Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Trilha fácil, camping e um visual inesquecível

Pedra da Tartaruga se consolida como um dos atrativos mais bonitos do parque municipal

Após aproximadamente 20 minutos de subida, em ritmo lento, o caminhante se depara com um dos visuais mais bonitos do município. Da Pedra da Tartaruga, a 1.180 metros de altitude, a vista para as montanhas protegidas pelo Parque Estadual dos Três Picos e as mais altas formações da Serra dos Órgãos é impressionante. Se a experiência acontecer nas primeiras horas do dia então, com certeza o caminhante guardará essa imagem na memória por muito tempo. As cores quentes da manhã, as silhuetas dos muitos cumes e o serpentear de nuvens característico dessa região compõem um cenário que tem levado cada vez mais gente para o principal atrativo do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis.

Criada em 06 de julho de 2009, a unidade de conservação ambiental administrada pela secretaria municipal de Meio Ambiente mudou essa região. Até então, quem chegava ao topo dessa montanha não se deparava apenas com os encantos naturais. No lugar de uma arrumada área de camping, com direito a duas mesas e bancos feitos em madeira, muito lixo espalhado. Os agudos sons resultados dos golpes de talhadeira e marreta em vários pontos de extração de pedras substituíam o canto dos muitos pássaros hoje comuns nessa região. Também após o início das atividades legais e ambientais, foi descoberta uma nascente nas proximidades da montanha vizinha, o Camelo, que hoje atende os visitantes ao longo dessas duas trilhas graças à instalação de sistema de encanamento e torneiras.


Em uma noite de lua cheia, o lindo vale no parque municipal e, ao fundo, o Parque Estadual dos Três Picos é destaque

Família e farofeiros
O fácil acesso, garantido por uma trilha com manutenção constante e pequena distância da portaria ao cume, faz com a Pedra da Tartaruga possa ser visitada por público de todas as idades. É ideal para os pequenos adquirirem o gosto pelas nossas belezas naturais e também para aqueles que não têm mais tanta disposição para se divertir montanha acima. Tal facilidade, porém, tem levado a esse local também um público que não deveria estar ali. Vândalos e “farofeiros” têm sido o grande problema dos gestores da unidade, pessoas que insistem nas pichações – com tinta ou rabiscando pedras – e destruição de placas, além daquelas que costumam não respeitar o horário de silêncio na área de camping, por exemplo. Vale lembrar que, em ambos os casos, os envolvidos podem ser autuados na Lei de Crimes Ambientais. Nos fins de semana, principalmente, funcionários da portaria têm ampliado o horário de plantão para auxiliar na organização do camping.

Passado e futuro
Quem frequenta a Pedra da Tartaruga desde antes do PNMMT, como eu, sabe o quanto mudou para melhor aquela região. Hoje, posso afirmar, não seria possível acampar ou realizar outras atividades naquela montanha não tivesse acontecido a intervenção municipal. Em 2009 a extração de pedras já havia alcançado o cume da montanha e o número de residências no entorno da montanha era cada vez maior, entre outros problemas gritantes. O freio foi extremamente necessário e garantiu a criação de um dos locais mais importantes para o ecoturismo em Teresópolis. É bonito, de fácil acesso e gratuito.
Por isso, a cada dia que passa o número de visitantes é maior na Tartaruga e no trecho aberto da trilha da Pedra do Camelo. Diante do reduzido número de funcionários e pouco investimento na unidade de conservação ambiental, os gestores tocam do jeito que podem, às vezes tirando do próprio bolso para resolver pequenos problemas do dia a dia. Diante do que havia por lá anteriormente e da importância do parque evidenciada hoje, torcemos para que a mentalidade do próximo prefeito seja outra e garanta a continuidade desse projeto.
Independente desse investimento, que segue “a passos de tartaruga”, também cabe ao visitante a sua parte. Não deixe nada a não ser pegadas, não leve nada a não ser boas lembranças e não tire nada a não ser fotografias. Se encontrar alguém pichando ou rabiscando nas pedras, acione um funcionário do parque ou mesmo a polícia. Vamos trabalhar para que nossas futuras gerações também possam ficar maravilhadas com o nascer do Sol nesse cume.

 


Área de camping no "casco" da Tartaruga é muito visitada. Se você for, lembre de respeitar os seus "vizinhos" e a natureza

Outros atrativos
A Pedra da Tartaruga fica entre os bairros do Salaco, Granja Florestal e Córrego dos Príncipes, sendo acessada através da Servidão Pedro Mendes Filho. A partir da Cascata do Imbuí há placas indicando o acesso. Além do camping e caminhada, existem no local vias de escalada e rapel. O segundo atrativo, porém, está temporariamente interditado. Será reaberto em breve com um novo sistema de ancoragem, além de estarem sendo reformuladas as regras de utilização – diante do grande aumento pela procura. Para mais informações sobre esse e outros pontos de interesse para o ecoturismo em Teresópolis, visite uma das reuniões do Centro Excursionista Teresopolitano, o CET. Elas acontecem todas as quartas-feiras, a partir das 20h30, na loja da Sociedade Pró-Lactário, número 555 da Avenida Lúcio Meira, na Várzea. Os e-mails da coluna são marcello@odiariodeteresopolis.com.br e marcello_medeiros@yahoo.com.br

 


Caminhada fácil, camping, água fresca… O local é ideal para passeio em família em Teresópolis

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 28/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prefeitura diz que merenda ruim é pontual e que a denúncia do SindPMT foi genérica

Adiado o pregão para compra de insumos para o hemonúcleo municipal

OAB e Unifeso promovem curso de Direito Previdenciário

Prefeitura já tem as organizações que deverão contratar trabalhadores para substituição do POT

Rua Dr. Aleixo continua interditada

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE