Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Turismo rural e de experiência em Teresópolis

Agência oferece visita a propriedades de agricultura familiar e mostra um lado diferente do município

Marcello Medeiros

Teresópolis é a Capital Nacional do Montanhismo, cercada por três unidades de conservação ambiental e recheada de montanhas e cachoeiras cobiçadas por aventureiros do mundo inteiro. É também a cidade onde fica o principal centro de treinamento da Seleção Brasileira de Futebol, a Granja Comary, tem rica gastronomia e começa a se destacar com o turismo focado nas cervejas e cervejarias artesanais. Mas, apesar de muitos teresopolitanos ainda desconhecerem toda a potencialidade da terra de Teresa, é possível expandir ainda mais o leque de opções para visitante e angariar recursos com o “novo petróleo brasileiro”, o turismo. O crescimento populacional, o aumento da violência e outros problemas gerados pela pressão antrópica nas grandes cidades tem sido responsável pelo aumento do interesse por passeios em ambientes naturais, como os parques já citados, e por experiências em locais diferentes e, digamos, diferenciados. E, nesse quesito, o Segundo e Terceiro Distritos de Teresópolis têm muito a oferecer. Conhecer um pouco da produção agrícola que fornece alimentos diversos para todo o estado do Rio de Janeiro, em regiões cercadas por beleza cênica única, tem sido o destino de muitos turistas nos últimos meses.


Além das características naturais e lavouras que atraem olhares dos visitantes, interessados ainda em vivenciar um ritmo de vida e outros sabores gastronômicos, o momento de pandemia que vivemos tem contribuído para mudanças no setor turístico. Passeios mais rápidos, que podem ser feitos de carro ou ônibus, em cidades menores e próximas da capital, como Teresópolis, e para locais com menor aglomeração de pessoas, recebem cada vez mais destaque. De olho nesse mercado, a  Ecoplay tour tem trabalhado para oferecer experiências variadas em localidades da zona rural, com atividades ao ar livre, trilhas, vivências com produtores rurais, cavalgadas e piqueniques.
Julianna Rocha, proprietária da agência que tem seu foco no turismo de experiência rural e atuando no município há quatro anos, relata ter percebido esse aumento na procura, principalmente por pessoas que antes não se interessavam por esse tipo de atividade, que é naturalmente mais rústica, inclui vivências, caminhadas, contemplação de hortas e paisagens. “O turismo rural se tornou mais interessante à medida que possui muitos valores agregados, é também uma forma que as pessoas encontraram se conectar com o outro, com a comunidade local, com o alimento, com suas raízes e também com a natureza. É de fato uma experiência rica, significativa e inesquecível para quem nunca teve esse contato com o campo, sem contar que agrada a todas as idades", diz Julianna.

Os passeios
No roteiro “Experiência Rural” são visitadas duas propriedades de agricultura familiar, o sítio Da_Roça,  que oferece um clássico café da manhã do interior, através da recepção da Tia Ana, agricultora que mantém as tradições familiares, com aquele cafezinho passado na hora em fogão a lenha, e a visita em uma caverna conduzida pelo seu esposo Marcos. Na segunda propriedade são realizadas outras vivências, que começam logo na entrada do rancho Sabor da Roça. Além do almoço com tradicionais pratos e petiscos das localidades interioranas, os visitantes circulam pela propriedade conhecendo o ciclo do alimento, desde a compostagem, e podem colher “in loco” com a agricultora Rosana e seu esposo Ednei, conhecido como Pinheiro, que por conta da demanda dos turistas também começou a produzir cervejas artesanais.
Ainda segundo a guia Julianna, devido a pandemia foi necessário participar de capacitações e consultorias junto a entidades como o Sebrae, para se atualizar e entender as novas demandas, comportamentos e medidas de segurança necessárias para o retorno seguro das atividades de turismo. “Entre as medidas adotadas pela agência Ecoplay tour estão a aferição de temperatura dos passageiros, uso de máscara obrigatório durante todo o passeio, equipamento de proteção a individual, distanciamento mínimo entre pessoas, reforço de higienização das mãos, entre outras medidas que dependem de cada atuação”, relata. A agência já possui o selo do “Turismo Consciente” pelo Ministério de Turismo e atende a todos os protocolos para tal. Mais informações sobre os passeios podem ser obtidas através do telefone (21) 97172-7057, e-mail contatoecoplay@gmail.com ou pelo Instagram /ecoplay_tour

 

Tags

Compartilhe:

Edição 20/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

OAB esclarece sobre o abuso do aumento da conta mínima comercial de água

Feriado de São Jorge com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Três flagrados com cocaína e maconha no Meudon

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE