Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresópolis se prepara para implementação da Agenda 5G

Presidente da ABRINTEL esteve na Prefeitura para falar sobre a tecnologia

Nesta terça-feira, 29, o Prefeito Vinicius Claussen, acompanhado pelo secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Vinicius Oberg, recebeu o presidente da Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações (Abrintel), Luciano Stutz. Em pauta, a preparação do município para a implantação da quinta geração de internet móvel, a 5G. Tráfego de dados muito mais rápido, conexões mais estáveis e capacidade de suporte de um número e levado de equipamentos conectados ao mesmo tempo são algumas vantagens dessa tecnologia.

“A tecnologia 5G pode transformar os principais vetores de desenvolvimento do município: turismo, agricultura, tecnologia e educação. Mais do que transformação digital, as inovações tecnológicas são o caminho para a transformação social. Sonhamos com uma Teresópolis mais digital e menos desigual e estamos trabalhando para tornar essa meta em realidade. É um trabalho conjunto, que envolve o Conselho Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia, o Poder Legislativo e também a ALERJ (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro)”, destacou o Prefeito Vinicius Claussen.
De acordo com Luciano Stutz, a Abrintel vem apontando soluções para contribuir com a implantação dessa tecnologia de nova geração. “Estamos trabalhando para que o município de Teresópolis receba o 5G, atualizando sua legislação de infraestrutura de telecomunicações de modo que possam ser instaladas as mini antenas necessárias à nova tecnologia. A administração do Prefeito Vinícius Claussen foi muito receptiva ao tema e tem trabalhado muito para deixar um legado de desenvolvimento tecnológico para a cidade”, comentou Luciano Stutz.
Para Teresópolis se tornar referência em tecnologia é necessário conectividade e, para isso, mais antenas e maior infraestrutura digital. Dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) mostram que a cada 100 domicílios em Teresópolis, 67 estão conectados à internet banda larga fixa. O número está acima da média tanto no estado do Rio de Janeiro, que tem 56,6 de cobertura, como da média nacional, com 51,3. 
A Gestão Municipal elaborou e vem trabalhando na execução da Agenda 5G em Teresópolis. “O nosso planejamento envolve um amplo diagnóstico da realidade do município, mapeamento dos desafios a serem vencidos e uma agenda de ações, que será lançada em breve pelo Prefeito Vinicius Claussen”, explicou Vinicius Oberg, secretário municipal de Ciência e Tecnologia.
 

Tags

Compartilhe:

Edição 24/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Bonsucesso recebe serviços gratuitos “RJ para Todos” neste sábado

Coréia: um mês após tragédia moradores ainda aguardam o poder público

Teresópolis: Saque FGTS é liberado para moradores de áreas atingidas pelas chuvas

Dengue: Teresópolis chega 965 casos em 2024

“Jantar Imperial” neste sábado no restaurante Donna Tê em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE