Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresópolis tem 132 casos suspeitos de Chikungunya

Informe da Secretaria de Saúde ainda aponta para 32 confirmações da doença e 40 possíveis infecções de Dengue e Zika

 

Até o momento o município de Teresópolis possui confirmados trinta e dois casos de Chikungunya, com outras 132 averiguações com possibilidade de confirmação da doença. Além do quadro que preocupa, trinta e dois de Dengue e outros sete de Zika vírus, também podem aumentar esse quadro de contaminações. Grande parte dos casos está registrada no bairro da Quinta-Lebrão e diante dos números, a secretaria de Saúde intensificou as ações de combate ao mosquito transmissor da doença em atividades realizadas em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos e da Defesa Civil. Além disso, o secretário de Saúde, Antonio Vasconcellos, frisou que as atividades de conscientização da população e de combate ao Aedes aegypti acontecem continuamente.
“Estamos trabalhando desde o ano passado no levantamento no índice de infestação do Aedes aegypti. Os dados foram passados para o governo estadual. E o próprio estado havia previsto que nesta época do ano iria acontecer no Rio de Janeiro o aumento da contaminação por Chikungunya. Então, a gente realiza ações contínuas de conscientização e de combate ao mosquito transmissor dessas doenças com o objetivo de diminuir esses índices”, disse Antonio.
“O cenário da Saúde Pública no país vem se tornando mais desafiador com a circulação dos vírus Chikungunya e Zika que, como a dengue, tem o Aedes aegypti como vetor comum implicado no ciclo de transmissão. Dessa forma, atualmente a dengue, a Febre Chikungunya e a doença do vírus Zika são as arboviroses consideradas de grande relevância epidemiológica e demandam ações intersetoriais/interinstitucionais no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e em outros setores sociais”, diz o documento da Secretaria de Saúde”, explica a publicação da secretaria. “Todos os casos suspeitos devem ser obrigatoriamente, notificados pelos médicos, profissionais de saúde ou responsáveis pelos estabelecimentos de saúde públicos e privados por meio de ficha de investigação do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) às vigilâncias epidemiológicas municipais em até 7 dias a partir do conhecimento de sua ocorrência, enquanto a notificação de óbitos suspeitos deve ser realizada em até 24 horas do conhecimento de sua ocorrência, utilizando-se do meio de comunicação mais rápido disponível e do SINAN. Todos os casos suspeitos de dengue grave e de Chikungunya ou Zika com formas graves ou atípicas, bem como os óbitos suspeitos dessas arboviroses, deverão ser investigados clínica, epidemiológica e laboratorialmente”, explica.
Ainda de acordo com a pasta, a investigação dos casos suspeitos e confirmados dessas patologias vem sendo iniciada, tão logo há suspeita, por profissionais do serviço de assistência, apoiados pela vigilância epidemiológica e acompanhados nas unidades de saúde e pela Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Teresópolis. Todas as unidades básicas, secundárias e unidades de pronto atendimento municipais estão aptas a realizar o diagnóstico de suspeição, encaminhamento para confirmação laboratorial do caso, bem como da referência para a DVE com vista à investigação de cada caso e tomada de medidas para impedir riscos aos pacientes e à comunidade. Nesse sentido, as ações de prevenção às arboviroses têm sido realizadas, seja pela Atenção Básica em Saúde – DVA ou pela Vigilância em Saúde, através das Divisões de Epidemiologia- DVE e Vigilância Ambiental – DVA.
“No nosso município, agentes de saúde visitam residências e outros tipos de imóveis, para inspecionar e identificar os criadouros, e ao encontrar, coletar as larvas ou pupas para análise em laboratório. Todos os profissionais de saúde estão aptos a identificar casos suspeitos de dengue: a presença de febre há menos de sete dias acompanhada de pelo menos dois dos seguintes sintomas: cefaléia, dor retro orbitária, mialgia, artralgia, prostração e exantema. Considerando que a doença tem caráter de ação de controle intersetorial, as ações municipais, têm sido realizadas em conjunto com a Secretaria de Defesa Civil e de Obras, assim como participação da Secretaria de Educação, junto ao Programa Saúde do Escolar”, explica.
Uma maneira eficiente de controle desse tipo de patologia é a Ação "10 minutos podem salvar vidas”, que propõe a toda a sociedade participar, com medidas simples e efetivas de controle das arboviroses. A ação propõe a cada cidadão, checar semanalmente os locais indicados no desenho abaixo, onde o mosquito costuma colocar seus ovos, e marcar as ações já realizadas no período. Com apenas 10 minutos semanais podemos afastar o perigo de adoecimento, para nossa família e para toda a comunidade. O ciclo de vida do Aedes aegypti, o mosquito transmissor de dengue, zika e chikungunya, leva cerca de 7 a 10 dias. Assim, se você verificar e eliminar os criadouros uma vez por semana podemos interromper seu ciclo de vida e evitar o nascimento de novos mosquitos. A ação conjunta da sociedade e do poder público deve acontecer e o quadro abaixo ilustra a checagem semanal que todos devemos fazer em nossas residências e locais de trabalho. A Secretaria de Saúde de Teresópolis coloca-se em disposição para outras informações necessárias e, solicita que todos os casos suspeitos das doenças, devam ser encaminhados para as unidades de saúde municipais – básicas, secundarias e de pronto atendimento, ressaltando-se o apoio e orientação da Subsecretaria de Atenção Básica em Saúde e da Divisão de Vigilância Epidemiológica – DVE. Mais informações e atendimento a dúvidas podem ser obtidas na DVE, através do telefone 2742-9883 ou à Rua Júlio Rosa, 366 – Tijuca”

.

Tags

Compartilhe:

Edição 26/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Brasil retoma produção de insulina capaz de suprir demanda nacional

Aneel mantém bandeira tarifária verde em maio

Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio

Grupo de palhaços leva esperança e alegria para hospitais de Teresópolis

Leilão de veículos em Teresópolis: Prefeitura divulga datas para visitação

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE