Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresópolis ultrapassa o número de mil infectados pela Covid-19

Redução dos casos suspeitos, porém, pode indicar redução da curva de contaminação no município

No final da tarde do dia 25 de março passado, o Prefeito Vinicius Claussen anunciou a confirmação do primeiro caso da Covid-19 em Teresópolis, uma mulher de 67 anos, residente no bairro da Várzea, que havia acabado de retornar de viagem à Colômbia. Os dias e semanas foram passando, os números aumentando e os casos relacionados a contaminações em outros países foram substituídos pelas centenas de ocorrências de contaminações comunitárias, com registros em praticamente todos os bairros e localidades. Mesmo com ampliação dessa macabra lista, muitos continuaram desrespeitando as regras de isolamento social, a obrigatoriedade do uso de máscaras e outras medidas simples e, nesta sexta-feira, Teresópolis ultrapassou o número de mil infectados pelo novo coronavírus. Até o fechamento desta edição 1003 (neste sábado a Prefeitura divulgou 1015 casos confirmados), para sermos mais precisos. Outra preocupação, a letalidade: 38 mortes, sendo a última uma mulher de 80 anos residente na Barra do Imbuí. Os dados são do Gabinete de Crise da Prefeitura, com informações da Secretaria Municipal de Saúde, que, por outro lado, indicam que a curva de contaminação pode começar a descer, após uma escalada de 72 dias e uma média de 14 casos confirmados/dia.

Boletim atualizado neste sábado 6 de junho 

Também até esta sexta, eram apenas 15 exames ainda sem o resultado para confirmação ou descarte, o número mais baixo desde as primeiras semanas de pandemia no município. A Assessoria de Comunicação da Prefeitura também informou à reportagem do jornal O Diário e Diário TV que reduziu o número de atendimentos no Centro 24h montado no Ginásio Poliesportivo Pedro Rage Jahara, o Pedrão. Durante toda a semana, foram 130. No início da crise, esse número corresponderia a apenas um dia. Em contato com dois laboratórios particulares, apuramos que também reduziu drasticamente a procura pelos exames privados.
A expectativa é que, na segunda-feira, dia 08, aconteça o anúncio da liberação gradual da economia de Teresópolis com o afrouxamento das medidas restritivas. Porém, é necessário que tal curva realmente esteja em decréscimo e aconteça a ampliação do numero de leitos disponíveis. Nesta sexta, havia apenas um para UTI e 13 no setor clínico. Em entrevista ao jornal O Diário e Diário TV na última segunda-feira, o prefeito Vinicius Claussen falou sobre a criação de mais cinco para Unidade de Tratamento Intensivo no HCTCO “para os próximos dias”. Ontem, via Assessoria, foi divulgado que “a Secretaria de Saúde informa que está aguardando somente a finalização da aquisição dos novos equipamentos”. Com a ocupação da totalidade desses leitos nas últimas semanas, alguns pacientes locais precisar ser transferidos para outros municípios. Segundo a prefeitura, atualmente três estão no Hospital Zilda Arns, em Volta Redonda. A lista de recuperados, com exame comprobatório, tinha 379 nomes no último balanço do governo.

Prefeitura registra 1.251 ações de fiscalização
Desde que o “Lockdown 1º Estágio” entrou em vigor, no dia 18 de maio, até esta quinta-feira, 4 de junho, as equipes de fiscalização da Prefeitura de Teresópolis realizaram 1.251 ações. Desse total, 440 atenderam a denúncias feitas pela população através do Disque Denúncia e pelo e-Ouve; as outras 811 foram executadas durante as rondas de rotina dos fiscais pelos bairros. “São operações permanentes para verificar o cumprimento das medidas restritivas e de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus, orientando sobre a importância de respeitar as determinações e recomendações dos decretos municipais em vigor”, divulgou a PMT.
Distribuídos em 16 equipes, os fiscais fizeram 505 ações no turno da manhã, 546 à tarde e 200 à noite, em 60 bairros, na cidade e no interior, verificando situações como aglomerações, estabelecimentos em funcionamento irregular e descumprimento de regras sanitárias. Pelo relatório da Secretaria Municipal de Fazenda, de todos os estabelecimentos visitados, 392 descumpriam o decreto e foram notificados, nove foram multados e quatro lacrados. Também foram prestadas 625 orientações. As ações orientativas e de conscientização da população prosseguem até a próxima segunda-feira, dia 8 de junho, período de prorrogação do “Lockdown 1º Estágio”.

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 28/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Vacinação no Teresópolis Shopping continua nesta sexta-feira (29)

Fechamento temporário da piscina do Parque Nacional de Teresópolis

CHUVAS X FAKE NEWS: Notícias falsas podem prejudicar o controle de danos em meio às crises

Feirinha de Teresópolis com horário especial na Sexta-feira Santa

le canton

Promoção de Páscoa no Parc Magique e fazendinha do Le Canton

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE