Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresópolis: “Turismo consciente” mantém setor em crescimento

Mudanças de atitude diante do cenário de pandemia são fundamentais para a boa prestação dos serviços

Julianna Rocha

Será que é seguro viajar e passear neste momento? A resposta pode não ser tão direta, porque antes de fazer as malas ou pegar a mochila para curtir uma aventura, é preciso tomar algumas medidas e fazer algumas pesquisas. Algumas sugestões são: pesquisar sobre os protocolos de segurança adotados pela cidade que irá visitar, quais atrativos estão abertos e adequados, se o hotel escolhido está cumprindo as exigências, se a agência que irá contratar atua de forma consciente, e principalmente, se você, está com a saúde em dia e apto a viajar seguindo algumas regrinhas. O turista também precisa agir com responsabilidade, usando máscaras em todo momento, higienizando as mãos constantemente e mantendo o distanciamento social. Parecem medidas simples e que já não precisam ser cumpridas, mas a verdade é que seguir esses procedimentos, pode salvar muitas vidas e reduzir a disseminação do vírus.
A rede hoteleira e gastronômica de todo o mundo precisou se adaptar, se reorganizar, investir em novas estruturas e processos, mudar a forma de contato com o cliente, intensificar a higienização dos ambientes, adotando diversas medidas e protocolos sanitários sugeridos pela OMS, órgãos públicos e reguladores. Empresas, colaboradores e turistas, possuem protocolos a seguir nesse "novo normal" e precisam dar as mãos, ou melhor o braço,  para manter o ambiente seguro.
O Hotel Le Canton, com mais de dois milhões de metros de área e que hoje emprega mais de 300 pessoas fixas e mais de 120 extras, a maioria residente em Teresópolis, se viu em meio a decisões difíceis, precisou dispensar 100 funcionários por conta da pandemia, mas investiu em segurança, equipamentos e cumprimento dos protocolos para poder continuar recebendo com toda excelência e segurança, para garantir o retorno do turismo consciente, assim que foi possível. "Somos muito preocupados com a segurança e saúde dos nossos hóspedes e colaboradores, então o mais importante é garantir a proteção deles em relação a esse tema. Dessa forma, nós focamos em uma higienização rígida de todas as áreas e em promover as atividades ao ar livre", conta a Gerente Geral Monica Paixão.
Em relação às ações governamentais, o programa “Turismo Consciente RJ” tem instruído as empresas do setor em como minimizar o risco de contágio do Covid-19. Quem adere ao programa garante a utilização do Selo "Turismo Consciente" em seu negócio, que resumidamente mostra o compromisso das empresas com seu cliente. O selo diz o seguinte: "Adotamos os protocolos oficiais para sua saúde e segurança. Turismo Responsável e Limpo. Faça a sua parte”.

Momento de união e empatia
Todos precisam fazer sua parte. Existem diversas cartilhas, tanto para o empresário, quanto para o turista, e se informar é a melhor solução. "Seguimos praticando os 10 mandamentos do Turismo Consciente. Nossas áreas são arejadas e higienizadas constantemente. Sinalizamos a importância das boas práticas para os hóspedes e colaboradores. Nosso restaurante foi preparado com o devido distanciamento e seguimos todos os cuidados na reposição com constante atenção ao uso de máscara ao servir. Informamos sobre a importância da autoavaliação Minha Saúde e aferimos a temperatura no check-in e check-out", explica Karla Borges, empresária e gerente responsável pelos protocolos implementados na Pousada Terê Parque.
Guias e agências de turismo também precisaram se adequar e se reinventar, não foi e não está sendo fácil, hoje as empresas estão atuando através de um serviço mais personalizado e restrito, mas com o foco na qualidade e na experiência do cliente. Algumas das soluções foi a realização de “Walking tour”, ou o tour cultural a pé pelos bairros do Alto ou Várzea, as agências Notur Travel através do guia Artur Esteves, a agência Ecoplay tour, as guias Maria da Luz e Selma Vianna, além de outros guias locais receptivos, também estão atuando nesse formato, dentro dos seus respectivos segmentos.
A Rota Certa Ecoturismo também traz vivencias e piqueniques ao ar livre em um haras local e a Ecoplay também atua com roteiros completos ao ar livre, de forma personalizada, de acordo com as necessidades e interesses do cliente, respeitando e seguindo todos os protocolos, mostrando que todos precisaram sair da sua zona de conforto, investir e readaptar seus serviços para bem atender a quem chega, seja morador ou turista. A associação Convention Bureau, com slogan “Vem Pra Terê”, tem atuado junto ao governo e órgãos públicos locais com o objetivo de ajudar os seus associados e empresas do setor, através de consultorias, lives, rodadas de negócio e apoio, colaborando para a união das empresas, novas parcerias, valorização dos serviços e produtos locais, para fortalecimento e criação de uma rede colaborativa.
O Sebrae também tem atuado junto a Região Serrana através do projeto de “Retomada do Turismo” na região. Ajudando diversas empresas do setor através de oficinas, capacitações e consultorias com o objetivo do fomento do turismo pós pandemia, justamente com o foco na aplicação das medidas de biosegurança. Para o ano que vem será lançado um roteiro de experiência integrado da Serra Verde Imperial, a ser divulgado em todo Brasil.
As empresas que possuem o Selo de Turismo Consciente divulgam geralmente em seus canais de comunicação e cabe ao turista, morador da cidade e visitante, fazer a sua parte para reduzir a contaminação.  O setor segue lutando para permanecer, em meio a tantas incertezas, mas temos que caminhar juntos, pois através do turismo diversos outros setores da economia são movimentados. Lojas, comércios, feiras, rede hoteleira, restaurantes, serviços diversos meios de transportes, guiamento, artesãos, atrativos e atrações. O turismo gera empregos, faz o dinheiro circular e beneficia direta ou indiretamente toda a população. Então a palavra da vez é, Consciência. Vamos caminhar Juntos!!! #euapoiooturismolocal

 

Tags

Compartilhe:

Edição 26/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Assessora demitida vai à Justiça por reparação de danos morais

Governo do Estado vai contratar 4.700 professores temporários para reforço imediato

A cidadã Madalena da Ponte Rucker

Morreu aos 81 anos a ex-vereadora Madalena Rucker

Veículos apreendidos: visitação do leilão será na próxima semana

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE