Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Tite começa a esboçar a Seleção Brasileira para jogo com a Colômbia

Técnico comandou treinamento nesta segunda-feira (21) e projetou situações esperadas para o duelo da próxima quarta-feira (21)

Na tarde desta segunda-feira (21), o técnico Tite comandou mais um treinamento da Seleção Brasileira. A atividade foi voltada para o confronto contra a Colômbia, pela quarta rodada da CONMEBOL Copa América 2021.

No início da tarde, os jogadores participaram de um treino coletivo de 11 contra 11 em campo reduzido, no qual Tite esboçou formações para o jogo da próxima quarta-feira (23). A atividade se seguiu com um trabalho de movimentação defensiva nos dois campos

Depois, o elenco foi separado em dois para trabalhar jogadas de bola parada. No fim do treino, os atletas um complemento técnico de finalização.

A Seleção Brasileira segue seu trabalho na Granja Comary, em Teresópolis, onde treina nesta terça-feira antes da viagem para o Rio de Janeiro (RJ). Na capital, Brasil e Colômbia se enfrentam na quarta (23), no Estádio Nilton Santos, às 21h, com transmissão do SBT e da ESPN Brasil.

BRASIL X COLÔMBIA

Nesta quarta-feira (23), Brasil e Colômbia escrevem mais um capítulo na história do confronto entre as duas seleções. A rivalidade terá um novo episódio quando a Canarinho e os Cafeteros se enfrentarem no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ), pela CONMEBOL Copa América 2021.

Até aqui, foram 31 jogos entre Brasil e Colômbia, com 18 vitórias da Seleção, dez empates e apenas três triunfos dos colombianos. O último encontro entre as duas equipes foi em setembro de 2019. No Hard Rock Stadium, em Miami (EUA), Brasil e Colômbia ficaram no empate por 2 a 2. Casemiro e Neymar marcaram os gols da Seleção, enquanto Muriel, duas vezes, anotou para os Cafeteros.

A Colômbia também é o último adversário sul-americano que o Brasil enfrentou em uma Copa do Mundo FIFA. Pelas quartas de final do Mundial de 2014, a Seleção Brasileira venceu por 2 a 1 na Arena Castelão, em Fortaleza. Os gols da partida foram marcados por Thiago SIlva e David Luiz (de falta).

Este será o 11º confronto entre Brasil e Colômbia na história da CONMEBOL Copa América. A última vez em que os dois se enfrentaram, os colombianos levaram a melhor. Em 2015, na Copa América do Chile, os Cafeteros derrotaram a Seleção Brasileira por 1 a 0. No total, são dez jogos pela competição, com sete vitórias do Brasil, um empate e duas derrotas.

Retrospecto de Brasil x Colômbia

Jogos: 31

Vitórias do Brasil: 18

Empates: 10

Derrotas: 3

Gols do Brasil: 62

Gols da Colômbia: 17

Maior vitória: Brasil 9 x 0 Colômbia (1957)

Maior derrota: Brasil 0 x 2 Colômbia (1991)

Placar mais comum: Brasil 0 x 0 Colômbia (seis vezes)

A maior vitória e o recorde de Evaristo

Em 1957, o Brasil derrotou a Colômbia por 9 a 0, o maior placar em toda a história do confronto. A partida, válida pela Copa América do Peru, estabeleceu um recorde que até hoje não foi quebrado na Seleção Brasileira. O atacante Evaristo de Macedo marcou cinco gols na goleada, a melhor marca de um jogador com a Amarelinha em partidas contra seleções.

No Estádio Nacional de Lima, o placar foi aberto por Pepe. Com três gols, Evaristo sacramentou a goleada ainda antes do intervalo, que teve o Brasil vencendo por 4 a 0. Na volta para o segundo tempo, Didi marcou duas vezes, Zizinho ampliou e Evaristo foi às redes em mais duas oportunidades para dar números finais à partida: 9 a 0.

Goleada carioca no Maracanã

Pela segunda rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 1978, o Brasil recebeu a Colômbia no Maracanã. A partida contou com um público pagante de mais de 160 mil pessoas e foi um verdadeiro espetáculo para todos os presentes. Coincidentemente, a goleada foi construída por jogadores que atuavam no futebol do Rio de Janeiro.

O placar foi aberto por Roberto Dinamite, ídolo do Vasco da Gama. Zico, do Flamengo, ampliou, e Roberto voltou a marcar minutos depois. Antes do intervalo, Marinho Chagas fez o quarto. Na volta para o segundo tempo, Chagas, que jogava no Fluminense à época, foi às redes novamente. Antes do apito final, Rivellino, também do Tricolor das Laranjeiras, completou a goleada por 6 a 0.

Homenagem a Tancredo

Um dos mais importantes políticos brasileiros, Tancredo Neves morreu no dia 21 de abril de 1985. Meses antes, ele havia sido eleito Presidente da República, mas nunca chegou a assumir o cargo. Tancredo foi homenageado pela Seleção Brasileira em um amistoso quatro dias depois de sua morte.

No Mineirão, em Belo Horizonte, o Brasil recebeu a Colômbia e a partida foi tomada de homenagens a Tancredo. Antes da bola rolar, os times respeitaram um minuto de silêncio em lembrança póstuma ao político. A Seleção vestiu braçadeiras pretas para lembrar Tancredo e, dentro de campo, venceu por 2 a 1, com gols de Alemão e Walter Casagrande. O jogo ainda marcou a estreia do tetracampeão Branco pela Amarelinha.

Duelo de Copa

Brasil e Colômbia se encontraram nas quartas de final da Copa do Mundo FIFA de 2014. Na Arena Castelão, em Fortaleza, a Seleção Brasileira venceu por 2 a 1. Este foi o último jogo da Canarinho contra um adversário sul-americano em um Mundial.

Logo no começo da partida, o Brasil saiu na frente com um gol de Thiago Silva. No segundo tempo, a Seleção ampliou com um golaço de falta de David Luiz. A Colômbia chegou a descontar com James Rodríguez, de pênalti, mas ficou nisso: Brasil 2 x 1 Colômbia. Este é, até hoje, o único duelo entre as duas seleções em uma Copa do Mundo.

Estreia de Tite em casa

Foi contra a Colômbia que o técnico Tite teve seu primeiro contato com o torcedor da Seleção Brasileira. Depois de estrear vencendo o Equador por 3 a 0 fora de casa, o treinador comandou o Brasil na vitória por 2 a 1 sobre a Colômbia na Arena da Amazônia, em Manaus.

O placar foi aberto por Miranda, logo no primeiro minuto de jogo. A Colômbia no fim da primeira etapa, com o gol contra de Marquinhos. Mas Neymar tratou de garantir a vitória para a Seleção no primeiro jogo de Tite dentro de casa. A partida seria a segunda de uma sequência de nove vitórias, que marcou o início do trabalho do treinador na Canarinho. 

O Jogo da Amizade

Em janeiro de 2017, Brasil e Colômbia se enfrentaram no Jogo da Amizade, uma partida amistosa em homenagem às vítimas do acidente aéreo da Chapecoense.

Meses após o trágico acidente, as duas seleções fizeram um amistoso para arrecadar fundos para as famílias das 71 vítimas. Em campo, a Seleção Brasileira venceu por 1 a 0, mas não houve maior vencedor naquele dia do que a solidariedade. Um jogo que entrou para a história do nosso futebol justamente por não se resumir ao que aconteceu dentro das quatro linhas. Naquela noite, Brasil e Colômbia que, em campo, dois times são adversários. Mas que não há motivo para que, fora dele, não sejam irmãos.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 29/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Feirinha de Teresópolis com horário especial na Sexta-feira Santa

Vinícius recebe o prêmio Prefeitura Empreendedora

Vacinação no Teresópolis Shopping continua nesta sexta-feira (29)

“À Margem” é atração de sábado no Sesc

Arma de fogo, munições e pássaros, são apreendidos em Nova Friburgo

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE