Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

UNIFESO empossa novas diretoras e coordenadores

Gestores assumem desafio de conduzir cursos em momento de transformação do processo educacional

Em cerimônia realizada na última segunda-feira, 26, o Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) empossou as professoras Edenise da Silva Antas como Diretora de Ensino a Distância; Elaine Maria de Andrade Senra como Diretora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão; Vivian Telles Paim como Diretora do Centro de Ciências e Tecnologia e Agnes Bueno dos Santos como coordenadora do curso de Nutrição; e o professor Rafael Murta Pereira como coordenador do curso de Engenharia de Produção, no Campus Antonio Paulo Capanema de Souza, no Alto.
À mesa solene, foram convidados os professores Luis Eduardo Possidente Tostes, Diretor Geral da Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO); Verônica Santos Albuquerque, Reitora do UNIFESO; José Feres Abido Miranda, Pró-Reitor Acadêmico; Ana Maria Gomes de Almeida, Diretora do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS); Mariana Beatriz Arcuri, Diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e os empossados. A professora Verônica Albuquerque, em seu discurso, reafirmou o mérito de cada gestor ao assumirem novos cargos, “dado ao crescimento, comprometimento e dedicação de cada na Instituição. Esta é uma marca do UNIFESO, a de formar nossos gestores em processo, reconhecendo as potencialidades na fidelidade”, afirmou a Reitora.
Em sua fala, o professor Luis Eduardo Tostes enalteceu o esforço de professores como eles, que partem da docência para assumir processos de gestão. “Temos muitos desafios para enfrentar, sobretudo o da transformação que acontece nos processos educacionais, com as questões da informatização e da tecnologia da informação e comunicação. Precisamos vencer esses desafios para que continuemos competitivos, seguindo a nossa missão institucional. Os que aceitam hoje participar deste desafio conosco, aceitando uma posição de maior responsabilidade, tem nosso agradecimento”, declarou o Diretor Geral referindo-se aos empossados.
 
Direção de Ensino a Distância (DEAD)
A professora Edenise da Silva Antas é Doutoranda em Ciencias Económicas pela Escuela de Posgrado da Universidad Nacional de La Matanza en la Ciudad Autónoma de Buenos Aires; Mestre em Educação e Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense – UFF. Atuou como subsecretária de projetos especiais do município de Itaboraí, como professora substituta das Universidades Federal Fluminense (UFF) e do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Foi professora convidada da Universidad Nacional de Quilmes, na Argentina.
Há 16 anos no UNIFESO, atuou como professora adjunta nos cursos de Pedagogia, Enfermagem, Engenharia de Produção e Engenharia Ambiental e Sanitária, assim como, nos cursos de pós-graduação de sua área formação. Como gestora, foi diretora de Planejamento e de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão. Publicou o livro “O Caráter Educativo dos Processos de Participação nas Organizações Econômicas Populares”; foi uma das organizadoras dos livros “Canto dos Poetas” volumes 1º e 2º, e foi autora de capítulo dos livros “Autoavaliação Institucional no UNIFESO: 15 Anos de Avaliação Transformadora” e “Reflexões sobre as mudanças curriculares na área de saúde: ativando processos”. “Com conhecimentos e saberes diferentes, caminhos e percursos distintos, confluimos para a realização cotidiana do nosso trabalho, com vistas à garantia e qualidade dos serviços educacionais e assistenciais ofertados”, assegurou a Diretora da DEAD na cerimônia de posse.
 
Direção de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (DPPE)
A professora Elaine Maria de Andrade Senra possui Doutorado e Pós-doutorado em Filosofia da Ciência pela UFRJ. É especialista em Ensino de Física pela UFF. Possui Licenciatura em Matemática pela FEAP. Atua principalmente nas Áreas de História da Ciência, Filosofia da Ciência, Epistemologia e Ensino de Engenharia. É professora titular do UNIFESO e professora colaboradora da UFRJ do Departamento de Pós-Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia da UFRJ. É membro do Comitê Científico do ENEGEP e Revisora da Revista Brasileira de História da Ciência. Foi diretora do Centro de Ciências e Tecnologia do UNIFESO. “Pretendo zelar pela indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão, que é um princípio orientador que garante um fazer acadêmico auntônomo, competente e ético”, garantiu ao receber a sua portaria de nomeação como Diretora da DPPE.
 
Direção do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT)
A professora Vivian Telles Paim possui graduação em Engenharia Agrícola e Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Viçosa e mestrado em Geociências no Programa de Ciência Ambiental da UFF. Concentra suas atividades nas áreas de Gestão Ambiental e Ensino em Engenharia. É coordenadora da Comissão Própria de Avaliação, do Grupo de Trabalho Sustentabilidade Socioambiental e do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do UNIFESO. Foi coordenadora do curso de Engenharia de Produção. Em seu discurso de posse, a nova Diretora do CCT compartilhou o desejo de “contribuir para esta equipe, constituída por profissionais de excelência. Minha missão enquanto diretora será o reconhecimento do nosso novo curso de Engenharia Civil e a ampliação das atividades de pesquisa e extensão, transformando o CCT em um centro de referência da Região Serrana”.
 
Curso de Nutrição
A professora Agnes Bueno é graduada em Nutrição pelo Instituto de Nutrição Josué de Castro (UFRJ), possui especialização em Nutrição Materno Infantil (UFRJ), mestrado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública e doutorado em Ciências pela Escola Nacional de Saúde Pública. Atuou como professora e pesquisadora na UFRJ nos cursos de graduação em Nutrição e Medicina e na UNIRIO no curso de Nutrição. Coordenou e foi docente do curso de Nutrição da Universidade Santa Úrsula e foi docente e pesquisadora do Instituto Metodista Bennett nos cursos de Nutrição, Fisioterapia e Educação Física. No UNIFESO, atua como docente nos cursos de Medicina, Odontologia e Enfermagem. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia e Saúde Ocupacional. Ao se dirigir aos presentes em sua posse, a coordenadora do curso de Nutrição contou que “dentro do UNIFESO tive a reaproximação com a minha área lecionando Nutrição Clínica no curso de Medicina, um diferencial que não existe em quase nenhum outro curso e uma experiência que tem sido fantástica. Agora estou confiante na sucesso do curso de Nutrição, que já tem grande procura”.
 
Curso de Engenharia de Produção
O professor Rafael Murta Pereira possui graduação em Engenharia Mecânica com ênfase em Petróleo e Gás pela UERJ. Possui mestrado em Engenharia Mecânica pela UFF onde atualmente é Doutorando em Engenharia Mecânica. Possui experiência profissional na área de projetos da indústria do óleo e gás, na área de Engenharia Mecânica e de equipamentos para plataformas de produção de petróleo e atualmente é professor assistente nos cursos de Engenharia Civil e Engenharia de produção do UNIFESO. “Venho com muito desejo e motivação assumir o cargo com o objetivo de garantir a qualidade do curso e a prosperidade da Engenharia em nossa região”, garantiu o novo coordenador.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Feriado de São Jorge com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Três flagrados com cocaína e maconha no Meudon

Horas extras do magistério: proposta da PMT rejeitada pelos servidores

P2 prende acusado de tentativa de homicídio no Fischer

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE