Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Unidade de Saúde do Pimentel recebe ação de plantio mudas

Trabalho em parceria com a Fiocruz tem como objetivo mostrar o valor medicinal de cada planta

Na última quinta-feira semana, a Unidade de Atenção Primária à Saúde do Pimentel recebeu o plantio de mudas de ervas com valor medicinal para servir como fonte de tratamento e educação dos pacientes e comunidade. A ação foi uma parceria com equipes da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Secretaria Municipal de Saúde de Teresópolis. A ideia do trabalho surgiu após um curso ministrado pela Fiocruz, intitulado “Educação popular e plantas medicinais na Atenção Básica à Saúde, que incluiu um representante de cada unidade de saúde da cidade e interior. Durante as aulas, que ocorreram entre julho e início de outubro, foi mostrada a importância de cada planta, que inclui o valor medicinal dela.
As aulas foram lideradas por Grasiele Nespoli e Camila Borges, ambas professoras e pesquisadoras da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz. “Partimos das experiências e memórias dos participantes e da investigação e sistematização das plantas medicinais usadas pela população”, explica Grasiele Nespoli. Ao fim do curso, foram apresentados projetos de intervenção nas unidades e a localizada no Pimentel foi a primeira a receber as mudas. Com ajuda de moradores, foram plantadas mudas de amora, louro, manjericão, hortelã, saião, capim limão, alecrim, camomila e romã.
A intenção da unidade é receber visita de alunos das escolas municipais, a começar pela do próprio bairro. “Nosso intuito é levar as farmácias vivas para perto dos profissionais de saúde e beneficiar a comunidade, ampliando as alternativas de tratamentos, difundindo o conhecimento das propriedades terapêuticas das plantas e orientando sobre o uso correto delas”, explica a enfermeira da unidade de saúde do Pimentel, Michele Melane.
Este plantio é apenas uma parte do projeto. Isso porque a equipe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) ainda apresentará um herbário com todas as plantas medicinais catalogadas e com as principais informações sobre o tratamento e uso delas. A manutenção dos canteiros será feita por profissionais dos próprios postos de saúde que passaram por uma formação de procedimentos básicos de manejo e cuidados necessários de hortas medicinas.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 28/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas
le canton

Promoção de Páscoa no Parc Magique e fazendinha do Le Canton

Inscrições para Chamada Pública da Agricultura Familiar para compor a merenda escolar terminam na próxima quarta-feira

Vacinação no Teresópolis Shopping

Prefeitura diz que merenda ruim é pontual e que a denúncia do SindPMT foi genérica

Adiado o pregão para compra de insumos para o hemonúcleo municipal

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE