Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresópolis registrou apenas 16 casos da variante Delta

Painel do governo estadual, que monitora variantes da Covid-19, indica que ainda não casos da Mu

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informa que a partir de agora começa a publica semanalmente no Painel Covid-19 (https://painel.saude.rj.gov.br/monitoramento/covid19.html#), o mapa do monitoramento genômico das variantes do vírus SARS-CoV-2 no estado do Rio de Janeiro.  A medida tem como objetivo garantir mais transparência aos dados da pandemia e permitir que os cidadãos tenham acesso às informações da evolução da doença no estado. Em Teresópolis, segundo os dados, foram anotados 16 casos da Delta, 14 da Gama, um da Alpha e nenhum da vairante Mu.
Ao acessar a aba "Variantes Covid-19" no menu superior do Painel, é possível entrar na página de dados, que conta com opção de consulta por variante, data, cidade e região de saúde. A atualização, toda sexta-feira, às 17h, será acompanhada de um boletim semanal com uma análise sobre o cenário atual das variantes. A primeira edição já está no ar. – A divulgação do monitoramento genômico no Painel da Covid-19 do estado vai garantir mais transparência à população sobre as variantes que estão em circulação. Recentemente vimos que a predominância da variante Delta substituiu a da variante Gamma reforçando a agressividade dessa linhagem em termos de transmissibilidade. Com esses dados, queremos reforçar junto à população a importância dos cuidados sanitários no controle da Covid-19 e da vacinação, principalmente as duas doses. – afirmou o secretário de Estado de Saúde Alexandre Chieppe.
Na análise realizada com amostras coletadas na semana epidemiológica 35 (28.08.21 a 04.09.21), foram realizados 56 sequenciamentos, sendo todos positivos para a variante Delta. Dessa forma, é possível afirmar que 100% das amostras analisadas no período são da variante Delta. O informativo dessa semana mostra ainda que, em uma amostra coletada na semana epidemiológica 26 (27.06.21 a 03.07.21), foi identificada a variante Mu (B.1.621), originária da Colômbia. O caso detectado em junho é de um morador do Rio de Janeiro com histórico de viagem para o México, local de circulação da variante. O homem de 57 anos, sem comorbidades e com a primeira dose da vacina contra Covid-19, teve sintomas leves e se recuperou bem.
Desde janeiro, 4.893 amostras foram avaliadas. No acumulado, a Gamma foi a variante predominante desde o início do ano, correspondendo a 69% de todas as amostras sequenciadas no estado, até 17/09/2021. De acordo com as análises é possível afirmar que a linhagem Gamma foi a mais frequente de fevereiro até junho e, a partir da detecção da variante Delta, em junho de 2021, esta linhagem aumentou a sua frequência, se tornando a variante dominante no mês de agosto.

Vigilância especializada
É importante ressaltar que o sequenciamento do coronavírus não é um exame de rotina nem de diagnóstico, é feito como vigilância genômica, para identificar modificações sofridas pelo vírus SARS-CoV-2 no estado e embasar políticas sanitárias. A maior parte das amostras sequenciadas no estado se refere ao projeto Corona-Ômica-RJ, um dos maiores estudos de vigilância genômica do país e faz parte de uma parceria entre SES, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), Laboratório de Virologia Molecular da UFRJ, Laboratório Central Noel Nutels, Fiocruz e Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. Os resultados expostos no Painel também incluem amostras enviadas pelos municípios ao Lacen/RJ, seguindo os critérios da Nota Técnica 33/2021 da SUBVAPS-SES/RJ, que encaminha para o Laboratório de Referência de Vírus Respiratórios.
 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 25/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Depois da matéria no jornal, Prefeitura publica o edital da água com correção

Homem é preso por tentativa de homicídio em Teresópolis

Teresópolis: Praça de Esportes Radicais permanece interditada após queda de muro

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

Bonsucesso recebe serviços gratuitos “RJ para Todos” neste sábado

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE