Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresópolis tem primeira turma formada de Bombeiros Mirins Civis

Estudantes recebem noções de Defesa Civil, primeiros socorros, prevenção, cidadania e educação ambiental

Anderson Duarte

Foram doze meses de muito trabalho, treinamentos, mas também com muita diversão, novas amizades e muitas experiências novas para contar no futuro. Assim foi a trajetória dos quarenta e cinco Bombeiros Mirins Civis formados em Teresópolis na última semana e que agora tem a missão e a responsabilidade de serem formadores de opinião e propagadores das boas práticas ambientais e sociais pela cidade. O evento festivo de formatura contou com a presença dos responsáveis, que não conseguiram fugir da ação e também fizeram a Ordem Unida junto com os estudantes, além de autoridades da área de segurança do município, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, e os responsáveis pelo curso. 
Compuseram a mesa da solenidade o senhor Waldely, diretor geral do curso, Pierre, responsável pela unidade Teresópolis da formação, além do Instrutor Michel Santana, representando todos os instrutores do curso e os militares Tenente Reis e Sargento Pereira representando o trigésimo Batalhão de Polícia Militar. Dentro das falas de agradecimento aos instrutores e familiares, o reconhecimento de que o curso é uma real oportunidade para que os jovens possam enxergar além daquilo que os cercam. O projeto Bombeiro Mirim Civil recebe estudantes da rede municipal de ensino e também da rede privada e tem como objetivo a formação de jovens cidadãos multiplicadores de ações de Defesa Civil, primeiros socorros, prevenção, cidadania e educação ambiental. 
As atividades do curso tem duração de um ano e ao longo do processo os estudantes tem acesso ao trabalho desenvolvido na sociedade pelos profissionais da área, e conhecem como são muitos e diversos os desafios enfrentados pelos Bombeiros Civis, hoje com presença garantida em segmentos empresariais, nas ações públicas e no dia-a-dia do teresopolitano. As aulas do curso de Bombeiro Mirim Civil também dão ênfase as noções de cidadania no trânsito e principalmente de respeito e civilidade em nosso dia-a-dia. A observação do nosso sistema viário, inclusive com as atitudes corretas e erradas de pedestres e motoristas, os efeitos dessas ações em nossa sociedade. 
Além de atuar nas forças de segurança do município, os integrantes do grupo de formação exercem importante função educativa, na integração social e na condução destes jovens para uma vida adulta mais responsável e consciente do papel que cada um de nós tem na sociedade. A formação acarreta indiscutivelmente mudanças no comportamento dos jovens, muito por conta da maior interação e o desenvolvimento interdisciplinar, além do fomento da responsabilidade individual e coletiva, a disciplina, a motivação para o trabalho em equipe e a consciência de sua importância para a sociedade, além da solidariedade com os demais cidadãos.
Outro ponto importante da formação é a ênfase nas noções de prevenção aos acidentes de trânsito, ou seja, como se evita ou minimiza o alto índice de acidentes que temos hoje. Aliado a preocupação com a ordem urbana, também são trabalhadas as noções de preservação ao Meio Ambiente e a sustentabilidade, além dos cuidados coletivos e individuais que fazem a diferença na preservação. Segundo Michel Santana, um dos instrutores do curso, o principal objetivo da formação é a busca pela valorização da cidadania e do respeito ao ser humano. “São crianças e adolescentes entre sete e dezessete anos de idade, voluntárias, autorizadas pelos responsáveis a participar, e ainda que esteja frequentando regularmente o ensino fundamental ou médio. O projeto quer mudar um pouco da realidade destes jovens, inclusive oferecendo uma possibilidade de carreira a seguir”, explica Santana que ainda acrescenta. "O objetivo também é atrair essas crianças e adolescentes para as carreiras de Bombeiros, Guardas Municipais, enfim, oferecer um norte para esses jovens”, enaltece. 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 23/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir de quarta-feira

Estácio Teresópolis recebe polo de acolhimento às mulheres vítimas de violência

Trilha mais antiga da Serra dos Órgãos completa 183 anos

Ladrão “de nutella” ataca em loja na Várzea

Confira a programação do ChocoSerra nesta segunda e terça-feira

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE