Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresópolis tem 19 casos suspeitos de sarampo

Postos de saúde estão abertos para vacinação de pessoas em qualquer faixa etária

A Secretaria de Saúde de Teresópolis informa que há 19 casos suspeitos de sarampo em investigação pela Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE). A maioria se refere a pacientes que estiveram em municípios do Estado com histórico de transmissão da doença. Após a visita, esses pacientes retornaram para a cidade com sintomas e sinais da patologia. 
Os exames desses pacientes foram coletados e encaminhados ao Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (LACEN-RJ). Dos 19 casos suspeitos examinados, 5 resultados deram positivo em primeira coleta e  aguardam o resultado final da segunda coleta enviada ao LACEN-RJ. 
Todas as medidas profiláticas e de orientação quanto à vacinação foram realizadas. Todas as medidas de bloqueio vacinal para a doença têm sido tomadas pela Secretaria de Saúde. 
Apesar da campanha de intensificação da vacinação contra o sarampo estar focada na população de 6 meses a 59 anos, os postos de saúde estão abertos para as pessoas em qualquer faixa etária, principalmente até 59 anos. 
O esquema vacinal é considerado completo quando a pessoa já tomou duas doses da vacina após 1 ano de idade. Quem não tiver essas duas doses tomadas após 1 ano de idade não está completamente protegido e deve ser avaliado no posto de saúde mais próximo de sua residência para, eventualmente, receber uma dose adicional. 
As pessoas que não sabem, ou não conseguem avaliar se têm o esquema vacinal completo, devem comparecer ao posto mais próximo de sua residência, com o cartão de vacinação, para que um profissional de saúde avalie a necessidade, ou não, de complementar a dose. 

Sintomas
Pode ser considerado caso suspeito de sarampo: pessoa com febre, manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que se espalham para o corpo, acompanhadas de tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite, independentemente da idade e da situação vacinal; todo indivíduo considerado como caso suspeito com história de viagem ao exterior nos últimos 30 dias ou, ainda, história de contato com alguém que viajou para locais com circulação do vírus do sarampo no mesmo período. 

Vacinação
A vacina contra sarampo é aplicada de segunda a sexta, de 8h às 16h, em 20 locais, na cidade e no interior: PSFs de Albuquerque, Araras, Barra do Imbuí, Beira Linha, Fonte Santa, Granja Florestal, Granja Guarani, Meudon, Perpétuo, Pimenteiras, Quinta Lebrão, Rosário, Vargem Grande e Venda Nova; no Centro Materno Infantil, no Centro de Saúde da Várzea, na Unidade de Saúde Santo Antônio/Alto e nas Unidades Básicas de Saúde de Bonsucesso, Vieira e de Água Quente.
Informações podem ser obtidas na Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, na Rua Júlio Rosa, 366, bairro Tijuca, ou através do telefone 2742-9883, de segunda a sexta-feira, de 9h às 17h.

 

Estado tem casos de sarampo em 15 municípios
– Já foram notificados 154 casos pelos municípios ao governo estadual

Paola Oliveira 

O Governo do Estado confirmou 154 casos de sarampo, e Teresópolis ficou entre as 15 cidades que apresentaram casos da doença. Mesmo sendo confirmados apenas dois casos na cidade, é importante alertar à população dos cuidados que devem ser tomados, buscando ajuda nas unidades de saúde próximas. Quem não se vacina não coloca só a sua própria saúde em risco, mas também das demais pessoas que convive, como a família e conhecidos, além de contribuir na circulação de doenças. 
A maioria das doenças que podem ser prevenidas por vacinas são transmitidas por contato com objetos infectados, pela fala, tosse ou espirro, se tornando fácil infectar outras pessoas que não estão imunizadas. Através da vacina o indivíduo pode se proteger de doenças graves e suas complicações, que em determinadas vezes podem levar até a morte. 
As vacinas são seguras e eficazes, e o curioso é que são feitas com microrganismos da própria doença, no entanto estão enfraquecidos ou mortos, fazendo com que o corpo não desenvolva a doença, mas se torne preparado para combatê-la caso necessário. Toda vacina, antes de ser licenciada para uso passa por diversas fases de avaliação e aqui no Brasil essa avaliação é realizada pela a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). 
A Subsecretaria de Vigilância em Saúde do estado informou que foram notificados até o dia 02 de fevereiro da existência de 154 casos em 15 cidades diferentes do estado do Rio de Janeiro. São elas: Petrópolis (1),  Itaboraí (1), Macaé (1),  Maricá (1), Mesquita (1), Armação de Búzios (1), Teresópolis (2), Nilópolis (3),  Nova Friburgo (4), Magé (8),  Belford Roxo (13), São João de Meriti (14),  Nova Iguaçu (18),  Rio de Janeiro (39), Duque de Caxias (41).

O que é? 
Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.

Quem deve se vacinar contra o sarampo?
Dose zero: Devido ao aumento de casos de sarampo em alguns estados, todas as crianças de 6 meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas (dose extra).
Primeira dose:  Crianças que completarem 12 meses (1 ano).
Segunda dose: Aos 15 meses de idade, última dose por toda a vida.

Adulto deve se vacinar contra o sarampo?
Tomou apenas uma dose até os 29 anos de idade:
Se você tem entre 1 e 29 anos e recebeu apenas uma dose, recomenda-se completar o esquema vacinal com a segunda dose da vacina;
Quem comprova as duas doses da vacina do sarampo, não precisa se vacinar novamente.

Não tomou nenhuma dose, perdeu o cartão ou não se lembra?
De 1 a 29 anos – São necessárias duas doses;
De 30 a 49 anos – Apenas uma dose.

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 29/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Vacinação no Teresópolis Shopping continua nesta sexta-feira (29)

Fechamento temporário da piscina do Parque Nacional de Teresópolis

CHUVAS X FAKE NEWS: Notícias falsas podem prejudicar o controle de danos em meio às crises

Feirinha de Teresópolis com horário especial na Sexta-feira Santa

le canton

Promoção de Páscoa no Parc Magique e fazendinha do Le Canton

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE