da qualidade das nossas instalações, da competência da nossa equipe, da inovação do projeto pedagógico, do nosso caráter interdisciplinar e do compromisso do UNIFESO com o desenvolvimento do município”, diz. 
Os estudantes interessados em fazer o Processo Seletivo Agendado para o curso de Arquitetura e Urbanismo podem se inscrever gratuitamente pelo site do UNIFESO ou diretamente na Central de Matrícula e Relacionamento, localizada no campus Antonio Paulo Capanema de Souza (Av. Alberto Torres nº 111 – Alto), até 28 de janeiro de 2019. O candidato deverá preencher a ficha de inscrição com dados pessoais fidedignos e selecionar data e hora para realizar a prova de redação, podendo também agendar pelo telefone (21) 2641-7057. Já o candidato aprovado pelo exame do ENEM em um dos exercícios de 2016, 2017 ou 2018 com, no mínimo, 450 pontos na redação, tem este exame aproveitado para o Processo Seletivo de Ingresso no curso. O interessado poderá preencher a ficha de inscrição no site do UNIFESO ou comparecer ao campus Antonio Paulo Capanema de Souza. Após a inscrição, o candidato deve ir à Central de Matrícula e Relacionamento para efetuar a matrícula, munido do resultado da prova de redação do ENEM.

– Ensino Técnico: Centena é líder no segmento de escolas técnicas no país

Com sede em Teresópolis, o curso Centena foi eleito líder no segmento de escolas técnicas do país e recebeu certificações internacionais do Prêmio Latin American Quality Awards 2018, organizado pela Latin American Quality Institute. O encontro internacional Quality Festival, maior encontro latino-americano na área da Qualidade e Governo, e de premiação, reuniu cerca de 500 empresários da América Latina e África nos dias 20, 21 e 22 de novembro, em Punta Del Leste, no Uruguai. O Centena foi reconhecido pela sua gestão empresarial e o compromisso com a qualidade total como empresa. Entre as certificações internacionais, o curso recebeu os certificados “Global Quality Certification"; “Master In Total Quality Administration; “Master In Educational Quality Administration"; “Quality Education–Institutional Leader” e “Educational Quality Leader”. Neiva Gonçalves, idealizadora do Centena, e Geise Gonçalves Branco, diretora do Centena, representaram o curso no evento. “É muito importante receber um reconhecimento como este. É resultado de um trabalho sério e de muita dedicação de equipe, professores, alunos e todos que nos ajudaram a chegar até aqui”, destaca Geise. 
Este ano o Centena ampliou a grade de cursos oferecidos para atender demandas do mercado de trabalho. Além dos cursos na área de saúde, idiomas e informática, a instituição abriu novas turmas para os cursos técnicos nas áreas de Administração, Marketing, Logística, Meio Ambiente e Radiologia que são oferecidos nas Unidades de Teresópolis e na recém-inaugurada Unidade de Nova Friburgo, também na região serrana. Em Teresópolis, o Centena é a única instituição que possui um laboratório-escola para aulas prática para a formação de Técnicos de Radiologia. Mais informações sobre cursos, carreira e empregabilidade basta acessar www.centenacurso.com.br . 

– Maior universidade a distância do Brasil segue com investimento em Teresópolis

Buscando atender as necessidades educacionais da população de Teresópolis e com o compromisso de promover a democratização do ensino superior no país, a UNOPAR promoveu ao longo do ano passado mais uma grande ampliação no número de cursos ofertados. O objetivo é proporcionar aos estudantes acesso a um ensino à distância de referência, qualificação no âmbito profissional e destaque no mercado de trabalho. Para esse vestibular para o primeiro semestre de 2019, a UNOPAR disponibiliza mais de quarente cursos de graduação, como Agronomia, Farmácia, Enfermagem, Arquitetura, Nutrição, Engenharias, entre outros. O destaque absoluto são os chamados “cursos premium”, ou seja, aqueles que demandam laboratórios para aulas práticas. Foram montados laboratórios e cenários de prática específicos com materiais e estruturas que não deixam a desejar a nenhum cenário do mercado de trabalho. Confira a lista de cursos disponíveis em Teresópolis:
Administração
Agronomia
Agronegócio
Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Arquitetura e Urbanismo
Artes Visuais
Ciências Biológicas
Ciências Contábeis
Ciências Econômicas
Comércio Exterior
Design de Interiores
Educação Física – bacharelado
Educação Física – licenciatura
Embelezamento e Imagem Pessoal
Enfermagem
Engenharia Civil
Engenharia da Computação
Engenharia de Produção
Engenharia Elétrica
Engenharia Mecânica
Estética e Cosmética
Farmácia
Filosofia
Física
Gastronomia
Geografia
Gestão Ambiental
Gestão Comercial
Gestão da Produção Industrial
Gestão Financeira
Gestão Hospitalar
Gestão Pública
História
Letras – Português
Letras – Português e Espanhol
Letras – Português e Inglês
Logística
Marketing
Marketing Digital
Matemática
Nutrição
Pedagogia
Processos Gerenciais
Química
Recursos Humanos
Segurança do Trabalho
Segurança Privada
Segurança Pública
Serviço Social
Serviços Jurídicos, Cartorários e Notariais
Sociologia
Teologia
Turismo
 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 26/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio

Grupo de palhaços leva esperança e alegria para hospitais de Teresópolis

Leilão de veículos em Teresópolis: Prefeitura divulga datas para visitação

IRPF: Teresópolis Shopping recebe a ação “Declare Certo 2024”

Assessora demitida vai à Justiça por reparação de danos morais

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE