Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresópolis terá decoração especial para o Natal

Entidades e empresas se unem para iluminar a cidade e gerar mais visitação e renda para a cidade durante o fim de ano

Anderson Duarte

Depois de um período de muita obscuridade e justo no período onde naturalmente as pessoas esperam mais colorido e luz, o teresopolitano terá finalmente uma cidade preparada para receber seus visitantes e encantar seus moradores como merecido e esperado. Entidades organizadas do município, empresários e o poder público, realizaram nesta semana a primeira reunião de planejamento das atividades natalinas. O encontro contou com a presença do prefeito Vinicius Claussen, secretários, empresários de diversos segmentos da cidade como lojas, hotéis, pousadas, restaurantes e representantes de entidades como a ACIAT, Sincomércio, CDL Teresópolis e Convention Teresópolis. A ideia é replicar o sucesso do evento promovido por Petrópolis no ano passado.
A empresária Vania Baddini, do restaurante Don Phillipe Gastronomia, uma das mais entusiasmadas pelo projeto, lembrou que a mobilização pode proporcionar uma festa linda e sem que se precise empenhar dinheiro público na ação. “Acho que todo mundo sabe das dificuldades vividas pela administração e que não se tem muito dinheiro para realizar muito, mas tenho certeza que a nossa vontade de fazer a diferença e a união de instituições e empresas como vemos aqui, pode gerar um resultado muito positivo. A atmosfera hoje é diferente e hoje estamos vendo o quanto deixar de fazer ações como essas nos traz prejuízo. Não o prejuízo financeiro em si, que também existe, mas o de não receber bem o nosso turista, tão importante hoje”, lembra Vania que ressalta o fato de no período natalino nosso município registrar um aumento considerável de visitantes. 
Em Petrópolis, no ano passado, mais de dois milhões de lâmpadas iluminaram a cidade, que também através da participação de entidades e empresas, investiu mais de R$ 1,2 milhão no Natal Imperial. O resultado não foi nada diferente do esperado pela organização, ruas cheias e o comércio movimentado. Nas redes sociais, as imagens ganharam destaque e compartilhamentos com ainda mais pessoas sendo atraídas pelos atrativos. No Centro Histórico de Petrópolis, a iluminação nas árvores das Ruas da Imperatriz e Imperador, Avenidas Koeler e Ipiranga viraram atrações a parte. Uma árvore flutuante no lago chamou a atenção do público que passava pelo Hotel Quitandinha, assim como a iluminação do prédio que foi um dos maiores cassinos da América Latina na década de 1940. No Palácio de Cristal foi montado um ambiente chamado Doce Natal, por isso, a decoração conta com pirulitos e cupcakes gigantes.
A empresária Vania também lembra do sucesso do túnel de luz da rua 16 de maio. “Um dos momentos mais bacanas do ano passado na nossa região foi o túnel de luz com cem metros de comprimento, que atraiu diariamente muitos moradores e turistas. O túnel formado por milhares de lâmpadas que apagam e acendem sincronizadas com músicas natalinas era um espetáculo maravilhoso. Os empresários da rua também se uniram e investiram R$ 40 mil em enfeites e shows que passaram a fazer parte da programação de Natal na cidade”, enaltece Vania. Segundo a secretária de Cultura e Turismo, Cléo Jordão, a oportunidade é muito boa.
“A ideia é inspirar uma nova atitude: a união de todos. Criar parcerias entre a administração municipal e a classe empresarial é a solução mais inteligente para o fortalecimento financeiro da cidade, fomentando o turismo e o comércio da região, além de proporcionar um visual belíssimo aos visitantes e à população, que é a decoração de Natal”, comentou. Durante a reunião foi apresentado o projeto ‘Teresópolis – Terra de Luz’, de criação do artista plástico e servidor municipal, Ricardo Guarilha, que aponta os pontos estratégicos que receberão a decoração e a iluminação natalina. Outra iniciativa que se repete neste Natal é o ônibus iluminado da Viação Dedo de Deus, uma das ações que mais chamaram a atenção no período.
O roteiro da ornamentação começa no Soberbo com o Centro de Informações Turísticas (CIT), passando pelo pórtico de entrada da cidade, seguindo para a Feirinha do Alto (coreto, árvores), Praça da Escola Ginda Bloch, ponto de ônibus situado na entrada de Araras, Casa de Cultura Adolpho Bloch (Araras), Av. Feliciano Sodré (altura da Casa e Vídeo), Prefeitura, Casa da Memória Arthur Dalmasso (Várzea), Praça da Matriz de Santa Teresa, Calçada da Fama, Parque Regadas, Escola Higino da Silveira, e outros. Além do embelezamento dos locais, atrações culturais farão parte da programação do Natal ‘Teresópolis – Terra de Luz’. O ônibus da secretaria vai virar um palco itinerante, levando arte, música e alegria para vários bairros do município. Todos os recursos para a iluminação de Natal virão da iniciativa privada. 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 23/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Detran.rj alerta sobre falsa notificação de infração de trânsito por e-mail

Dengue: Teresópolis chega 965 casos em 2024

Em dois meses, 17 casos de estupro em Teresópolis

Ministério da Saúde começa a registrar aumento da cobertura vacinal

Secretaria de Saúde detecta aumento do número de casos de bronquiolite

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE