Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Trânsito: Teresópolis terá radares e semáforos com sistema de multas

GCM preocupada com o aumento dos flagrantes de desrespeito ao CTB e do número de acidentes graves

Luiz Bandeira
Paola Oliveira

O mês de agosto foi marcado por vários acidentes de trânsito que terminaram com algumas mortes em Teresópolis, registrados nas principais avenidas e rodovias, além de alguns casos nos bairros. Neste final de semana, por exemplo, na sexta-feira uma moto colidiu com um carro na Avenida Lúcio Meira, os dois ocupantes da moto se feriram e foram socorridos pelos Bombeiros. Na madrugada de sábado, um carro capotou na Avenida Feliciano Sodré, próximo ao Mc Donald’s, parando na contramão. As vítimas foram socorridas com vida para o HCTCO. Esse infelizmente não foi o mesmo desfecho do acidente que aconteceu na madrugada de domingo, 22. Um motociclista perdeu o controle da moto ao fazer uma curva na Avenida Alberto Torres. Ele seguia em direção ao Alto quando colidiu em um poste na “curva do sabão” e faleceu no local. Nesta segunda-feira, 23, dois veículos colidiram na RJ-130, km 01, com os feridos precisando de atendimento em unidade hospitalar. Com o preocupante aumento, a reportagem do jornal O Diário e Diário TV conversou com o chefe da Guarda Civil Municipal para saber quais medidas estão sendo tomadas para tentar reduzir essa estatística. Gil Wellington falou sobre a preocupação da corporação e anunciou medidas como a volta de radares e semáforos com sistema de multas para quem não respeitar a parada.
De acordo com o chefe da GCM, recentemente mais alguns agentes foram capacitados no DETRAN para autuar condutores infringindo as leis de trânsito. A partir de agora a GCM vai aplicar multas do estado, principalmente sobre condutores sem habilitação. Ainda segundo ele, grande parte dos acidentes com vítimas envolve motocicletas e o agente atribui o aumento do fluxo de motos na cidade à elevação das temperaturas e diminuição das chuvas. Gil Wellington diz que os guardas que atuam no trânsito, sobretudo à noite, têm flagrado pequenas infrações, como motociclistas andando no corredor entre os carros, ultrapassagens pela direita ou em pontos de risco, excesso de velocidade, ultrapassagem de sinal fechado e manobras imprudentes como empinar a moto no trânsito, ações que, para o guarda, põe em risco a vida do próprio infrator e de todos que trafegam pelas ruas do município.
O chefe da GCM falou também sobre o trabalho realizado em conjunto com a Polícia Militar para combater motos com adulterações, principalmente com canos de descargas alterados e que fazem muito barulho. Nestas ações, segundo Gil, são flagrados muitos condutores sem habilitação. Ele disse acreditar que uma das soluções para um trânsito melhor e mais seguro é “trabalhar na fiscalização, que vai diminuir não só os acidentes como também as bandalhas”.

Pontos mais perigosos
Existem locais na cidade onde os acidentes são mais frequentes e já há um estudo dos atendimentos em ocorrências de acidentes de trânsito feito pelo Corpo de Bombeiros que apontam esses trechos e quais os tipos de ocorrências mais acontecem. Gil Wellington diz que este estudo é observado pela Guarda e que ações de prevenção são realizadas baseadas nesses apontamentos. Ele garante ainda que já está em licitação a implantação dos radares para coibir excesso de velocidade em locais que foram identificados como de maior incidência de acidentes com vítimas. “Alguns destes pontos onde os radares serão implantados são a Avenida Lúcio Meira, na altura do número 850, em frente à Casa de Portugal, no sentido Vale do Paraíso, onde recentemente uma senhora perdeu a vida ao ser atropelada e onde havia um radar que foi desativado. Também na Reta, na Avenida Feliciano Sodré 445, mas no sentido Alto e na Rua Tenente Luiz Meirelles, altura do número 3377, no Bom Retiro”, adianta. O chefe da Guarda informou também que câmeras serão instaladas nos sinais de trânsito para flagrar quem ultrapassar o sinal vermelho. “Isso vai ser um grande ganho para fazer o condutor respeitar, tem alguns pontos na cidade com muito acidente provocado por avanço de sinal. Infelizmente tem que doer no bolso pra pessoa respeitar”, pontuou.

Opinião dividida
Nesta segunda-feira, na programação matutina da Diário TV, o programa “Rafaella Pedra” perguntou aos telespectadores sobre a volta dos radares e as opiniões foram muito dividas. Houve quem dissesse “que só vai penalizar os pobres” e outros “que o bom motorista não vai ter problema”, além de “só pesando no bolso para o infrator se corrigir”.

Acidentes graves e vítima fatal
No final da noite desta sexta-feira uma moto colidiu contra um carro na esquina da Avenida Lúcio Meira com a Rua Jornalista Décio Manteiro, no Centro. O Corpo de Bombeiros foi acionado e socorreu os dois ocupantes da motocicleta para o Hospital das Clínicas de Teresópolis. Na madrugada do último sábado, um veículo Jeep Renegade branco seguia no sentido Alto da Avenida Feliciano Sodré quando bateu na traseira de outro carro, perdeu o controle e capotou várias vezes até parar na pista sentido centro, ficando tombado lateralmente. As pessoas que estavam neste carro foram socorridas com escoriações pelo Corpo de Bombeiros para o HCTCO. Na madrugada de domingo, um motociclista não conseguiu fazer a curva do sabão na Avenida Alberto Torres, no Alto no sentido Soberbo e colidiu violentamente contra um poste fixado na esquina com a Rua Barreto Dantas. Alyxandre Gaudenzi, 36, faleceu no local do acidente sem que Corpo de Bombeiros tivesse chance de prestar atendimento médico. Alyxandre foi presidente do Fórum de Cultura, assessor parlamentar da Câmara Municipal de Vereadores e também atuou na assessoria de imprensa da Prefeitura.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 26/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Assessora demitida vai à Justiça por reparação de danos morais

Governo do Estado vai contratar 4.700 professores temporários para reforço imediato

A cidadã Madalena da Ponte Rucker

Morreu aos 81 anos a ex-vereadora Madalena Rucker

Veículos apreendidos: visitação do leilão será na próxima semana

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE