Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Tricano com as contas reprovadas desde 2018

Recursos procrastinatórios se extinguiram, mas contas não foram ainda apreciadas

Wanderley Peres

Em 24 de maio de 2018, o Tribunal de Contas do Estado negou provimento a recurso de Embargos de Declaração ao ex-prefeito Mario Tricano, confirmando a rejeição de suas contas no exercício de 2016. O desprovimento do recurso derrubou liminar que o ex-prefeito tinha conseguido na justiça para que não fossem julgadas suas contas pelos vereadores enquanto elas não fossem reavaliadas pelo TCE, conforme pedido de reconsideração feito e também decidido. No dia seguinte, quando a câmara estava "com a faca e o queijo nas mãos", a polícia subiu a serra e levou para a cadeia metade da câmara, inclusive parte da mesa diretora, desmontando a câmara que teve de recompor-se com a ascensão dos seus suplentes aos cargos.

Assim que negou o recurso interposto pelo prefeito então já afastado do cargo por "ausência de previsão legal quanto ao cabimento", o TCE informou a decisão ao recorrente, Tricano, e ao presidente da câmara de então, Pedro Gil Ferreira de Paula, que assumiria o cargo de prefeito em 4 de abril de 2018, período em que eram realizados os preparativos da eleição suplementar, realizada em 3 de junho.

Não é por pouco que passou despercebida a rejeição do recurso de Tricano no TCE. De pouco efeito prático, considerando a inviabilidade eleitoral do ex-prefeito por conta da não possibilidade de re-reeleição, a reprovação das contas de Tricano pela câmara não se deu por conta de entraves criados nos bastidores da câmara e prefeitura, uma coisa só, no período em que assumia a prefeitura seu então aliado Pedro Gil, em 4 de abril, e o poder Legislativo estava quebrado ao meio, com seis suplentes provisoriamente nos lugares dos titulares presos. As contas, no entanto, precisam ser avaliadas pelos vereadores, e as de 2017 e 2018 também, ambas já liberadas pelo TCE para avaliação.

Conselheira substituta por conta dos eventos de abril de 2017, Andrea Siqueira Martins aceitou a inédita ação de Embargos de Declaração a contragosto do corpo instrutivo do TCE, que observou à julgadora caber ao prefeito recorrer à câmara municipal, em fase de julgamento das referidas contas. No entanto, a conselheira consignou cabível a interposição da espécie recursal, e reavaliou o parecer emitido pelo tribunal, passo a passo, não encontrando indícios que pudessem comprometer o julgamento feito, mantendo-o, integralmente, comunicando a decisão ao presidente da Câmara Municipal de Teresópolis, que poderia ter reiniciado o procedimento das contas irregulares do ex-prefeito referente ao exercício de 2016.

Segundo o TCE, as irregularidades de Tricano foram três, e graves. O prefeito liminar realizou despesas na ordem de R$ 15 milhões sem o devido registro contábil e prévio empenho, contrariando as leis 101/00 e 4320/64; apresentou déficit financeiro no montante de R$ 71 milhões, cerca de 15% do orçamento do ano, em desacordo com a lei 101/00; e desrespeitou o princípio da competência, ultrapassando o limite de gastos com pessoal, contrariando as mesmas leis.

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 25/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Depois da matéria no jornal, Prefeitura publica o edital da água com correção

Homem é preso por tentativa de homicídio em Teresópolis

Teresópolis: Praça de Esportes Radicais permanece interditada após queda de muro

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

Bonsucesso recebe serviços gratuitos “RJ para Todos” neste sábado

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE