Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Treinamento para resgates em áreas remotas

Padrão Águias e GRAVT realizam capacitação para atendimento especializado

Marcello Medeiros

Em novembro de 2016, um escalador teresopolitano sofreu um grave acidente quando se preparava para iniciar uma conquista na parede da Pedra São Pedro, nas proximidades da Agulha do Diabo, na Serra dos Órgãos. O difícil acesso ao local, que mesmo em condições normais já exige disposição e atenção do caminhante, fez com que o jovem só conseguisse ser conduzido para um hospital cerca de 15  horas depois. Com objetivo de facilitar o atendimento em tais situações, a ONG Padrão Águia da Aventura Objetiva e o Grupamento de Resgate Anjos da Vida de Teresópolis (GRAVT) tem realizado parceria no Curso de Resgate em Áreas Remotas.

A última turma, a quinta desde o início do projeto, se formou recentemente. Participaram da capacitação socorristas e expedicionistas dos municípios de Teresópolis, Macaé, Rio das Ostras, Cachoeiras de Macacu e Nova Friburgo. O treinamento aconteceu nas áreas de instruções de operações especiais e sobrevivência do Padrão Águias, localizada na Serra do Vulcão, região de Santa Rita, no Segundo Distrito. “Envolvidos na missão de capacitar profissionais para atuar nos resgates em áreas remotas, as duas instituições não mediram esforços para a oferecer um treinamento metódico e eficaz focando as dificuldades de transpor obstáculos naturais com a devida segurança com o objetivo de salvar vidas”, relata o Comandante Chefe do Padrão Águias, Cleiton Pimentel.

Após intenso treinamento com as instruções práticas iniciais debaixo de um forte temporal, os alunos da 5ª turma de Resgate em Áreas Remotas puderam constatar e vivenciar na pele as adversidades e instabilidades do terreno, principalmente pela necessidade de se estruturarem para enfrentarem o dia e a noite, mesmo com o mau tempo. Os cursistas receberam instruções de transporte de segurança, resgate preciso e eficaz em áreas instáveis, técnicas de sobrevivência, acuidade visual noturna, transporte de feridos e suporte básico de vida em situações de resgate, progressão ao terreno de difícil acesso e em área restrita, dentre outras ações reais estruturadas em ambientes de mata fechada.

Luciano Fernandes, Comandante do GRAVT, responsável pelas instruções de Socorro e Resgate destaca a responsabilidade do socorrista diante de situações adversas e frisa a necessidade de cada vez mais ter profissionais capacitados para dar a resposta do suporte básico de vida. Cleiton Pimentel, responsável pelas instruções táticas-operacionais e de sobrevivência, ressaltou a necessidade da capacitação permanente de todos os profissionais que estejam envolvidos pela integridade da vida. Cleiton enfatizou o diferencial de profissionais que se empenham na constante busca pelo conhecimento para a efetividade naquilo que pretendem ser diante da sociedade.

Contando com uma equipe de profissionais especializados em Atendimento Pré-Hospitalar, Socorro Operacional, Sobrevivência, Resgate em Áreas Remotas  e Operações Táticas, o curso foi desenvolvido com o apoio dos Socorristas Leonardo Furtado e Márcio Rodrigo de Mello e pelos Expedicionistas Bruno Nepomuceno Alves, Fátima Souza, Ellinton Batista, Thiago Mendes, Matheus Batista, Ameliane Goiasdeki e Guilherme Reis. “Parabéns aos novos capacitados em Áreas Remotas. Parabéns ao Padrão Águias e ao GRAVT pela responsabilidade de formarem profissionais em benefício da vida”, finaliza Pimentel. Para mais informações sobre o próximo curso, acesse a página padraoaguias.blogspot.com.br

Apoiando a Defesa Civil

Recentemente a organização dos Águias participou da reunião estratégica promovida pela Secretaria de Defesa Civil de Teresópolis. O evento, realizado no auditório da Secretaria Municipal de Educação, contou com a participação de representantes dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil, Voluntários e representantes de Associações de Moradores, focando o plano de ações e as novas tecnologias que estão sendo empregadas nas rotinas de prevenção, além da aplicação de voluntários e parceiros na execução de uma política pública integrada com a sociedade. Foram apresentados importantes instrumentos tecnológicos para facilitar a comunicação e monitoramento em períodos críticos das chuvas, tais como o serviço de alerta por SMS sobre riscos de desastres.

Uma equipe representativa, acompanhada do Expedicionista Fabiano Bernardo da Silva, Comandante do Grupamento Especial de Operações Táticas, Buscas e Salvamentos participou da reunião estratégica e entregou o Plano Integrado de Apoio a Emergências – PIAE (documento metodológico normatizado pela Instituição para auxiliar às forças públicas em situações adversas). O Plano dos Águias, que integra a Operação Verão 2017 / 2018 desenha o passo a passo da aplicação de trabalhos voluntários-humanitários de apoio e auxílio às forças públicas para as ações de prevenção e atuação nas emergências e calamidades.

O Agente Ubiracy Pinto, coordenador do Centro de Monitoramento e Comunicação da Defesa Civil enalteceu a parceria com o Padrão Águias pelo profissionalismo e pela organização metódica das ações e conduta, destacando a importância de um trabalho integrado. O Coronel Aníbal Ligeiro Ornelas, Secretário municipal de Defesa Civil destacou a importância da parceria e participação de voluntários para as ações de apoio aos trabalhos do Órgão e ressaltou a estrutura da rede de comunicação utilizando as novas tecnologias a serviço da prevenção e redução de riscos a desastres.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 28/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Vacinação no Teresópolis Shopping continua nesta sexta-feira (29)

Fechamento temporário da piscina do Parque Nacional de Teresópolis

CHUVAS X FAKE NEWS: Notícias falsas podem prejudicar o controle de danos em meio às crises

Feirinha de Teresópolis com horário especial na Sexta-feira Santa

le canton

Promoção de Páscoa no Parc Magique e fazendinha do Le Canton

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE