Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresopolitanos engajados na prevenção do câncer

Importante ação do Hospital São José mais uma vez teve grande adesão

As ruas de Teresópolis ficaram coloridas de rosa e azul na manhã deste domingo (4) para celebrar a prevenção contra o câncer. Durante a quinta edição da Caminhada contra o Câncer de Mama e de Próstata, promovida pelo HSJ – Hospital São José, homens e mulheres caminharam ao longo de quase três quilômetros reforçando a mensagem de que todos devem se cuidar para evitar a doença. “Sejam todos bem-vindos à nossa caminhada. Hoje estamos aqui para conscientizar sobre o câncer de mama e de próstata, que pode ser combatido se nos prevenirmos”, disse Cristina Heringer, Diretora Executiva do HSJ, na abertura do evento.
O percurso foi marcado por muita união e entusiasmo. A banda Sakulejo e o cantor Hugo Rocha animaram o público com músicas populares. No intervalo, dicas de prevenção e informações importantes sobre a doença foram disseminadas a todos. O tradicional trenzinho, que em todas as edições transporta pacientes e idosos, também fez parte do movimento com seus personagens. 
Moradores do município e região e colaboradores e lideranças do hospital aderem anualmente à iniciativa, como  Dilméia Claro da Cruz. “Gostei muito da Caminhada. Acho que é um incentivo para as pessoas se prevenirem contra a doença. Todo ano participo e eu e minha família temos orgulho em fazer parte da ação”, disse. “Agradeço a todos pelo empenho e participação em nosso movimento, que é tão importante para nós. Que Deus os abençoe”, comentou Irmã Laura Benincá ao final da Caminhada.      

Outubro Rosa
Na década de 1990, nasce o movimento conhecido como Outubro Rosa, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.  A campanha enfatiza a importância de a mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas; informa que para mulheres de 50 a 69 anos é recomendada a realização de uma mamografia de rastreamento a cada dois anos; mostra a diferença entre mamografia de rastreamento e diagnóstica; esclarece os benefícios e malefícios da mamografia de rastreamento; informa que o Sistema Único de Saúde (SUS) garante a oferta gratuita de exame de mamografia para as mulheres brasileiras em todas as faixas etárias.

Novembro Azul
O Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. Apesar do apoio de várias entidades não governamentais, o movimento, em especial no seu aspecto relacionado ao câncer de próstata, é repudiado pelo Ministério da Saúde brasileira e pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), devido à ausência de indicações científicas para a realização do rastreio. O movimento surgiu na Austrália, em 2003, chamado Movember, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado a 17 de novembro. No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque, e obteve ampla divulgação.

 


Durante a quinta edição da Caminhada contra o Câncer de Mama e de Próstata, promovida pelo Hospital São José, homens e mulheres caminharam ao longo de quase três quilômetros reforçando a mensagem de que todos devem se cuidar para evitar a doença

Tags

Compartilhe:

Edição 28/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Vacinação no Teresópolis Shopping

Prefeitura diz que merenda ruim é pontual e que a denúncia do SindPMT foi genérica

Adiado o pregão para compra de insumos para o hemonúcleo municipal

OAB e Unifeso promovem curso de Direito Previdenciário

Prefeitura já tem as organizações que deverão contratar trabalhadores para substituição do POT

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE