Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresópolis tem 125.325 eleitores aptos a votar neste domingo

TRE informa mudanças em quatro locais de votação do município. Urnas estão na Casa de Cultura

Marcello Medeiros

O próximo domingo, 15 de novembro, tem tudo para ser mais um grande dia na história de Teresópolis. Entre 7h e 15h, os munícipes vão se dividir nas 351 seções eleitorais disponibilizadas pelo TRE para escolher os candidatos que consideram mais preparados para os cargos de prefeito, vice e vereador. Sete chapas concorrem ao cargo máximo da gestão municipal, enquanto 457 pessoas vão disputar as 19 vagas previstas para o Legislativo nos próximos quatro anos. De acordo com dados divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral, são 125.325 pessoas aptas a votar em Teresópolis. Dessas, 57.015 estão registradas na 38ª e outras 68.310 matriculadas na 195ª Zona Eleitoral. No último pleito, em maio de 2018, quando foi realizada eleição extemporânea para prefeito, visto que o até então ficha suja Mário Tricano perdeu liminar que o mantinha no cargo que nunca deveria sequer ter ocupado, visto que tinha condenação por abuso de poder econômico, apenas metade desse número compareceu aos locais de votação. Passadas as incertezas políticas de outrora, a expectativa é que no fim de semana a situação seja diferente. Rodrigo Koblitz (PSOL), Vinicius Claussen (PSC), Alex Castellar (DEM), Geraldo Menezes (PDT), Luiz Ribeiro (PSDB), Leandro Neves (Avante) e Pedro Gil (Patriotas) concorrem ao cargo de prefeito, enquanto o número de candidatos a vereador quase que dobrou em relação ao pleito anterior, visto que no meio desse processo o número de vagas na Câmara subiu de 12 para 19. 
Nesta quinta-feira, 12, a reportagem do jornal O Diário e Diário TV conversou com representantes das zonas eleitorais no município, apurando que houve mudanças em quatro locais de votação. Na 38ª ZE, a seção do Posto de Saúde da Fonte Santa mudou para a Creche Municipal Rosália Martins, no lado oposto, e a escola Hermínia Josetti, na Tijuca, agora está na Rua Ieda, número 177. Pela 195ª ZE, a seção da escola José Guarilha Júnior, em Sebastiana, vai funcionar na igreja católica vizinha ao estabelecimento de ensino, assim como no caso da escola José Alves Ferreira, em Santa Rosa, que também irá ser instalada no templo religioso ao lado. O TRE também confirmou que todas as urnas que serão utilizadas nas eleições já estão no município, guardadas na Casa de Cultura Adolpho Bloch, em Santa Cecília. Nos outros anos, ficavam guardadas no Ginásio Poliesportivo Pedro Rage Jahara, que atualmente está sendo utilizado como Centro de Atendimento 24h para o casos da Covid-19. Também devido a essa situação, que for flagrado cometendo boca de urna não ficará acautelado durante todo o horário de votação. Sem o Pedrão, a pessoa será encaminhada para a 110ª Delegacia de Polícia, autuada pelo crime eleitoral e liberada para responder ao processo penal posteriormente.

Mesários
Sobre o tradicional voluntariado para a realização do processo eleitoral, este ano, devido à pandemia do novo coronavírus, os TREs têm registrado problemas e até previsto certa preocupação para domingo. Como muitos estão no grupo de risco, não poderão trabalhar e têm justificado a necessidade de dispensa. “Há uma expectativa de grandes ausências, no entanto, as ausências posteriores deverão ser justificadas após as eleições devidamente com documentação comprobatória, havendo um processo administrativo para cada ausência”, informou o TRE. Importante lembrar que o Juiz Eleitoral tem a prerrogativa para escolher eleitores que estejam nas filas nos primeiros horários para complementar o quadro de voluntários e permitir o funcionamento de uma seção deficitária.

Denúncias
Ainda em relação à disputa em curso, as 38ª e 195ª Zonas Eleitorais têm registrado ocorrências de irregularidade na propaganda em veículos desconformes com a legislação, alguns por uso indevido de carros de som e alguns diversos em menor grau. “Para denunciar, basta entrar no site do TRE na guia E-denúncia ou enviar email ao endereço zon038@tre-rj.jus.br”.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 29/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Feirinha de Teresópolis com horário especial na Sexta-feira Santa

Vinícius recebe o prêmio Prefeitura Empreendedora

Vacinação no Teresópolis Shopping continua nesta sexta-feira (29)

“À Margem” é atração de sábado no Sesc

Arma de fogo, munições e pássaros, são apreendidos em Nova Friburgo

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE