Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresópolis vai receber mais doses das vacinas nesta sexta

?A Secretaria de Estado de Saúde (SES) dá continuidade, nesta sexta-feira (14.05), à entrega de 238.950 doses de vacina contra Covid-19 aos 92 municípios do estado. Serão distribuídas 54.750 doses de Oxford/AstraZeneca e 184.200 de Coronavac.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) dá continuidade, nesta sexta-feira (14.05), à entrega de 238.950 doses de vacina contra Covid-19 aos 92 municípios do estado. Serão distribuídas 54.750 doses de Oxford/AstraZeneca e 184.200 de Coronavac. 

Das doses de CoronaVac, 20 mil, sendo 10 mil para primeira aplicação e 10 mil para segunda aplicação, são destinadas à imunização de gestantes e puérperas com comorbidades nos 91 municípios, exceto na capital. No municípios do Rio, a vacinação desse grupo pode ser realizada com Coronavac ou Pfizer. As outras 164.200 doses de CoronaVac são para aplicação da segunda dose do esquema vacinal que estavam pendentes. Quanto ao imunizante da Oxford/AstraZeneca, as vacinas devem ser usadas como segunda aplicação de pessoas de 65 a 69 anos e àqueles que estão com o esquema vacinal pendente. 

Os municípios do Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo e Maricá fizeram a retirada de seus lotes na manhã desta quinta-feira, da Coordenação Geral de Armazenagem (CGA) do Estado. Para 13 municípios da Região Metropolitana I, a entrega acontece na manhã desta sexta-feira (14) por via terrestre. Já para os outros municípios, a distribuição será realizada por quatro helicópteros, sendo um da Secretaria de Estado de Saúde, um do Corpo de Bombeiros, um da Polícia Civil e um da Polícia Militar. As aeronaves partiram do Grupamento Aeromóvel da Polícia Militar, em Niterói. 

Doses pendentes

A Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SVS) enviou ofício aos 92 municípios para que informassem o total de doses de segunda aplicação da vacina CoronaVac que estavam pendentes. O documento foi encaminhado na última quarta-feira, dia 5. A planilha foi repassada ao Ministério da Saúde para que as doses possam ser repostas aos municípios. 

Em reunião com a direção do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), ficou definido que as doses de CoronaVac que chegarem ao estado serão enviadas aos municípios que informaram estar em déficit. Dessa forma, os imunizantes foram distribuídos de forma equânime e proporcional, de acordo com o total informado por cada Secretaria municipal de Saúde. 

Grávidas e puérperas com comorbidades 

Seguindo as  recomendações do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a imunização de gestantes e puérperas com a vacina Oxford/AstraZeneca está suspensa no estado. Quanto à aplicação da segunda dose das gestantes que tomaram a AstraZeneca, a SES informa que aguarda novas orientações do Ministério da Saúde. No momento, essa aplicação também está suspensa. 

Com relação às gestantes sem comorbidades, a vacinação está temporariamente suspensa. A recomendação do Ministério da Saúde é vacinar apenas gestantes com comorbidades exclusivamente com as vacinas da Pfizer ou Coronavac. 

Transparência

A Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SVS) envia rotineiramente ao Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual e Defensoria Pública planilhas com os quantitativos atualizados de doses distribuídas por municípios. Os dados também estão disponíveis no site do vacinômetro (https://vacinacaocovid19.saude.rj.gov.br/vacinometro).

Tags

Compartilhe:

Edição 29/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Feirinha de Teresópolis com horário especial na Sexta-feira Santa

Vinícius recebe o prêmio Prefeitura Empreendedora

Vacinação no Teresópolis Shopping continua nesta sexta-feira (29)

“À Margem” é atração de sábado no Sesc

Arma de fogo, munições e pássaros, são apreendidos em Nova Friburgo

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE