Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresópolis vai ganhar escola em tempo integral profissionalizante

Estabelecimento da rede estadual terá foco em curso técnico de administração, com ênfase em empreendedorismo

O governo do estado do Rio de Janeiro anunciou esta semana que vai implementar o Ensino Médio Profissionalizante de Técnico de Administração com ênfase em Empreendedorismo em Tempo Integral em mais 70 escolas públicas estaduais, entre elas o Colégio Estadual Presidente Bernardes, no bairro de São Pedro, em Teresópolis. Em todo o estado serão 151 escolas que ofertarão essa nova modalidade de ensino profissionalizante. Segundo o Secretário de Educação, Wagner Victer, com essas novas unidades, o estado do Rio de Janeiro alcançará a marca de 246 escolas em tempo integral profissionalizantes funcionando em 88 dos 92 municípios.
Ele ressalta que, nos últimos quatro anos, o Governo do Estado terá implantado mais unidades em tempo integral profissionalizantes, 110% a mais, do que as existentes em 2014 (117 escolas) e, portanto, em um número bem superior ao que foi implantado em toda a história do Rio de Janeiro. – O setor de serviços, através do Empreendedorismo, é um dos maiores geradores de oportunidades de emprego para jovens em nosso Estado, não só na Região Metropolitana como no interior. Com as 151 escolas de Técnico de Administração com ênfase em Empreendedorismo, teremos, no Estado, o maior programa de formação profissional associado ao Ensino Médio do Brasil formando jovens empreendedores. A formação desses alunos em tempo integral é diferenciada, pois são nove (9) tempos diários de aula com quatro refeições (café da manhã, lanche da manhã, almoço e lanche da tarde) e com carga horária adicional de 30% em Matemática e em Português, 100% de adicional de Língua Estrangeira (Inglês) e quatro disciplinas técnicas por ano letivo voltadas a área de Administração e Negócios, aprendendo desde constituir uma microempresa até executar seu Projeto de Vida – informa o Secretário Wagner Victer.
Das 151 escolas de Ensino Médio Profissionalizante de Técnico de Administração com ênfase em Empreendedorismo em Tempo Integral, 72 serão Ciep’s. O secretário estadual de Educação destaca que, em muitos casos, estão sendo aproveitadas estruturas do passado, que estavam subutilizadas, como os Ciep's. Com isso, de acordo com ele, além do ganho pedagógico e de desenvolvimento dos alunos, o projeto também se torna uma ação de resgate desses patrimônios que estavam subutilizados.
– Outro grande avanço deste modelo é que os alunos que concluírem os estudos nessas escolas também terão registro profissional do Conselho Regional de Administração (CRA). Os jovens estarão preparados para exercer atividades administrativas relacionadas ao Empreendedorismo e receberão Carteira de Identidade Profissional na Cor Verde, na qual constará o título profissional de Técnico em Administração. Conquistar a aprovação do registro profissional junto aos conselhos de classe será muito importante para a formação dos alunos. A iniciativa aumentará a oferta de oportunidades para os jovens, que já sairão como Técnicos em Administração com ampla aceitação no mercado de trabalho – complementa Victer.
Os professores que lecionam nessas novas unidades são capacitados pelo SEBRAE e pelo Instituto Ayrton Senna. O período de pré-matrículas para essas novas unidades começou na última quarta-feira, dia 31, por meio do site www.matriculafacil.rj.gov.br.

 

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 29/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Vacinação no Teresópolis Shopping continua nesta sexta-feira (29)

Fechamento temporário da piscina do Parque Nacional de Teresópolis

CHUVAS X FAKE NEWS: Notícias falsas podem prejudicar o controle de danos em meio às crises

Feirinha de Teresópolis com horário especial na Sexta-feira Santa

le canton

Promoção de Páscoa no Parc Magique e fazendinha do Le Canton

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE