Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresópolis tem 31 casos de chikungunya confirmados

Desses, 28 foram registrados somente no bairro da Quinta-Lebrão

Informação divulgada pela secretaria municipal de Saúde no final da tarde desta quarta-feira, através da Assessoria de Comunicação da Prefeitura, dá conta de um número bastante preocupante. Segundo a nota, encaminhada para a redação do jornal O Diário de Teresópolis e outros meios de comunicação, até o momento o município tem 28 casos de chikungunya confirmados, todos no bairro da Quinta-Lebrão. Além desses, outros três moradores de comunidades diferentes tinham viajado recentemente para áreas endêmicas voltaram para o município contaminados pelo vírus. “Diante dos números, a secretaria de Saúde intensificou as ações de combate ao mosquito transmissor da doença na Quinta-Lebrão, como a atividade realizada na última sexta (12), em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos e da Defesa Civil”, destaca a PMT.
Além disso, o secretário de Saúde, Antonio Vasconcellos, frisou que as atividades de conscientização da população e de combate ao Aedes aegypti acontecem continuamente. “Estamos trabalhando desde o ano passado no levantamento no índice de infestação do Aedes aegypti. Os dados foram passados para o governo estadual. E o próprio estado havia previsto que nesta época do ano iria acontecer no Rio de Janeiro o aumento da contaminação por chikungunya. Então, a gente realiza ações contínuas de conscientização e de combate ao mosquito transmissor dessas doenças com o objetivo de diminuir esses índices”.
Na ação da última sexta-feira foram encontradas máquinas de lavar inutilizadas e pneus e garrafas pet acumulando água, entre outros equipamentos e utensílios que se tornam criadouros do mosquito. Novas ações no bairro estão sendo programadas pela secretaria de Saúde. Porém, a conscientização dos moradores sobre os cuidados com ambiente em que vivem é fundamental.
De acordo com o secretário de Saúde, o zika vírus não está circulante no momento. Conforme estudo feito, depois da campanha de vacinação contra a febre amarela diminuiu consideravelmente a infestação por zika. Antonio Vasconcellos ressalta que chikungunya é uma infecção causada pelo vírus de mesmo nome que provoca sintomas como febre, cansaço e fortes dores nas articulações. “Se a pessoa sentir algum dos sintomas descritos deve buscar atendimento na unidade de saúde mais próxima de sua casa ou uma unidade de pronto atendimento para ser medicada e passar pelo teste que confirma se está infectada ou não”, finaliza a Saúde.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Homem é preso com quatro armas e munições em Teresópolis

Governador Cláudio Castro nomeia novo secretário de Polícia Militar

Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente

Polícia Civil conclui inquérito e indicia por tráfico mulher que deu balas com droga para camareira de hotel em Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis confirma data do leilão de veículos apreendidos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE