Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresópolis sedia Encontro Regional de Administradores

Evento vai debater tendências e novas oportunidades para os profissionais da área na era digital

Anderson Duarte

Nesta segunda-feira, 09, comemora-se em todo o Brasil o Dia Nacional do Administrador de Empresas, data escolhida para homenagear a classe em virtude do dia de assinatura da Lei responsável por regulamentar a profissão em nosso país. Nestes mais de cinquenta anos, a atuação deste profissional se mostrou imprescindível para a manutenção da organização e crescimento da sociedade e para marcar o mês de comemorações para a categoria, o Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro, promove em todo o estado uma série de atividades e eventos de capacitação e aprimoramento técnico. Nossa cidade recebe este mês o Encontro Regional de Administradores, que além de reunir profissionais de toda região em nosso município, também vai debater tendências e novas oportunidades para os profissionais da área na era digital. O palestrante é o administrador Hélio Meirim, Coordenador da Comissão Especial de Logística do CRA RJ.
O Conselho promove ao longo do mês, diversas palestras e programas para estudantes e profissionais de Administração e áreas conexas. Além disso, também está promovendo a campanha hashtags: ‘AdmSolidária’, quando poderão ser realizadas doações de alimento não perecíveis, que posteriormente serão enviados para instituições filantrópicas, em todos eventos do período. O convidado, Hélio Meirim, percorre diversas cidades de nosso estado, falando da sua experiência de buscar um propósito, abandonar a zona de conforto e ter que se reinventar constantemente, sobretudo, na chamada era digital. Meirim também explica como percorreu a trilha dos cinco és: Estudante, Estagiário, Executivo, Educador e Empreendedor. Aliás, saber como se adequar à Administração da Era Digital é um dos principais desafios de quem pretende empreender ou trabalhar na área, não só no futuro próximo, como no presente.
Uma das principais questões a serem debatidas está na pergunta: “As inovações tecnológicas modificaram o dia a dia da profissão?”. Por óbvio que sim, inclusive dando origem a novas demandas e níveis de eficiência. Meirim lembra em sua explanação: “Você se lembra do seu primeiro celular, computador, notebook, jogo digital, serviço de internet? Nestes, quais eram as exigências em termos de agilidade, recursos, flexibilidade e afins? E agora, qual é sua exigência?”, questiona. Como se sabe, a tecnologia trouxe novos padrões para as organizações e, consequentemente para os seus administradores. Desta forma, entender o que de fato mudou em relação às inovações tecnológicas, permite que novos processos, práticas e parâmetros sejam estabelecidos.
No encontro de Teresópolis, além do tradicional espaço para relações pessoais entre os profissionais e empreendimentos da área, conhecer novidades e práticas mais modernas de ação, podem ajudar o segmento em toda a região. “As pessoas se relacionam, compram, vendem, estudam e trabalham de uma forma diferente do que ocorria em outras décadas. E, tudo isso também afeta a Administração”, lembra. Conhecer os softwares, os hardwares e as alterações sociais exige que todos os ramos do conhecimento acompanhem as mudanças e evoluam em conformidade com o desenvolvimento das inovações. O evento do CRA-RJ acontece no próximo dia 26 de setembro, a partir das 18 horas no auditório da Alterdata.
Lembrar que não faz muito tempo assim, sinônimo de gestão era basicamente se organizar através de anotações e muitos, mas muitos documentos, o que obviamente requeria muito tempo, esforço e espaço. Agora, na Era Digital, ou pós-Digital, absolutamente tudo pode ser realizado por smartphones, notebooks, tablets e outros aparelhos eletrônicos, com aplicações que automatizam tarefas e minimizam os erros, e com certificações oficiais que validam todos os processos. A ampla variedade de programas criados especificamente para atender às demandas empresariais, como softwares de controle de finanças, materiais, logística e planejamento também facilitou e exigiu do profissional da Administração atualização constante, com a exigência de maior agilidade e eficiência também na capacitação pessoal e aprimoramento técnico.
Além das tradicionais habilidades comportamentais, como trabalho em equipe, empatia e resiliência, os profissionais também são mais exigidos com relação ao conhecimento técnico, à interdisciplinaridade e à flexibilidade na medida em que a transformação digital avança nos diferentes segmentos do mercado. Assim, o administrador deve ser um empreendedor nato e saber interpretar cada momento, antecedendo-se aos problemas e, principalmente, às soluções. Nesta Era Digital, o mercado busca profissionais que consigam aliar a tecnologia ao dia a dia, bem como que ofereçam soluções para gerar bem-estar para as partes interessadas, como consumidores, parceiros, fornecedores, entre outros.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 26/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

IRPF: Teresópolis Shopping recebe a ação “Declare Certo 2024”

Assessora demitida vai à Justiça por reparação de danos morais

Governo do Estado vai contratar 4.700 professores temporários para reforço imediato

A cidadã Madalena da Ponte Rucker

Morreu aos 81 anos a ex-vereadora Madalena Rucker

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE