Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Turismo: Aumenta o número de prestadores de serviço cadastrados

Ferramenta de planejamento auxilia empreendedorismo e atendimento do setor em Teresópolis

O número de prestadores de serviços turísticos de Teresópolis cadastrados no Cadastur aumentou de 120 em janeiro/2021 para 180 em abril. A ferramenta de planejamento e atuação do governo é importante para fomentar o desenvolvimento de políticas públicas para o setor de Turismo e uma referência para consulta do mercado turístico brasileiro. "O trabalho de sensibilização sobre a importância de estar cadastrado é feito por meio da nossa Secretaria junto aos empreendedores do município, tanto na área urbana quanto na zona rural, que também possui imenso potencial turístico", destacou o secretário de Turismo, Mauricio Weichert.
Entre as informações que podem ser consultadas no Cadastur estão: – Saber as categorias de empresas de hospedagem que a região possui: Albergue/Hostel, Hotel, Hotel Histórico, Hotel Fazenda, Pousada, Resort, Alojamento de Floresta, Cama e Café e Flat/Apart Hotel. – Ter conhecimento do número de leitos de acordo com as categorias hoteleiras de uma localidade. – Conhecer as empresas de transporte turístico que atuam no município. – Mapear as empresas que atuam de forma indireta com a atividade turística, tais como bares, restaurantes, casas de espetáculos, empresas de locação de veículos, empresas organizadoras de eventos, dentre outros.
Já para os usuários, sejam eles nacionais ou internacionais, o Cadastur é uma excelente ferramenta de pesquisa sobre empresas e serviços turísticos disponíveis em determinada localidade, pois permite a consulta do mercado turístico brasileiro por qualquer pessoa que acesse o portal, lembrando que o cadastro não é um selo de qualidade, pois não atesta a qualidade dos serviços prestados, mas a legalidade do empreendimento ou profissional cadastrado.

Treinamento
Outra ação da Secretaria Municipal de Turismo é o projeto “Qualificação do Atendimento ao Turista”. A iniciativa abrange várias técnicas de abordagens e comportamentos a todos os perfis de turistas. O projeto inclui visitas técnicas a atrativos turísticos, meios de hospedagens e restaurantes, onde é possível conhecer detalhes históricos e curiosidades de Teresópolis, apresentados por um guia credenciado pelo Ministério do Turismo, CADASTUR. As primeiras visitas técnicas foram feitas aos hotéis BelAir e Terê Park, restaurante Burrata, Fonte Judite e Mirante do Soberbo. O projeto tem o objetivo de atender às pessoas que atuam diretamente com o turista. No momento, está sendo aplicado para a equipe do C.A.T. (Centro de Atendimento ao Turista), mas a intenção é que se estenda a taxistas, jornaleiros, fiscais da Feirarte, recepcionistas de hotéis e pousadas, hosts e agentes imobiliários.

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 18/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prefeito quer autorização da Câmara para gastar o dinheiro da água

Albuquerque: manilhas usadas em obra da PMT foram compradas por moradores

Edinar Corradini lança livro nesta quinta-feira, 18

PL define pré-candidato Alex Castellar com Davi Serafim para vice

Deputado Serafini sai em defesa dos produtores orgânicos de Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE