Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Unidade móvel do Sesc oferece mamografia e Papanicolau gratuitos

Montada na Praça Olímpica, estrutura começa a funcionar no dia 9 de agosto. Exames podem ser agendados nas unidades de saúde do município

Luiz Bandeira

Foi inaugurado nesta quinta-feira, 05, com a presença de autoridades e representantes da sociedade, o serviço de exames gratuitos para mulheres voltado para o combate ao câncer de mama e de colo do útero, numa parceria do Fecomércio, Sesc Teresópolis, Prefeitura Municipal de Teresópolis e apoio do Hospital de Amor, de Barretos no interior de São Paulo. A unidade móvel, equipada com moderna tecnologia, ficará baseada na Praça Olímpica pelos próximos cinco meses, funcionando diariamente, de segunda à sexta-feira, oferecendo exames de mamografia, fundamental para o diagnóstico precoce do câncer de mama, e Papanicolau/preventivo, que detecta anomalias que podem evoluir para o câncer de colo de útero. Em entrevista ao jornal O Diário e Diário TV, a diretora Regional do Sesc RJ, Regina Pinho, salientou a excelência dos exames e dos diagnósticos oferecidos na estrutura. “No Brasil, muitas mulheres morrem de câncer de colo de útero e de mama. Nenhuma de nós deveria mais morrer de câncer de colo de útero, porque é 100% curável quando o diagnóstico é perfeito, e essa unidade móvel faz um diagnóstico rápido e preciso. O Hospital de Barretos é referência no Brasil e no mundo com relação a esses dois tipos de câncer”.
A Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher funcionará como um braço do sistema municipal de saúde, com duas salas, uma equipada com mamógrafo e outra com mesa ginecológica para realização do Papanicolau. Mulheres nas faixas etárias recomendadas para os exames – 50 a 69 anos, para mamografia, e entre 25 e 64 anos, para o Papanicolau – podem agendá-los em postos de atenção básica do município. “A equipe de atenção básica do município está toda à disposição para trazer várias mulheres para fazer seus exames. Pretendemos bater recorde de exames e mostrar para a população o quanto é importante a saúde preventiva”, pontuou o secretário Municipal de Saúde, Antônio Henrique Vasconcellos.
As mulheres que estão fora dessas faixas-etárias também podem agendar o serviço, desde que tenham requisição médica proveniente do serviço público. Após realização do exame de mamografia, as imagens de Raio-X são remetidas via online ao Hospital de Câncer de Barretos (SP), também conhecido como Hospital de Amor. A instituição, que é referência nacional no tratamento do câncer, faz o laudo e o encaminha à Secretaria Municipal de Saúde, que, por sua vez, realiza a devolutiva aos pacientes. 

Exames
O Sesc RJ estima fazer cerca de 1.500 Papanicolau e 1.500 mamografias no período. A intenção é que os resultados de ambos os exames fiquem prontos em até 30 dias. Tradicionalmente, em razão do déficit desses equipamentos e da grande demanda, há casos em que mulheres aguardam de 3 a 9 meses para obter o laudo após a realização dos exames. Além dos exames, a equipe de saúde da unidade móvel fará atividades de educação em saúde, a fim de conscientizar a população feminina sobre o tema e assim ajudar no desenvolvimento socioeconômico de Teresópolis. "O Sesc RJ, emblematicamente, tem em seus quadros mais de 50% de pessoas do sexo feminino, e isso se repete também nos quadros gerenciais. Então a valorização da mulher está dentro do nosso DNA, e isso tem que ser olhado com muito carinho e muita atenção. Nosso país não pode mais conviver com o que aconteceu agora na pandemia, que é o aumento da violência contra a mulher. Nós temos que preservá-las e protegê-las", disse o presidente do Sistema Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, referindo-se aos benefícios que os exames oferecem à saúde feminina.
 
Horário de funcionamento
Segundas: 10h às 20h
Terças: 8h às 18h
Quartas: 8h às 20h
Quintas: 8h às 18h
Sextas: 7h às 13h

 

Tags

Compartilhe:

Edição 26/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Assessora demitida vai à Justiça por reparação de danos morais

Governo do Estado vai contratar 4.700 professores temporários para reforço imediato

A cidadã Madalena da Ponte Rucker

Morreu aos 81 anos a ex-vereadora Madalena Rucker

Veículos apreendidos: visitação do leilão será na próxima semana

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE