ASSISTIR AO VIVO

REDES SOCIAIS

INSCREVA-SE NO

Teresópolis sedia etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica

Data: 02/08/2019

A competição sediada pelo Unifeso terá a participação de 35 equipes da Região Serrana do Rio de Janeiro e adjacências - GeComUNIFESO

O Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) sedia, pela segunda vez, uma das etapas regionais da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que este ano acontece neste sábado (03). A competição destina-se aos estudantes de escolas públicas ou privadas dos ensinos fundamental, médio ou técnico, em todo o território nacional, e é uma iniciativa gratuita e sem fins lucrativos. A etapa regional terá três rodadas, e cada equipe deverá fazer com que seus robôs executem as tarefas solicitadas pela bancada de avaliadores. Quem conseguir cumprir os desafios em um tempo menor, ficará melhor colocado na Olimpíada. A equipe vencedora estará classificada para a competição estadual. A etapa regional da OBR acontece no ginásio do Centro Educacional Serra dos Órgãos (Ceso), em Teresópolis, das 8h às 17h. O evento será aberto ao público, e a entrada é gratuita.
A competição sediada pelo Unifeso terá a participação de 35 equipes da Região Serrana do Rio de Janeiro e adjacências. O Ceso disputará com duas equipes que contarão com a coordenação e o treinamento dos alunos do curso de Ciência da Computação do Unifeso, também responsáveis pela organização do evento. "No ano passado, tivemos resultados muito bons, com os alunos do Ceso classificados para a etapa estadual. Esse ano esperamos manter a boa atuação", contou o professor Laion Manfroi, coordenador do curso de Ciência da Computação.
Ele conta que a OBR é a principal competição do tema no Brasil, possibilitando que alunos trabalhem com desafios da robótica, que é uma das áreas que sustentam o que chamam de Futuro das Profissões. "A robótica nada mais é do que a computação física e possibilita que os alunos coloquem a mão na massa e tangibilizem a tecnologia. E isso deixa os desafios muito mais motivantes para todos os que participam", explica Laion. 

A OBR
A Olimpíada Brasileira de Robótica tem como objetivos estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. A OBR possui duas modalidades: Prática e Teórica, que procuram se adequar tanto ao público que nunca viu robótica quanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional. As atividades acontecem por competições práticas (com robôs) e provas teóricas, em todo o Brasil.
A OBR ocorre desde 2007 e, atualmente, é considerada o maior evento de robótica da América Latina e classifica equipes para a RoboCup, maior evento de robótica do mundo. No ano de 2018 foram mais de 156 mil participantes diretos de todos os estados brasileiros com mais de quatro mil equipes competindo na modalidade prática, no país.
A competição é apoiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Além de contar com o suporte da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e do RoboCup Federation, é coordenado de forma voluntária por um grupo composto por cientistas e doutores nas áreas de robótica e tecnologia das maiores e melhores universidades públicas e particulares do Brasil.

SERVIÇO
Etapa Regional da Olimpíada Brasileira de Robótica
Data: 3 de agosto
Hora: das 8h às 17h.
Local: Ginásio do CESO - Rua Sebastião Lacerda, 165 – Alto - Teresópolis
Entrada: Gratuita


 

 

Compartilhar:








ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bolsonaro anuncia saída do PSL e criação da Aliança pelo Brasil

Governo realiza ações preventivas a surgimento de manchas de óleo

Prefeitura do Rio recorre à Justiça para encampar a Linha Amarela

PM flagra tráfico em casa onde foi registrado homicídio

Enem teve 27,19% de ausentes, menor taxa desde 2009

CLASSIFICADOS


        2742-9977   |   leitor@netdiario.com.br   |  Rua Carmela Dutra, 765 - Agriões Teresópolis/RJ