Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Tribunal de Justiça proíbe prefeito de Teresópolis de fazer concessões

Prefeito proibido de fazer concessão de cemitérios, estacionamento rotativo, iluminação pública e esgoto

Wanderley Peres

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro confirmou integralmente, na tarde desta quinta-feira, 6, decisão liminar que tinha declarado nulos todos os atos relacionados às Leis Complementares nº 221/2017, 222/2017, 223/2017 e 225/2017, acerca de chamamentos para a concessão dos serviços públicos de Iluminação, Cemitérios, Estacionamento Rotativo e Saneamento (água e esgoto). Concordando, por unanimidade, com o relatório do desembargador Francisco de Assis Pessanha Filho, os Desembargadores da Décima Quarta Câmara Cível cancelaram também as portarias nomeando servidores para elaboração de comissões, elaboradas por Vinícius, proibindo o prefeito de confeccionar  edital de concorrência pública, ou qualquer outro ato relacionado a licitação ou prosseguimento das mencionadas Leis Complementares, devidamente revogadas através da Lei Complementar nº 032/2017 e anuladas pelo Requerimento nº 5 060/2017.
No pedido de liminar feito pela Câmara Municipal, obtida no Tribunal de Justiça em meados do ano passado, e que vigorava sem a devida segurança,  os vereadores alegaram que o Poder Executivo municipal estava outorgando, mediante concessão onerosa, os serviços públicos de iluminação, sepultamento, estacionamento rotativo e saneamento básico, ao arrepio da deliberação pela anulação dos referidos diplomas legislativos.
– “No que tange ao mérito, não se pode olvidar que a concessão de serviço público pressupõe autorização legislativa e licitação na modalidade concorrência, sob pena de nulidade, nos termos do artigo 99, da Lei Orgânica do ente federativo”, decidiu o TJ.
Iniciadas ao arrepio da Lei Orgânica, pelo prefeito cassado Tricano, através do vice Sandro Dias, que deixou no cargo para dedicar-se às concessões, os processos de venda dos serviços de estacionamento rotativo, administração de cemitérios, manutenção da Iluminação Pública e Saneamento foram continuados pelo eleito suplementar Vinicius Claussen, que defendeu na Justiça, com unhas e dentes, a venda iniciada pelo ex-prefeito cassado Tricano.
No comando da cidade, e interessado nas concessões, Vinicius arguiu preliminarmente a ilegitimidade ativa da Câmara Municipal e inexistência de interesse de agir. No mérito, sustentou a inconstitucionalidade material e formal por suposto “vício de iniciativa” da Lei Complementar Municipal nº 032/2017, requerendo o acolhimento das preliminares e, no mérito, pedindo o poder de conceder bens e serviços sem licença da Câmara. Agora, vem a confirmação do Tribunal, dando razão ao poder Legislativo, e tirando o poder que Tricano achava que tinha, e Vinícius também.

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 25/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Leilão de veículos em Teresópolis: Prefeitura divulga datas para visitação

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

Rio espera 1,5 milhão de pessoas em show da Madonna em Copacabana

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

“Jantar Imperial” neste sábado no restaurante Donna Tê em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE