Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Trânsito: Teresópolis teve 767 acidentes com vítimas em 2018

Corpo de Bombeiros registrou aumento no número de atendimentos em relação ao ano anterior

Marcello Medeiros

Divulgado na última quarta-feira (01), o Anuário 2018 do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro tem volume de informações em relação aos atendimentos prestados pela corporação em diversas frentes e, mais uma vez, chama atenção estatística relacionada aos acidentes de trânsito com vítimas em Teresópolis. Segundo o levantamento feito pelo CBMERJ, no ano passado as equipes de resgate do 16º GBM saíram para 767 acidentes de trânsito, quase 100 a mais do que o mesmo período de 2017. Desses, foram 548 no primeiro e segundo distritos e outros 219 na região do terceiro, que é atendida pelo Destacamento de Bonsucesso. De modo geral, tais ocorrências se concentram no período noturno do final da semana, com aumento do volume de atendimentos a partir de sexta-feira (18h) e concentração de eventos entre 18h e 22h aos sábados e domingos. Entram nessa estatística colisões envolvendo os diferentes tipos de veículos, os atropelamentos, as quedas de motocicletas e de bicicletas, assim como os capotamentos. 
No Anuário do CBMERJ não há informações sobre os locais com maior recorrência, mas segundo o último levantamento semelhante realizado pelo Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran), os pontos mais críticos em relação aos sinistros são a BR-116 (Estrada Rio-Bahia), RJ-130 (Teresópolis-Friburgo) e Tenente Luiz Meirelles, avenida que dá acesso aos populosos bairros de São Pedro e Meudon. Em trabalho realizado pelos Bombeiros em parceria com a Guarda Civil Municipal em novembro do ano passado, simulação de acidente foi montada justamente na Tenente Luiz Meirelles alertando para a frequência de acidentes no local.

Trânsito perigoso
No ano passado, também utilizando dados do Anuário do CBMERJ, O DIÁRIO publicou reportagem mostrando que o trânsito é o principal motivo de ligações para pedido de socorro no telefone 193. Em 2017, Teresópolis registrou 680 ocorrências nas zonas urbana e rural. Colisões, capotamentos, tombamentos, atropelamentos… Foram diversas situações envolvendo pedestres e veículos de todo o tipo que poderiam ser reduzidas se não fosse comum pensar apenas na última etapa, o atendimento dos Bombeiros. Na ocasião, o Tenente Fábio Pimentel, um dos Oficiais do 16º GBM, enfatizou que o trânsito tem três pilares que precisam ser melhor trabalhados e até revistos para se diminuir o número de vítimas parciais e fatais nos problemas do dia a dia em Teresópolis.
“O trânsito é um fenômeno social composto por três pilares. Um é a questão da engenharia. É necessário que se reveja a estrutura da cidade o no que tange ao transito. Por exemplo, nossa Reta tem vários retornos que facilitam acidentes em cruzamentos, principalmente de moto. Segundo, na parte coercitiva, fiscalizatória. É necessário que aumentemos essa fiscalização. O terceiro pilar que é onde o Corpo de Bombeiros quer atuar mais. Estamos muito tristes e cansados de simplesmente atuar no socorro. Fizemos uma série de compilação de dados dos últimos anos, inclusive com georeferências dos principais locais e horários de acidentes. Então queremos atuar na educação, principalmente de crianças. A partir do momento que a criança souber que se não estiver na cadeirinha, no cinto de segurança, e seus pais também não estiverem, em velocidade x vai estar tantas vezes acima do seu peso e pode se machucar não somente se o seu pai ou sua mãe ao dirigir bater, mas tem que criar cultura preservacionista, imaginando que tem alguém inconsequente que vai dirigir após ingerir bebida alcoólica e se invadir sua mão e você não estiver com cinto de segurança, sua criança presa adequadamente, vai sofrer ainda mais consequências disso. Queremos trabalhar com educação e fornecendo dados para que a atitude coercitiva seja melhor executada também”, pontuou.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 23/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Teresópolis era um dos destinos de drogas apreendidas no Galeão

Feriadão: Teresópolis registrou 75,30% de ocupação na rede hoteleira

Pedidos de isenção da taxa do Enem podem ser feitos até sexta-feira

Governo facilita crédito e renegocia dívidas de pequenos negócios

Fábrica de artefatos de cimento é flagrada sem licenças

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE