Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

UERJ abre nova turma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial

Aulas serão ministradas no campus de Teresópolis com oferta de 30 vagas

Marcus Wagner

A sede da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em Teresópolis divulgou o edital para a abertura da segunda turma da Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial.  O curso gratuito será ministrado no campus Teresópolis, localizado na Avenida Lúcio Meira, 233, na Várzea. Para concorrer a uma das vagas, os candidatos devem se inscrever no processo seletivo a partir do dia 3 de fevereiro. 
A instituição vai ofertar 30 vagas da Pós-Graduação Lato Sensu, por meio do edital que foi publicado em seu site. Os candidatos devem possuir graduação completa em qualquer área e a duração do curso é de 15 meses.  “O especialista formado pode atuar em gestão pública, na iniciativa privada e também em associações. Primeiro é preciso entender a dinâmica do território, quais são as forças que fazem com que ele se desenvolva para entender os gargalos e propor soluções”, explicou  Rafael Fortunato, professor adjunto do Departamento de Turismo da UERJ. 
De acordo com o professor, esta é uma grande oportunidade para quem deseja desenvolver conhecimentos acerca das práticas que podem melhorar a qualidade de vida da sociedade com a utilização de parâmetros importantes do meio ambiente, da cultura, da educação e da economia. “É um curso interdisciplinar, focado nestas quatro grandes áreas. Ele é aberto para todo tipo de graduado que queira se especializar em Desenvolvimento Territorial, tentando articular estas quatro áreas que são extremamente importantes quando se pensa nesse tema”, destacou.
O estudante do curso passa a compreender as dinâmicas territoriais em diferentes escalas para então ter o embasamento para desenvolver propostas inovadoras que consigam causar um impacto positivo e transformador, daí a importância destes profissionais na elaboração de políticas públicas. 
Os interessados já podem tomar conhecimento de outras informações através do edital como preparação o processo seletivo que engloba prova escrita, com um texto a ser lido, análise de currículo e uma entrevista. 
Apesar de não sediar mais o curso de Turismo que foi transferido para a capital, o campus da UERJ em Teresópolis continua firme em suas atividades educacionais. Além da Pós-Graduação Lato Sensu, a instituição em breve deve começar a oferecer vagas para Mestrado, algo que já está em fase adiantada de estruturação. 
Com toda essa dedicação em produzir profissionais de grande valor para Teresópolis, o professor Rafael Fortunato propõe que a gestão municipal possa realizar parcerias em favor da população: “Temos hoje 31 projetos sendo pensados dentro na nossa pós-graduação, são 31 pessoas fazendo pesquisa e depois propondo soluções para que possamos caminhar rumo ao nosso desenvolvimento territorial. Nossa proposta é no mês de julho deste ano realizar um grande evento para mostrar todos esses trabalhos para a população do município de Teresópolis. Gostaríamos de receber um olhar um pouco mais carinhoso por parte da gestão municipal para que a prefeitura se beneficie também, usar esse conhecimento especializado de pessoas que fazem um trabalho muito sério”, disse.
Informações através do site www.dtur.uerj.br ou pelo telefone (21) 3641-0846.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 28/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prefeitura diz que merenda ruim é pontual e que a denúncia do SindPMT foi genérica

Adiado o pregão para compra de insumos para o hemonúcleo municipal

OAB e Unifeso promovem curso de Direito Previdenciário

Prefeitura já tem as organizações que deverão contratar trabalhadores para substituição do POT

Rua Dr. Aleixo continua interditada

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE