Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

UBS móvel do Caleme doa peças para enxoval de bebê a gestantes

Ação busca promover o atendimento para grávidas de baixo risco na unidade do bairro

Para promover os cuidados de pré-natal a gestantes de baixo risco, a Unidade Básica de Saúde do Caleme, iniciou um projeto que envolve trabalhos artesanais e toda a comunidade. A ideia é simples: a doação de roupas para bebês, de mães que são atendidas pelas equipes da UBS. A Secretaria Municipal de Saúde começou o serviço pré-natal no Caleme, mas devido à baixa adesão dos moradores, a solução de engajar a comunidade partiu da equipe de profissionais da unidade. De acordo com a enfermeira Fabiane Braga, “nós estamos tentando encantar a comunidade para que ela faça o pré-natal aqui no bairro. É o gancho que precisamos para que a gestante venha e conheça a nossa proposta”.
Desta forma, as gestantes que visitam a unidade recebem peças de roupas para ajudar no enxoval dos bebês. Dentre os itens estão mantas, cobertores e gorros produzidos de forma manual por uma artesã parceira do projeto. Até o momento já foram entregues cerca de 71 itens para as moradoras do bairro. “Eu entrei em contato com a associação de moradores e eles me falaram sobre o atendimento feito pela equipe do posto de saúde. Eles se interessaram na entrega das peças para bebês, e então começamos a arrecadar as cobertas”.
O envolvimento com a comunidade aconteceu através da unidade com a associação de moradores do Caleme, que orienta as gestantes a procurarem o tratamento pré-natal. “A equipe da UBS entrega as mantas às mamães que vão fazer consulta médica. É um trabalho muito bonito, feito à mão, e as mamães estão adorando. É um incentivo para que as mulheres procurem o atendimento médico do bairro”, disse Lucinéia da Silva, presidente da associação de moradores do Caleme.
Uma vez na unidade, a gestante é acolhida pela equipe que realiza os primeiros trabalhos de cadastro para iniciar a realização do pré-natal. “Após o acolhimento das mamães, elas são direcionadas para os devidos profissionais da saúde – técnicos de enfermagem, enfermagem e médico”, explica a auxiliar administrativa e recepcionista da UBS, Cláudia Rejane.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 18/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Homem é preso com quatro armas e munições em Teresópolis

Governador Cláudio Castro nomeia novo secretário de Polícia Militar

Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente

Polícia Civil conclui inquérito e indicia por tráfico mulher que deu balas com droga para camareira de hotel em Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis confirma data do leilão de veículos apreendidos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE