ASSISTIR AO VIVO

REDES SOCIAIS

INSCREVA-SE NO

Unifeso inicia parceria com prefeitura de Nova Friburgo

Data: 15/03/2018

A parceria firmada entre o UNIFESO e a prefeitura municipal de Nova Friburgo foi formalizada através do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino ? Saúde (COAPES) - Foto GeCom/UNIFESO

Em comemoração ao início de uma parceria entre o Centro Universitário Serra dos Órgãos e a prefeitura de Nova Friburgo, visando fortalecer a integração das ações de saúde em conjunto com as atividades educacionais de Integração, Ensino, Trabalho e Cidadania (IETC), o UNIFESO realizou na última semana a “Ação Social de Saúde e Cidadania” na Praça Getúlio Vargas, principal área de lazer da região central do município vizinho. Cerca de 70 estudantes, acompanhados de professores das áreas de Saúde, Tecnologia e Humanas e Sociais, participaram deste marco histórico para a região, interagindo com as pessoas e mostrando conhecimento e prática na área em que atuam.
A parceria firmada entre o UNIFESO e a prefeitura municipal de Nova Friburgo foi formalizada através do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino – Saúde (COAPES), assinado também no dia 7, no gabinete do prefeito Renato Bravo, que se mostrou muito animado e com boas expectativas. “É motivo de muito orgulho assinar este acordo, e mais ainda, estar trabalhando e contribuindo para que isso aconteça”, declarou o prefeito. 
Na reunião para a assinatura do Contrato Organizativo, representaram o UNIFESO os professores Luís Eduardo Possidente Tostes, Diretor Geral da Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO); José Feres Abido de Miranda, Pró-Reitor Acadêmico; e Manoel Pombo, coordenador do curso de Medicina; acompanhados das professoras e Diretoras Ana Maria Gomes de Almeida, do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS); Mariana Beatriz Arcuri, do Centro de Ciências da Sáude (CCS); e Vivian Telles Paim, do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT). Eles foram rebidos pelo Prefeito Renato Bravo, pelo Secretário de Saúde Christiano Huguenin, entre outros representantes do Governo Municipal de Nova Friburgo, aproveitando a oportunidade para levantar possibilidades de parceria em diversas outras áreas. 
“A iniciativa desse convênio com o UNIFESO é um sonho antigo da administração pública da cidade, haja vista nossa carência de profissionais. Isso é um ganho muito bom para a população no que diz respeito ao atendimento médico, tanto no hospital e na maternidade, quanto no avanço na atenção básica. Para o UNIFESO, será mais um campo para levar os acadêmicos a uma formação plena”, declarou Christiano Huguenin, Secretário de Saúde de Nova Friburgo. 
Na reunião, o professor Luis Eduardo Tostes confirmou que o foco do convênio é contribuir para a definição de uma melhor organização do Sistema Único de Saúde (SUS). “Trazer o nosso curso de Medicina para Nova Friburgo é uma oportunidade de se discutir organização ensino-serviço e contribuir para definição de ações de saúde para o município e região. É uma situação em que todos ganham, sobretudo a sociedade”, avaliou o Diretor Geral da FESO. 

Qualificando e ampliando o atendimento
O acordo visa integrar o ensino com os serviços prestados na área da saúde pública, impactando positivamente na qualidade da formação dos profissionais desta área e em ações decorrentes. Trata-se da ampliação dos cenários de prática do curso de Medicina no município, o que vai refletir na qualidade e na quantidade de atendimentos prestados ao Sistema Único de Saúde (SUS) da Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, alavancando os indicadores de saúde da população. “Por evidências de uma pesquisa que fiz, posso afirmar que, ao comparar municípios de portes semelhantes no Estado do Rio de Janeiro, os que dispunham de escolas médicas inseridas no SUS tinham indicadores de saúde melhores do que aqueles que não as tinham. O estudo demonstra ainda que, mesmo os municípios que tenham um gasto per capita maior com saúde, não necessariamente apresentam os melhores indicadores nesta área”, apontou o professor José Feres Abido Miranda, Pró-Reitor Acadêmico do UNIFESO.
Ele explica que a presença de estudantes e docentes na rede SUS qualifica e amplia as possibilidades de atendimento, aumentando os recursos humanos em diferentes níveis de atenção à saúde, além de capacitar os profissionais já inseridos na rede abrindo a possibilidade de pós-graduação e residência médica. Uma oportunidade que vai ao encontro da missão do UNIFESO em ampliar a sua inserção regional, feita de acordo com as necessidades e as demandas dos municípios parceiros que venham a integrar este processo. “Percebi em Nova Friburgo a vontade política e o empenho em melhorar as condições de saúde da população. Os gestores deste município percebem que a parceria com o Centro Universitário é um dos caminhos que vai trazer benefícios para a população”, elogiou o professor José Feres.

 


Estudantes do curso de Pedagogia também participaram do projeto realizado na Praça Getúlio Vargas

 

Compartilhar:








ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Procura por vacinas contra Covid-19 em clínicas particulares é grande em Teresópolis

Floração em tons de rosa e roxo deixa Teresópolis mais colorida

Circuito Terê-Fri, experiências no turismo rural, gastronomia e história

Covid-19: Fiocruz aguarda neste sábado insumo para 12 milhões de doses

BR-116 tem recuperação de pavimento no trecho da Baixada

CLASSIFICADOS


        2742-9977   |   leitor@netdiario.com.br   |  Rua Carmela Dutra, 765 - Agriões Teresópolis/RJ

Desenvolvido por Agência Guppy