Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresópolis Shopping prepara reabertura com muitas mudanças

Número de pessoas e horário reduzidos, controle de temperatura dos clientes, limite de acesso nas escadas rolantes e higienização frequente. Cinema e Detran ainda sem previsão para retornar

Paola Oliveira 

Depois da última divulgação da prefeitura sobre a possibilidade de retorno das atividades comerciais no município a partir do próximo dia 2 de junho, o Teresópolis Shopping está se preparando para retomar o atendimento ao público, porém com algumas mudanças que serão necessárias para a segurança de todos os clientes e funcionários. “Nós temos que nos acostumar a lidar com isso da forma mais segura e responsável possível, todas as entidades estão sentando na mesma mesa para estabelecer uma pauta única nesse sentido. Temos tido reuniões frequentes com o pessoal da CDL, Sincomércio, ACIAT e com a prefeitura junto desenhando uma volta com segurança e tranquilidade, estabelecendo critérios”, relata o Diretor do Shopping, Marcelo Santa Cecília.  “Quando tomamos conhecimento desse pronunciamento eu já reuni toda a nossa equipe gerencial para colocarmos em prática alguns planos e protocolos que estávamos já há algumas semanas desenhando, os protocolos de reabertura do shopping e começamos a disparar para os nossos lojistas algumas informações que estão começando a princípio com uma informação macro sobre a volta e com umas orientações de como será a volta com relação a horário de funcionamento, controles que vamos ter que seguir”, completa o Diretor, que em três anos na função nunca vivenciou algo sequer parecido. 


Banheiros começaram a ser reformados assim que o shopping fechou, em meados de março
O Teresópolis Shopping está pronto para o possível retorno, mas Marcelo alerta que as mudanças serão muitas. “Vamos reduzir o número de vagas no estacionamento e eliminar a área de parque do shopping. O uso das escadas rolantes vai ser uma pessoa a cada três degraus. Nos elevadores só vão poder entrar duas pessoas por vez”, alega. “É um conjunto de medidas que vamos implementar no shopping nesse primeiro momento. Estamos falando de horário reduzido, a princípio de 11h às 19h e a praça de alimentação até às 20h, controle individualizado de entrada de pessoas onde cada uma terá a sua temperatura aferida, acima de 37,8 graus nós não vamos permitir a entrada por questão de segurança” e, além disso “vamos ter uma higienização parecida com uma de UTI do hospital. Vamos higienizar o shopping uma vez ao dia utilizando um produto que é utilizado em UTI, inclusive, que é o produto chamado ‘quaternário de amônia’. E higienização constante das áreas comuns, dos banheiros, degraus, corrimãos, botões do elevador e vamos instalar totem de álcool em gel no shopping inteiro”, informa. 

“Quando tomamos conhecimento desse pronunciamento eu já reuni toda a nossa equipe gerencial para colocarmos em prática alguns planos e protocolos que estávamos já há algumas semanas desenhando, os protocolos de reabertura do shopping”, explica o Diretor Marcelo Santa Cecília

Restrição de público
De acordo com as medidas apresentadas pela prefeitura, o acesso ao shopping será restrito para uma determinada quantidade de pessoas por vez, autorizando apenas uma pessoa por nove metros quadrados.  “O shopping,contando as lojas e áreas comuns, tirando o cinema, tem cerca de nove mil metros quadrados. Então nós estamos falando de 1.000 pessoas ao mesmo tempo e temos como controlar isso através do sistema de controle de câmeras que nos dá confirmação quase online de quantas pessoas está no shopping”, conta o diretor. 
As medidas de segurança também envolvem sinalizações que estarão espalhadas por todos os lados, orientando a circulação do público.  “Nós vamos ter uma sinalização maciça, nós mapeamos quase 50 pontos ao longo do shopping, onde vamos massificar informações com relação a utilização dos equipamentos, a importância de higienizar as mãos com assiduidade, sobre a utilização de máscaras, distanciamento de pessoas”, pontua Santa Cecília.

"Frangolito" nova loja na praça de alimentação está chegando no Teresópolis Shopping

 

Novidades
Além da nova franquia de Frangolito, que tem previsão de inaugurar na primeira quinzena de junho, a praça de alimentação terá outra organização para se enquadrar a nova realidade. “Vamos ter que limitar o número de assentos, respeitando uma distância de um metro e meio entre cada mesa, com isso vamos ter uma redução que vai ser proporcional ao número de pessoas e horário de funcionamento”.
Os dias que o shopping esteve de portas fechadas proporcionaram uma oportunidade de realizar mudanças não só para manter a segurança da população, mas também para promover conforto e inovação. “A gente vem trabalhando para o shopping voltar como uma cara nova. Nós vamos mudar a logo marca para uma mais moderna e estamos procurando fazer um trabalho comercial forte” e não é apenas isso “estamos reformando os banheiros e algumas outras questões. Até a questão da segurança, que era terceirizada, e ao longo desses dias resolvemos estrategicamente como uma forma de custo de acordo com o quadro, mudar. A segurança vai começar com uma cara nova e um novo uniforme e sair um pouco do terno e gravata”, conta Marcelo. 

Detran
Já o Detran, que fica no segundo piso do Teresópolis Shopping, não seguirá o mesmo padrão de funcionamento previsto. “O Detran não é um órgão municipal, ele é um órgão estadual e por isso está seguindo as orientações do governo estadual. Então eles estão de licença e tivemos a informação que eles não vão abrir no dia 02. É um serviço público que não temos controle sobre ele”, explica o Diretor. O cinema também não deve reabrir nesse primeiro momento.

Aguardando data
Apenas no dia 1º de junho a direção terá a confirmação da prefeitura quanto ao retorno das atividades. Mas, independentemente do que aconteça, a equipe do Teresópolis Shopping Center estará preparada para as compras do Dia dos Namorados.  “Nosso plano A é para o dia 02 de junho, nosso plano B é para uma semana depois, no dia 9 de junho. Uma semana antes do Dia dos Namorados, se no dia 2 estamos prontos, para a semana do dia 9 estamos prontíssimos. Mas também temos que tentar trabalhar com todas as possibilidades e no caso de um plano C, levando em conta a não reabertura para a semana do Dia dos Namorados nós vamos reforçar o nosso comércio online”, finaliza Marcelo. 

 

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

OAB esclarece sobre o abuso do aumento da conta mínima comercial de água

Feriado de São Jorge com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Três flagrados com cocaína e maconha no Meudon

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE