Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

UNIFESO lança curso de extensão em Tecnologia Cervejeira

O objetivo da novidade é oferecer ao mercado que mais cresce na região uma visão real e abrangente da profissão do cervejeiro

Anderson Duarte

O primeiro curso de extensão em Tecnologia Cervejeira de Teresópolis será realizado no UNIFESO, e com grande expectativa de promover capacitação e profissionalização em uma das nossas maiores potencialidades levantadas nos últimos anos. Recentemente nossa região recebeu uma grande notícia, quando foi instituída a Rota Cervejeira do Rio de Janeiro, que une as principais cervejarias das cidades de Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu, Guapimirim e Santa Maria Madalena, e tem como objetivo proporcionar aos visitantes uma imersão na cultura da cerveja, na gastronomia, misturado ao rico cenário de montanhas, cachoeiras cristalinas, parques naturais e tantos outros atrativos turísticos da região. Neste contexto propício, surge a ideia de um projeto de formação e profissionalização na área, oferecido em agosto no Centro Universitário. Nesta terça-feira, 19, a coordenadora de extensão da instituição, Michelle Bronstein, e o professor e idealizador do curso, Luciano Vilela estiveram no programa Jornal Diário na TV e apresentaram a novidade para a cidade.
“O potencial turístico do município é um dos principais fatores de sucesso do modelo de negócio. Nós desenvolvemos esse curso com a ideia de unir isso tudo, mas também de proporcionar ao pequeno cervejeiro, ao empreendedor da área, a possibilidade de encontrar uma capacitação que vai impulsionar o seu negócio. O casamento entre os atrativos naturais com a indústria cervejeira torna nossa cidade, na verdade a nossa região, capaz de competir com diversos outros destinos. A cervejaria é capaz de beneficiar o setor turístico da serra, gerando empregos, renda e melhorando a qualidade de vida das pessoas”, explicou o mestre cervejeiro Luciano.
Durante o bate papo no programa, Michelle Bronstein destacou também que junto com o curso vem a utilização dos espaços do Centro Universitário e muita prática. “Como o Luciano disse bem a nossa região une bem a gastronomia, o turismo e a promoção dos destinos onde as cervejarias estão instaladas, mas falta uma visão mais profissional para alguns empreendimentos que podem se unir a esse movimento tão grande que é a Rota Cervejeira. O curso tem como objetivo oferecer ao aluno uma visão real e abrangente da profissão do cervejeiro”, enaltece Michelle, que é complementada por Luciano. “Vamos promover nos dois modelos os principais conceitos de todo processo produtivo desde a malteação até o envasamento, passando por importantes aspectos de qualidade físico-química, microbiológica e sensorial. Um verdadeiro aperfeiçoamento técnico, com teoria e prática”, explica.


O esforço não é para menos, além da nossa Rota Cervejeira aqui no estado, o Brasil ocupa atualmente a terceira posição do ranking como produtor e consumidor de cerveja no mundo e o setor representa 12% da indústria nacional e 2% do PIB do país. Hoje, no estado do Rio de Janeiro cerca de 350 mil empregos diretos e indiretos estão ligados à produção de cerveja. “Além de capacitar o participante em temas variados relacionados ao universo cervejeiro, na teoria e na prática, para que ele possa iniciar carreira como cervejeiro profissional em cervejarias de pequeno, médio ou grande porte, ainda estamos visualizando esse contexto favorável de nossa região como possibilidade de recebermos muitos alunos de fora da cidade. Como vai acontecer no fim de semana, abre essa possibilidade”, explica Luciano.
O curso de extensão em Tecnologia Cervejeira oferecido pelo UNIFESO já está com as inscrições abertas e tem o objetivo de atender a necessidade do mercado, que busca por conhecimentos em tecnologia cervejeira, qualidade e gestão dos processos. O curso de tecnologia cervejeira surge para atender a uma demanda de cursos de aperfeiçoamento por parte de cervejeiros caseiros que já possuem certa experiência no processo produtivo ou profissionais do ramo buscando uma formação de qualidade em conteúdos de insumos e processos. Todas as disciplinas são consideradas para iniciantes, ou seja, os assuntos serão abordados a partir do básico, avançando até as práticas mais usuais no cotidiano de um cervejeiro. Para unir a arte e a técnica na produção de cerveja é necessário aprofundar os conhecimentos a respeito da tecnologia cervejeira. Este curso visa fornecer o domínio de todo o processo produtivo aos mais exigentes padrões de qualidade de forma a otimizar e inovar na fabricação cervejeira.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Feriado de São Jorge com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Três flagrados com cocaína e maconha no Meudon

Horas extras do magistério: proposta da PMT rejeitada pelos servidores

P2 prende acusado de tentativa de homicídio no Fischer

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE