Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Um Natal mais feliz na oncologia do Hospital São José

HSJ realiza cantata e chegada do Papai Noel em um dos setores mais procurados da unidade

Marcello Medeiros

A difícil luta contra o câncer, doença que acomete centenas de teresopolitanos, ganhou um dia menos dolorido e, digamos, mais colorido para aqueles que são atendidos no Centro de Oncologia do Hospital São José. Nesta quinta-feira (20), as equipes de diversos setores da unidade se uniram para levar um pouco de alegria para os pacientes que enfrentam tamanha adversidade. O setor recebeu decoração especial, apresentações musicais promovidas pelos próprios funcionários e pelo cantor Hugo Rocha e até a visita do Papai Noel, sem esquecer um lanchinho especial para os atendidos e seus familiares. Uma das responsáveis pela bonita cantata natalina, a Irmã Laura Benicá relatou ao jornal O DIÁRIO a importância desse movimento para os que enfrentam patologias diversas e tratamento clínico, cirúrgico e quimeoterápico. Voluntária em diversas ações do tipo, ela conhece bem a necessidade de tais intervenções, pois já esteve do outro lado dessa história. “Acho que é o mínimo que podemos fazer, trazer alegria para essa gente nesse momento sofrido. E Natal é festa, é alegria, é Jesus que nasce no coração. Ele continua vivo atuante em cada coração. É o mínimo que podemos fazer por esse povo que está aqui hoje, mostrando também que o Natal não é só festa exterior, faz parte das celebrações, de família reunida, sem esquecer do personagem principal homenageado que é Jesus”, enfatiza. “Passei por tudo isso que eles estão passando aqui. É um momento realmente difícil, por isso trazemos mais carinho para esse povo. Mostramos que com fé a gente pode vencer. E é vencer a cada dia, viver o dia de hoje. O amanhã está nas mãos de Deus e o ontem já passou”, completa.
O Centro de Oncologia do Hospital São José é referência no tratamento contra o câncer de mama em âmbito estadual, além de outras áreas de acompanhamentos. Uma equipe altamente especializada de oncologistas clínicos e cirurgiões, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, farmacêuticos e assistentes sociais trabalha voltada para tratar cada caso com total dedicação, atendendo com amor e carinho. E, além das necessidades hospitalares, todos esses funcionários passam não só o Natal, mas todo o ano pensando em como amenizar as dores daqueles que precisam muito mais do que medicamentos ou procedimentos médicos.
“Aqui na verdade a gente se torna uma família. Sempre que um paciente termina a quimioterapia quimioterapia faz festa para a equipe. É com empatia que temos aprendido todos os dias, se colocando no lugar do outro e imaginando como gostaríamos que fossemos atendido se fosse a gente. É uma troca diária de carinho e amor”, lembra Ana Paula Gonçalves Teixeira, do setor de Procedimentos e Qualidade e uma das cantoras do Coral do HSJ.

Novas famílias
Conhecida pelo seu alto astral e consequente bom humor, a Supervisora de Enfermagem Alexandra Gallindo é outra entusiasta quando se fala na importância de realizar eventos como o “Natal da Oncologia”. “A gente se planeja o ano inteiro para poder realizar algum evento para eles, para trazer um pouquinho de amor e esperança a cada dia. Afinal, cada dia para eles aqui é um momento de esperança, de vida. Trabalhos, buscamos parceiros e pessoas que abracem a ideia de proporcionar aos pacientes esse momento de amor e alegria.  Acaba que não tem como não ser somente as equipes de enfermagem, oncologia e pacientes separadamente. Acabamos assumindo pacientes para a gente, como um familiar. Trabalhamos muito com humanização, com amor ao próximo, com o cuidar com amor. Esse é o lema do HSJ, cuidar com amor nossos pacientes”, destaca.
Há quase cinco meses em tratamento no Hospital São José, o aposentado Osmar Martins agradeceu todo o carinho dispensados pelos profissionais da saúde e equipes de apoio da unidade. “Eu costumo falar que essa doença minha não é simplesmente uma doença, mas uma benção de Deus. Estou sendo abençoado desde que fui operado e vim para cá. A cada dia estou sendo abençoado e hoje então a gente está vendo é Deus que está aqui nesse lugar, através dessas pessoas. Oro todos os dias por esse hospital e todos que estão aqui, trabalhando ou fazendo o tratamento. Isso aqui é uma coisa fora do comum, a gente não vê isso em lugar nenhum”, comemora. 


Pacientes do Centro de Oncologia recebem carinho e posam para a tradicional foto como Papai Noel

Tags

Compartilhe:

Edição 23/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Dengue: Teresópolis chega 965 casos em 2024

“Jantar Imperial” neste sábado no restaurante Donna Tê em Teresópolis

Coréia: um mês após tragédia moradores ainda aguardam o poder público

Oposição impede urgência para projeto que substitui antigo DPVAT

Redução de IR para motoristas de táxi e aplicativos é aprovada pela CAE

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE